PODCAST: Violência contra animais, estresse acelera envelhecimento e muito mais!

09 de dezembro de 2021, 15h55, por Amanda Ramalho
KBOING FM

Kboing em Alta, quinta-feira, dia 9 de dezembro!

Ligação Google

Fazer chamadas de voz e vídeo pelo aplicativo do Gmail ficou mais fácil, com a atualização lançada pelo Google nesta semana. A novidade, que chega às versões do serviço de e-mail para Android e iOS, é exclusiva para as ligações entre duas pessoas, a princípio, não oferecendo suporte para uso em grupos.

Ligações pelo app do Gmail já eram oferecidas, mas o procedimento era bem complicado, tendo que criar e enviar um link de videoconferência pelo Google Meet.

Estresse envelhece

Um estudo da Universidade de Yale mostrou que o estresse acelera o envelhecimento e aumenta o risco de doenças do coração, vícios, distúrbios de humor e transtorno de estresse pós-traumático. No entanto, a resiliência psicológica e a capacidade de controlar as emoções podem prolongar o tempo de vida.

O estresse afeta o metabolismo e acelera doenças relacionadas à obesidade, diabetes, além de prejudicar a habilidade de controlar as emoções e pensar com clareza.

Alexa

O site Alexa.com, famoso pelo seu sistema global de classificação de sites, será encerrado em 2022, após 25 anos no ar. O fim da página foi anunciado pela Amazon, atual proprietária da plataforma de análise de tráfego da web, adquirida por ela em 1999.

Lançado em 1996 por uma empresa independente, o Alexa.com utiliza dados de tráfego da internet coletados a partir de parceiros, para listar os sites mais populares da web, em uma classificação intitulada Alexa Ranking. Ele também oferece outros tipos de serviços por meio de assinaturas pagas, como ferramentas de SEO e análise de concorrentes.

Marighella

Marighella, o filme de maior bilheteria do cinema brasileiro em 2021, já pode ser assistido na TV. O filme, que estreou na GloboPlay, passou por vários festivais, e foi muito aclamado no Festival de Berlim com 88% de aprovação da crítica norte-americana.

Marighella era para ter estreado nos cinemas brasileiros em 20 de novembro de 2019, Dia Nacional da Consciência Negra, porém, foi adiado para 2020 devido a problemas com a Agência Nacional do Cinema e depois foi novamente adiado, por causa da pandemia.

O longa retrata parte da vida de Carlos Marighella, político baiano e militante, que chegou a ser considerado o inimigo número um da Ditadura Militar dos anos 1970.

Atualização Instagram

O Instagram planeja trazer de volta uma versão de seu feed cronológico no próximo ano.

A rede tem enfrentado críticas sobre como seus algoritmos que classificam e sugerem conteúdo, ainda mais quando se trata de adolescentes e usuários mais jovens. O Congresso também tem debatido uma legislação para controlar os sistemas de classificação das plataformas de mídia social. Além disso, o Instagram também está testando outra mudança no feed que é a adição de “postagens sugeridas” de contas que você não segue no feed principal.

Dose Pfizer

Um estudo mostrou que a terceira dose da vacina Pfizer é necessária para neutralizar a variante ômicron do coronavírus. A pesquisa apontou que o esquema vacinal com apenas duas doses tem eficiência reduzida contra a nova cepa.

O sangue coletado de pacientes um mês após receberem a dose de reforço neutralizou a variante ômicron em níveis comparáveis aos observados após duas doses para a cepa selvagem do COVID.

Sem festas

O Ministério Público recomendou que os prefeitos do noroeste paulista evitem organizar festas de fim de ano para evitar aglomerações e novos casos da Covid-19. A recomendação se deu pela nova variante ômicron e fechamento de fronteiras em países europeus.

Para o virologista Maurício Nogueira, da Faculdade de Medicina de Rio Preto, a atual cobertura vacinal contra a Covid-19 é razoável para a realização festas individuais e pequenas.

Casas na favela

O governador do Estado de São Paulo, João Doria, autoriza oficialmente nesta quinta-feira, a construção de 240 moradias pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano (CDHU) na favela Vila Itália, em Rio Preto.

A cerimônia foi transmitida pelos canais de comunicação do governo e aconteceu no Palácio dos Bandeirantes e contará com a presença do prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo.

Maus tratos

E um dado alarmante... Rio Preto registra uma denúncia de maus-tratos contra animais a cada seis horas. Até novembro deste ano, a Diretoria do Bem-Estar Animal (Dibea) recebeu 1.275 queixas. Esse “boom” se deve em parte pela criação de um canal exclusivo pela Prefeitura para este tipo de comunicação, através do número 0800 778 0153.

Os maus-tratos contra animais são caracterizados por todo tipo de agressão física, mutilação, envenenamento, privação de alimentação e água, falta de cuidados básicos, falta de atendimento veterinário quando necessário, exposição ao sol e chuva, limitação de espaço mantendo o animal preso por cordas ou correntes e o abandono.

OUÇA TODOS OS PODCASTS DA KBOING FM!

Fonte: G1, Diário da Região, Olhar Digital, TecMundo