PODCAST: Uber selfie, Starlink para planos móveis, restituição da Receita e muito mais!

24 de maio de 2022, 15h01, por Amanda Ramalho
KBOING FM

Kboing em Alta, terça-feira, dia 24 de maio!

Uber

A Uber anunciou que solicitará uma selfie aos usuários da plataforma que pedirem uma viagem com pagamento em dinheiro para comprovar sua identidade. A ferramenta "U-selfie" ainda é piloto e visa dar mais segurança aos motoristas do aplicativo.

O novo recurso só vale para os clientes que se cadastrarem ou solicitarem uma viagem sem fornecer dados do meio de pagamento digital, ou seja, os dados de cartão de débito ou crédito.

Instagram atualização

O Instagram lançou uma atualização estética da sua marca. O manual apresenta um novo gradiente dinâmico, uma nova fonte e a linha do tempo em tela cheia, como a do TikTok. Dentre as novidades, o grande destaque vai para a nova fonte original da plataforma, Instagram Sans.

Segundo o comunicado da empresa, o projeto para a Instagram Sans tinha como principal objetivo torná-la globalmente acessível. Através de uma parceria com especialistas em idiomas de todo o mundo foi adaptado o tipo de letra a scripts globais, incluindo árabe, tailandês e japonês.

Meta Facebook

A Meta expandiu a oferta dos novos avatares 3D do Facebook, que estão chegando a mais países da América Latina. A novidade foi anunciada pela empresa na última segunda-feira durante o Meta Summit Latam, uma série de eventos que trata da inovação e criatividade tendo como foco o metaverso.

Os avatares 3D permitem ao usuário criar a sua própria versão digital para usar na rede social. As figuras virtuais podem ser personalizadas para ficarem ainda mais parecidas com a imagem real da pessoa, incluindo tons de pele, cabelo, roupas e até mesmo cadeira de rodas, aparelhos auditivos e implantes cocleares.

Play Store atualizada

A versão para navegadores da Play Store está recebendo uma grande atualização de visual. A loja de aplicativos do Google passou a exibir uma nova interface em algumas localidades selecionadas, aprimorando a experiência de uso para os internautas.

Com a mudança, a Google Play agora será inicializada na aba "Jogos", como nas versões para celulares e tablets, deixando as demais categorias em uma barra separada no topo da interface. Ao selecionar um título, uma nova página de instalação será exibida, com mais espaço vazio, garantindo maior conforto visual e um aspecto mais moderno.

WhatsApp atualizado

E ainda falando em atualizações... O WABetaInfo revelou que a Meta está desenvolvendo uma pequena melhoria para o recém-chegado sistema de reações do WhatsApp. A fonte, especializada em notícias do mensageiro, detalha que o recurso exibirá as reações individuais para cada item nos álbuns de imagens enviadas, garantindo maior clareza nas conversas.

Embora a novidade tenha sido divulgada através de uma versão para iOS do WhatsApp, é importante ressaltar que solução também chegará para as demais versões do mensageiro.

Starlink

A Starlink, empresa de fornecimento de sinal de internet via satélite de Elon Musk, lançou uma nova modalidade de conexão para quem faz viagens ou vive na estrada.

Trata-se de um plano para trailers, caravanas e outros veículos com espaço de moradia. O plano móvel permite o acesso à internet de alta velocidade e baixa latência mesmo em regiões em que outras operadoras não fornecem conexão estável.

O serviço é válido apenas para quem vai utilizar veículos para longas viagens e deseja trabalhar, jogar ou apenas navegar enquanto está em locais mais remotos.

Receita Federal

A Receita Federal disponibiliza, a partir das 10h desta terça-feira, dia 24, a consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2022. O pagamento será creditado no dia 31 de maio.

Para conferir se está contemplado neste primeiro lote, você deve acessar a página da Receita na internet, clicar em "Meu Imposto de Renda" e, em seguida "Consultar a Restituição". A página apresenta as orientações e os canais de prestação do serviço. Se identificar alguma pendência na declaração, o contribuinte também já pode retificar o documento.

Educação Básica

O Diário Oficial da União desta terça-feira publicou um decreto que cria a Política Nacional para Recuperação das Aprendizagens na Educação Básica.

A estratégia tem como objetivo implementar programas e ações para a recuperação das aprendizagens e o enfrentamento da evasão e do abandono escolar na educação básica. O projeto foi desenvolvido a partir da escuta ativa realizada nos Encontros de Coordenação Regional, dos estudos e experiências internacionais e nacionais.

Falta de medicamentos

Lockdown na China e guerra na Ucrânia provocam 'apagão' de medicamentos em Rio Preto e as pessoas estão peregrinando de farmácia em farmácia para conseguir os remédios, principalmente antibióticos. O problema é generalizado e afeta drogarias de todo o País. A causa, segundo especialistas, tem a ver com a invasão da Ucrânia pela Rússia e com os sucessivos lockdowns na China.

Segundo Presidente regional da Sociedade de Pediatria do Estado de São Paulo, Jorge Haddad, diz que os representantes de laboratórios justificam falta de matéria-prima para produção dos medicamentos. De acordo com o especialista, a baixa cobertura vacinal de gripe é outro agravante. Porque sem a proteção do imunizante, crianças podem evoluir rapidamente para pneumonia.

Fonte: Tecmundo, Diário da Região, Olhar digital, Agência Brasil