PODCAST: Redução do ICMS, robôs afetam a saúde, status on-line do Whatsapp e mais

05 de julho de 2022, 15h31, por Amanda Ramalho

Kboing em Alta, terça-feira, dia 5 de julho!

KBOING FM

Tiroteio nos EUA

YouTube, Instagram, Discord e Twitter removeram as contas de Robert Crimo III, um homem suspeito de atirar em participantes de um desfile que comemorava o Dia da Independência dos EUA nos arredores de Chicago. Durante o tiroteio da última  segunda-feira (4), seis pessoas foram mortas e 36 ficaram feridas.

Sob o pseudônimo de zerotwo, Crimo vinha publicando, antes do episódio, uma série de vídeos no YouTube, além de hospedar um canal no Discord chamado “SS”, aberto ao público por meio de um link de convite.

Twitter

O Twitter entrou com um processo contra o governo da Índia para contestar algumas ordens de retirada de publicações da plataforma. Segundo o portal TechCrunch, a rede social afirmou que o governo abusou de seu poder ao ordenar a exclusão de diversos tweets.

Entre as publicações e perfis que constavam na lista para exclusão, muitos denunciavam algumas políticas do governo indiano e criticavam o primeiro-ministro.

Meteoros

Muita gente já se perguntou se as chuvas de meteoros são perigosas. Provavelmente você já ouviu falar que elas são inofensivas, porém elas podem revelar a existência de cometas ou asteroides que podem ser perigosos para o nosso planeta.

O estudo das chuvas de meteoros é de grande importância para a proteção do nosso planeta, pois através delas, conhecemos a dinâmica desses corpos celestes que passam por nossa vizinhança cósmica. As belas e inofensivas chuvas de meteoros podem ser um  aviso dos céus de que algo realmente grande pode estar a caminho da Terra.

5G

A tecnologia 5G começará a ser implantada no Brasil a partir de quarta-feira, E a primeira cidade a receber a quinta geração de internet móvel será Brasília. A informação foi dada por Moisés Moreira, conselheiro da ANATEL ao G1. A faixa será a de 3,5 gigahertz, que era considerada a principal no leilão realizado em novembro do ano passado.

Tik Tok

A Secretaria Nacional do Consumidor, órgão ligado ao Ministério da Justiça, abriu um processo administrativo contra o TikTok. A intenção da Senacon é verificar se a rede social cumpre o Código de Defesa do Consumidor e protege seus usuários de conteúdos considerados nocivos. 

O órgão investigará se a plataforma protege seus usuários contra publicidade enganosa e abusiva que se aproveita da ignorância do consumidor, tendo em vista sua idade, saúde, conhecimento ou condição social.

O TikTok revelou que já remove conteúdos inapropriados, além de não permitir a criação de conta de menores de 13 anos.

Rôbos afetam trabalhadores

Um estudo realizado por uma universidade nos Estados Unidos, apontou que os trabalhadores que atuam ao lado de robôs industriais estão mais propensos a sofrer problemas de saúde mental e até mesmo abusar de drogas e álcool. 

Segundo a pesquisa, os robôs podem assumir algumas tarefas mais árduas, fisicamente intensivas e arriscadas, reduzindo o risco dos trabalhadores. Por outro lado, a competição com os robôs pode aumentar a pressão sobre os trabalhadores que podem perder seus empregos ou serem forçados a retreinar.

Redução do ICMS

Pelo menos 20 estados já anunciaram a redução do ICMS sobre combustíveis.

O Distrito Federal publicou no dia primeiro deste mês um decreto limitando em 18% a cobrança do ICMS. As alíquotas da gasolina e do etanol eram de 27%. Aos poucos, os consumidores deverão sentir a diferença na bomba, com a renovação dos estoques.

São Paulo foi o primeiro a fazer a redução do ICMS. A alíquota caiu de 25% para 18%. Minas Gerais, Goiás, Paraná e Amapá também já anunciaram o corte.

Idosos voltam a estudar

O casal de idosos Antônio Malaquias e Terezinha de Maria, ambos de 89 anos, sempre foram muito unidos e decidiram, juntos, voltar à escola para aprender a ler e escrever.

Eles são Ribeirão Preto, interior de São Paulo e trabalharam na roça por anos. Hoje, eles são alunos do programa Educação de Jovens e Adultos. Os dois dizem que essa era a oportunidade que faltava para abandonar anos e anos de incompreensão das letras.

Atualização WhatsApp

O WhatsApp agora vai permitir que usuários escondam o status online no aplicativo. A mudança era uma das mais desejadas da plataforma e foi compartilhada pela Meta, dona do mensageiro.

O recurso está em fase de teste e ainda não é possível saber quando a mudança chegará definitivamente ao WhatsApp.

Fonte: Tecmundo, Olhar Digital, Agência Brasil