PODCAST: Revisão do INSS, café mais benéfico, redução de mortes por Covid e mais!

27 de abril de 2022, 15h50, por Amanda Ramalho
KBOING FM

Kboing em Alta, quarta-feira, dia 27 de abril!

Ações da Tesla

As ações da Tesla acompanharam os papéis do Twitter e também fecharam o pregão em queda na terça-feira, dia 26, nos Estados Unidos.

A retração de 12,18% foi registrada pouco mais de 24 horas após o anúncio da compra da rede social por Elon Musk, CEO da montadora de carros elétricos – que está entre as empresas mais valiosas do mundo, com capitalização calculada em mais de US$ 940 bilhões.

Maconha no espaço

Com o crescimento do turismo espacial, a ideia de viver uma aventura recreativa por lá, está mais próxima.

Olhando por esse lado, a imaginação das pessoas voa longe pensando em viver experiências diferentes no espaço, incluindo o uso da maconha.

Segundo um ex-astronauta, acredita-se que o uso recreativo e cultivo da maconha no espaço pode ser interessante, não é o foco nesse momento dos projetos espaciais. 

Organizador Mundial da Saúde

Tedros Adhanom, diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, afirmou que é encorajador ver o número de casos e mortes da Covid-19 diminuir em todo o mundo, mas ele ainda pediu cautela. 

Na última semana foram registradas pouco mais de 15 mil mortes em decorrência da doença, o que representa o menor nível semanal de óbitos desde março de 2020.

Código 0303

Em vigor desde o dia 10 de março, a regra da Anatel que determina que empresas que oferecem serviços por telemarketing ativo utilizem o código 0303 ainda tem baixa adesão. Com essa regra, ao receber uma ligação, é possível identificar que o número de telefone é de uma empresa de telemarketing. Assim, você resolve se atende ou não. Até o dia 11 de abril, apenas 324 códigos haviam sido ativados junto à Agência.

Amazon Alexa

A Amazon anunciou o lançamento do aplicativo Alexa para PCs no Brasil. Com a novidade é possível acessar, no computador, os mesmos recursos da inteligência artificial disponíveis nos celulares, smart speakers e outros dispositivos usando comandos de voz.

Compatível com Windows 10 e 11, o Amazon Alexa para PC permite verificar os compromissos do dia no calendário do desktop, acionar timers, ouvir músicas, conferir as últimas notícias, a previsão do tempo e muito mais.

Revisão do INSS

Você sabia que a revisão do INSS pode até reduzir aposentadoria?

Quando o INSS começa um processo de revisão do benefício, toda a documentação passa por um pente-fino, não só os novos documentos. No processo, se o instituto constatar algum erro anterior que modifique os cálculos, o benefício pode aumentar, diminuir ou até ser cancelado.

O segurado que pensa em pedir revisão do benefício deve começar estudando e conferindo o processo administrativo e a carta de concessão, onde constam tempo de contribuição, salários, períodos de insalubridade (se for o caso) e os cálculos aplicados para conceder a renda previdenciária.

Alimentação subiu

Os gastos das famílias com alimentação e bebidas passaram de uma alta de 1,95% em março para um aumento de 2,25% em abril, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15, divulgado nesta quarta-feira, 27, pelo IBGE.

O grupo Alimentação e Bebidas deu uma contribuição de 0,47 ponto porcentual para a taxa de 1,73% do IPCA-15 deste mês. A alimentação no domicílio saiu de uma elevação de 2,51% em março para um aumento de 3,00% em abril.

Dieta equilibrada

A combinação de uma dieta desequilibrada, incluindo grandes quantidades de açúcares e gorduras, em indivíduos com predisposição genética eleva o risco de desenvolver diabetes tipo 2 em até 119%.  

Por outro lado, em pessoas com risco genético elevado para desenvolver diabetes, uma dieta equilibrada, com frutas, legumes e vegetais crus e baixo consumo de ultraprocessados, reduziu em 30% o risco da doença.

Café filtrado ou expresso

O café é uma das bebidas mais populares do Brasil, mas você sabe qual é o café mais benéfico para o coração?

Segundo pesquisadores noruegueses, o café coado em filtro de papel está associado a uma redução de 15% no risco de morte prematura por qualquer causa, seja em homens e mulheres.

O café filtrado no lugar do expresso foi atrelado a um menor risco de morte por doença cardiovascular, doença cardíaca isquêmica ou AVC, com mortalidade mais baixa foi entre os que bebiam até quatro xícaras por dia.

Fonte: TecMundo, Olhar Digital, Só Notícia Boa, Notícias ao Minuto, Diário da Região