PODCAST: Robô da Heineken, pesquisa brasileira é premiada e muito mais!

06 de dezembro de 2021, 15h30, por Amanda Ramalho
KBOING FM

Kboing em Alta, segunda-feira, dia 6 de dezembro!

Dia da Pizza no Google

O Doodle interativo de hoje, da página inicial do Google, celebra um dos pratos mais populares do mundo: pizza! Desde2007, a arte culinária do napolitano Pizzaiuolo foi inscrita na Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO.

A ação traz um jogo de quebra-cabeça de pizza com algumas das coberturas de pizza mais amadas de todo o mundo e desafia você a fatiar com base no tipo de pizza pedido. Quanto mais corte certo você fizer, mais estrelas você ganha. Abre o site do Google e dá uma espiadinha.

Demolidor

A série Demolidor estreou em 2015 e até hoje é uma das favoritas dos fãs da Marvel. Com o fim da produção, o ator Charlie Cox nunca mais foi visto na pele do herói. Agora, para a alegria dos fãs, parece que isso vai mudar, porque o presidente da Marvel confirmou que se o personagem voltar, com certeza será com Cox.

Sorteio Heineken

A cerveja holandesa Heineken foi fundada em 1863 em Amsterdã, mas a empresa não parou no tempo. Como parte de suas inovações, a cervejaria revelou que vai sortear o robô que gela e transporta cerveja aos consumidores brasileiros.

O robô é um cooler inteligente desenvolvido pela Heineken, com objetivo de ser uma solução inovadora para o verão no Brasil e ao redor do mundo.

Para participar do sorteio e concorrer ao B.O.T, os usuários devem realizar a inscrição por meio do aplicativo My Heineken e cadastrar notas fiscais de produtos Heineken de, no mínimo, R$ 50 — a cada registro, o usuário ganha um número do sorteio. A promoção é válida até o dia 30 de janeiro de 2022 e está disponível apenas para maiores de 18 anos.

Mais pandemias

Uma das criadoras da vacina para Covid-19 da AstraZeneca, Sarah Gilbert, afirmou que uma futura pandemia poderá ser mais letal do que a atual e que são necessários mais recursos para a pesquisa científica.

A cientista da Universidade de Oxford insistiu que o conhecimento adquirido na atual crise do Covid-19 deve ser usado para a preparação de uma eventual crise futura.

Multa no Facebook

O 3º Juizado Especial Cível de Brasília determinou que o Facebook Serviços Online do Brasil pague R$ 3 mil de indenização, por danos morais, para um usuário que teve a conta hackeada.

O perfil do usuário foi invadido enquanto usava o wi-fi do aeroporto do Rio de Janeiro. Ao perceber o acesso indevido à conta do Instagram, a vítima disse que tentou entrar em contato com a plataforma, por telefone e via e-mail, mas não conseguiu falar com a central de atendimento ao consumidor. A vítima contou o G1 que tentou remover o perfil várias vezes e não conseguiu. Outras duas contas também acabaram vinculadas em seu nome sem autorização.

Florestas tropicais

Segundo um estudo, as árvores nas florestas tropicais crescem menos em anos mais quentes. Isso significa que o aumento de temperatura provocado pelas mudanças climáticas nas florestas pode passar a absorver menos gás carbônico da atmosfera.

Um casal de pesquisadores de uma Universidade nos Estados Unidos, que se dedica a investigação das florestas tropicais, analisaram dois componentes que ajudam a entender a produtividade da floresta:  fotossíntese, que usa o carbono da atmosfera como matéria-prima de troncos, caules e raízes, liberando oxigênio; e a respiração das plantas, que consome oxigênio e libera gás carbônico.

Um estudo recente também mostrou que algumas regiões da Amazônia estão emitindo mais carbono do que absorvendo, já que devido ao desmatamento e as queimadas, a um ciclo de estresse para a floresta, que amplifica a mortalidade das árvores e as emissões de gases do efeito estufa.

Impressora 3D

As impressoras 3D já foram usadas para imprimir pontes, carnes, órgãos, e agora, uma espécie de gelatina viva. Pesquisadores da Universidade  Harvard criaram uma biotinta feita de bactérias, que pode ser impressa na forma de um gel.

Essa substância não é a primeira tinta viva, a diferença é que o novo material não contém polímeros e ele é composto inteiramente de bactérias geneticamente modificadas.

A ideia é que, no futuro, possamos ter construções que se regeneram sozinhas. Isso seria particularmente útil em obras na Lua ou em Marte. Outra aplicação seria incorporar esse material a tecidos e órgãos feitos em laboratório, que possam liberar medicamentos ao corpo de maneira mais eficiente.

Tratamento com pelé de tilapia

O revolucionário tratamento brasileiro com pele de tilápia, desenvolvido por cientistas Universidade Federal do Ceará, ganhou três prêmios nacionais em apenas um mês.

As pesquisas premiadas envolvem o uso medicinal da pele do peixe em diversas áreas: para tratar queimaduras, feridas, para cirurgias plásticas e reparadoras e também no uso veterinário, em cães.

Com essas premiações, as pesquisas com a pele de tilápia já somam 19 premiações, todas em primeiro lugar.

Corte de água

O abastecimento de água será interrompido em 16 regiões de Rio Preto por causa de obras de reforma e ampliação da Estação de Tratamento de Água.

De acordo com o Semae, o fornecimento será interrompido à 0h de sábado, dia 11 e voltará à 0h de domingo, dia 12.

Os bairros que serão atingidos são Boa Vista, Alto Rio Preto, Urano, Maceno, Diniz, Alto Alegre, Mansur Daud, São Judas, Redentora/Centro, Cidade Jardim, São Marcos, Higienópolis, Eldorado, João Paulo/Castelinho, Vivendas e Chácara Municipal.

OUÇA TODOS OS PODCASTS DA KBOING FM!

Fonte: Olhar Digital, TecMundo, O Globo, Agência Brasil, Diário da Região