PODCAST: abono salarial 2022, tratamento para HIV, Windows 11 para 2022 e mais!

26 de janeiro de 2022, 15h29, por Amanda Ramalho
KBOING FM

Kboing em Alta, quarta-feira, dia 26 de janeiro!

Phillips

A escassez de peças que atinge grande parte das empresas no mundo chegou à Philips, companhia holandesa de tecnologia em saúde. Por conta do problema na cadeia de suprimentos, é possível que o lucro almejado não seja atingido e até um recall de ventiladores será expandido.

As consequências já começam a acertar em cheio as finanças da empresa: as ações caíram mais de 15%. A expectativa da companhia é que a recuperação aconteça na segunda metade do ano.

Abono salarial

O pagamento do abono salarial do PIS/Pasep ano-base 2020 começa no dia 8 de fevereiro e segue até o 31 de março de 2022, de acordo com informações do Ministério da Economia. Trabalhadores que possuem direito ao benefício, já podem consultar a data e valor do benefício por meio do aplicativo Carteira de Trabalho Digital.

O valor do Abono Salarial corresponde ao salário mínimo vigente dividido por 12 e multiplicado pela quantidade de meses trabalhados. Neste ano, o menor valor do Abono corresponderá a R$101,00 para quem trabalhou apenas um mês e o maior valor será o valor integral do salário-mínimo, de R$1.212,00 para quem trabalhou os 12 meses

Redução do câncer

O relatório anual da Sociedade Americana de Câncer apontou que as taxas de mortalidade por câncer caíram nos últimos 30 anos. Segundo os dados do grupo, o número de mortes por câncer caiu 32%, em relação a maior taxa histórica, entre 1991 e 2019.

Ao que parece, o declínio resulta de uma queda no número de mortes por câncer de pulmão. O relatório descobriu que as pessoas estão vivendo mais após o diagnóstico de tumores pulmonares. Isso acontece por conta da popularização de mecanismos de diagnóstico da doença em estágios iniciais.

Windows 11

A Microsoft está perto de terminar a versão beta da primeira grande atualização do Windows 11, que deve chegar para todos os usuários até o final deste ano. Um script vazado recentemente pela companhia de Redmond mostra que os trabalhos estão sendo finalizados.

Uma compilação interna do programa Insider indica que o desenvolvimento do update deve ser concluído até o dia 4 de fevereiro. O vazamento também faz referência a uma data de “configuração completa” de 4 de março de 2022.

Células cerebrais em 3D

Pesquisadoras da Universidade Federal de São Paulo desenvolveram uma técnica para criar células cerebrais vivas usando uma impressora 3D.

O estudo, apoiado pela FAPESP pretende recuperar áreas lesionadas do cérebro em casos de AVC e outras doenças. A chamada biotinta é composta de polímeros naturais que permitem aos astrócitos, um tipo de célula cerebral, sobreviver por pelo menos 14 dias em laboratório depois de passar por uma impressora 3D.

O Foco da pesquisa que estuda doenças do sistema nervoso é recuperar áreas cerebrais danificadas por AVC e outros traumas.

Sem mortes por Covid-19

Guaramiranga, a primeira cidade do Ceará que vacinou todos os adultos com a primeira dose do imunizante contra a Covid-19, não tem mortes pela doença há 7 meses.

Mesmo com o aumento da transmissão do vírus pela variante Ômicron, desde o início de janeiro, os pacientes da cidade têm apenas quadros leves, diferente do que ocorreu na 2ª onda da pandemia.

Xiaomi 11

A Xiaomi lançou seus novos smartphones intermediários da linha Redmi Note 11. Os modelos já haviam sido anunciados na China, mas só hoje foram oficialmente lançados globalmente.

O Redmi Note 11 Pro 5G e Note 11 Pro é o modelo mais poderoso entre os três lançamentos, tem variações de 6 GB e 8 GB de memória RAM, que são combinadas com 64 GB, 128 GB ou 256 GB de armazenamento interno.

O grande destaque está na bateria de 4.500 mAh, com suporte de carregamento rápido de 120 W. A empresa afirma que os usuários poderão recarregar 100% o smartphone em apenas 15 minutos.

Tratamento contra HIV

Pesquisadores da Califórnia, Estados Unidos, deram mais um passo no tratamento do HIV. Novos resultados de estudo mostraram que é possível eliminar totalmente o vírus do corpo de pacientes, até mesmo as cepas dormentes. A descoberta é uma promessa de cura.

A pesquisa ainda está em fase pré-clínica, e foi feita com camundongos. Os cientistas estão trabalhando no refinamento de uma técnica desenvolvida em 2017, e conseguiram resultados melhores que os anteriores.

Rio Preto e Covid-19

Segundo levantamento da plataforma SP Covid-19 Info Tracker, da USP e da Unesp, a taxa de transmissão do coronavírus na região de Rio Preto está em 1,88. O índice é o maior do Estado atualmente e o maior da região desde o início da pandemia.

Isso significa que cada cem pessoas contaminadas transmitem o vírus para outras 188 pessoas, elevando em grande velocidade o número de contaminados. A Secretaria Municipal de Saúde e especialistas em virologia apontam que a previsão de queda dos casos é daqui a duas semanas.

OUÇA TODOS OS PODCASTS DA KBOING FM!

Fonte: Olhar Digital, TecMundo, Só Notícia Boa, Diário da Região