artistas

PODCAST: Senna na Netflix, data para extinção, racismo traz impacto no cérebro e mais!

02 de agosto de 2022, 15h34, por Amanda Ramalho

Kboing em Alta, terça-feira, dia 2 de agosto!

KBOING FM

Descarte de lixo nuclear

O Reino Unido está em busca de um local para despejar lixo e resíduos da usina nuclear em Cumbria, no norte da Inglaterra, e um dos locais considerados pelo governo para realizar o descarte é no fundo do oceano.

Entretanto, especialistas afirmam que enterrar esse tipo de material tóxico pode devastar a vida marinha em um curto prazo, além de provocar uma catástrofe ambiental ainda mais séria para gerações futuras.

Espuma de grafeno      

Confeccionados a partir de espuma de grafeno 3D, os sensores planejados no projeto de pesquisa da Universidade do Oeste da Escócia pretendem melhorar as habilidades motoras e a destreza das próteses robóticas.

A nova espuma de grafeno 3D, tem a capacidade de imitar a sensibilidade e o feedback do toque humano, o que poderia ter um impacto transformador na forma como a robótica pode ser usada para uma série de aplicações do mundo real, desde a cirurgia até a fabricação de precisão.

Tempestade Solar

Ventos solares de alta velocidade expelidos de um buraco na atmosfera do Sol devem atingir o campo magnético da Terra amanhã, dia 3, desencadeando uma tempestade geomagnética de grau G1 – a mais fraca em uma escala de cinco níveis.

Apesar de fraca, a tempestade tem potencial suficiente para causar pequenas falhas nas redes de energia e impactar algumas funções de satélite — incluindo aquelas para dispositivos móveis e sistemas GPS.

Câncer de Pulmão

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer, o tabagismo excessivo é responsável por 90% dos diagnósticos de câncer de pulmão no Brasil. A doença, que ocupa o primeiro lugar em mortalidade no mundo, atinge mais de 30 mil pessoas anualmente no Brasil e é considerada a mais letal, já que possui uma taxa de sobrevida que chega, em média, aos 18%.

Como forma de conscientizar as pessoas da gravidade e relação da condição com o cigarro, foi criado o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Pulmão, que foi comemorado ontem, dia 1° de agosto. O objetivo da data, identificada também como Agosto Branco, é mobilizar e reforçar os cuidados preventivos junto à população.

Assinatura de carro

Comprar um carro pode estar fora do orçamento de muitas pessoas na atualidade, mas para facilitar para quem deseja ter um, a marca japonesa lançou um novo serviço de assinatura para facilitar a aquisição.

Batizado como Nissan Move, o novo serviço é uma plataforma de assinatura mensal que permite que motoristas aluguem qualquer veículo da fabricante com diversas despesas já inclusas, como: IPVA, seguro, revisões e assistência 24 horas.

Indústria de Jogos

Games que jogadores podem receber valores reais em criptomoedas ou NFTs estão buscando estabilidade na indústria dos jogos, mas ainda enfrentam o ceticismo de muitas pessoas.

Uma reportagem do site Rest of World procura desdobrar o assunto e fez um panorama do momento atual envolvendo os jogos para ganhar. A matéria indica que o Brasil, um dos maiores mercados dos jogos mobile, é um local para uma possível nova onda de domínio do gênero.

Senna na Netflix

A série da Netflix que apresentará a vida do piloto da Fórmula 1 Ayrton Senna, acaba de ganhar seu diretor, o brasileiro Vicente Amorim.

Descrita como a maior e mais ambiciosa série da Netflix já feita na América Latina, “Senna” será comandada por Vicente que é responsável por produções internacionais como "Um Homem Bom" e "A Princesa da Yakuza".

"Senna" ainda não teve sua previsão de estreia revelada.

Extinção em Massa

Um estudo publicado recentemente traz uma nova perspectiva sobre o próximo evento de extinção em massa, o sexto acontecimento do tipo a acontecer na Terra.

Intitulado "A relação entre a magnitude de extinção e a mudança climática durante grandes crises entre animais marinhos e terrestres", o artigo prevê que a próxima catástrofe biológica ocorrerá por volta do ano 2500. Tanto o futuro evento como os anteriores são associados a algum tipo de mudança climática extrema, seja por aquecimento ou resfriamento.

Racismo

O recente caso de racismo sofrido por Titi e Bless, filhos dos atores Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso, revoltou não apenas os pais das crianças, que reagiram à opressão, mas também pessoas na internet. Mas... você sabe a dimensão que uma situação de racismo pode causar na saúde de alguém?

Um estudo publicado em maio deste ano revelou que vivenciar o racismo pode afetar as microestruturas do cérebro, comprometendo a saúde mental e física da pessoa. 

Além do impacto emocional, os dados também mostraram problemas prevalentes entre mulheres que sofreram racismo como dor crônica, Dislipidemia (níveis de gordura não saudáveis no sangue), Diabetes e Hipertensão.

Fonte: Tecmundo, Olhar Digital

Comentários