PODCAST: Uber Prioridade, Dia do Professor, identidade digital e mais!

15 de outubro de 2021, 14h18, por Amanda Ramalho
KBOING FM

Kboing em Alta, sexta-feira, 15 de outubro!

Dia do Professor

E como mencionamos há pouco, hoje, dia 15 de outubro, é o Dia dos Professores. O Brasil possui na educação básica dois milhões e meio de professores. Uma profissão difícil, mas prazerosa e que ajuda na criação de outras profissões.

Nesta data, principalmente neste 2021, celebramos os educadores duas vezes, a primeira pelo desafio que é ensinar durante uma crise sanitária e a segunda pela resiliência de muitos profissionais durante a adaptação ao novo formato da sala de aula.

Uber Prioridade

E vamos falar sobre as novidades da Uber... A empresa anunciou uma nova opção de viagem para os usuários de Campinas, Curitiba e Belém. As três cidades foram escolhidas para testar o Uber Prioridade, um serviço que oferece mais rapidez na hora de requisitar um motorista disponível na região.

Vale ressaltar que o valor é um pouco maior em relação ao UberX e, por enquanto, as viagens estão disponíveis apenas em regiões centrais das cidades.

Documento Digital

O primeiro lote com ao menos 500 mil Documentos Nacionais de Identificação será liberado até fevereiro de 2022, de acordo com estimativa realizada por Sandro Nunes Vieira, juiz-auxiliar da presidência do Tribunal Superior Eleitoral ao site Mobile Time.

O Documento nacional de Identificação é um documento de identidade em formato digital, emitido com base nos dados pessoais e biométricos cadastrados na Justiça Eleitoral, que reúne informações do RG, CPF, certidão de nascimento e título de eleitor.

União Europeia

O parlamento da União Europeia começou a discussão sobre uma nova lei que pode mudar o processo de compra de domínios na região. O texto que está em debate pode obrigar o fornecimento de informações pessoais a quem deseja comprar um novo endereço de acesso.

Interessados na aquisição de domínios em algum território da UE terão que providenciar detalhes pessoais a um órgão público que regulamentará o setor.

Fim do LinkedIn na China

A versão chinesa do LinkedIn, rede social para negócios e empregos, será descontinuada no país.  A plataforma havia sido aberta no país asiático em fevereiro de 2014 e será fechada por causa do ambiente operacional significativamente desafiador.

Apesar do encerramento das atividades do LinkedIn, o país asiático receberá ainda neste ano o InJobs, que é um novo aplicativo autônomo de empregos. Para se adequar ao controle do governo local, o serviço não terá feed e nem recursos para compartilhamento de postagens, notícias e artigos.

Vazamento de Dados

Uma falha de segurança em uma plataforma brasileira que integra marketplaces expôs mais de 1,7 bilhão de dados sensíveis de clientes e lojistas cadastrados em sites de comércio eletrônico.

O texto indica que a falha crítica está no sistema da Hariexpress, uma empresa com sede em São Paulo, que realiza a integração de e-commerce com diferentes marketplaces. Uma má configuração de um mecanismo de pesquisa de código aberto acabou deixando as Informações de Identificação Pessoal abertas para acesso.

Mudanças no Facebook

Desde que o Facebook está disponível para os usuários ao redor do mundo, é utilizado um sistema de contagem de pessoas para “vender” propagandas na plataforma — assim, um anunciante tem noção de quantas pessoas devem visualizar um anúncio. Agora, a empresa anunciou que uma pessoa poderá ser muitas pessoas no novo formato de contagem.

Com a mudança, se o usuário tiver contas no Instagram e Facebook, ou se ele tem mais de uma conta com diferentes e-mails, o Facebook contabilizará o número total. Ou seja, se você tem três endereços digitais cadastrados no Facebook e um perfil no Instagram, é provável que sejam contabilizadas quatro contas.

Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa

Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa deverá marcar o fim de uma franquia do personagem nos cinemas. Foi assim que Tom Holland, o protoganista do longa, definiu durante uma entrevista à EW. O ator comentou que não sabiam se haveria outras produções, portanto, durante as gravações, todos trataram Sem Volta Para Casa como um capítulo final.

Vacinação Rio Preto

Rio Preto recebeu mais de 2 mil doses de vacina contra a Covid para aplicar a primeira dose em adultos de 18 anos ou mais que ainda não tenham iniciado o esquema vacinal. Elas estarão disponíveis das 8h às 14h no Shopping Cidade Norte, Defesa Civil (Parque Industrial), Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora do Brasil (São Deocleciano) e unidades de saúde do Estoril, Jaguaré e Vetorazzo.

Segundo estimativa populacional do Estado de São Paulo, a previsão é que haja de 4 a 5 mil pessoas sem dose inicial em Rio Preto.

OUÇA TODOS OS PODCASTS DA KBOING FM!