PODCAST: Rede social do Trump, radar no calçadão e muito mais!

18 de fevereiro de 2022, 15h03, por Amanda Ramalho
KBOING FM

Kboing em Alta, sexta-feira, dia 18 de fevereiro!

Roubo de criptomoedas

Uma empresa de análise de dados publicou um estudo que mostra a utilização de criptomoedas por criminosos e na prática de atividades ilícitas. Os números são preocupantes e mostram um enorme crescimento no setor.

De acordo com o levantamento, só em 2021, foram US$ 11 bilhões mantidos em criptomoedas por criminosos, sendo o recorde anual na categoria. O antigo valor mais alto registrado foi em 2020, com US$ 3 bilhões.

Twitter

A partir de agora, as contas de bots no Twitter poderão receber um novo rótulo que ajudará a identificar mais facilmente as interações realizadas com esse tipo de perfil na plataforma.

Introduzidas em setembro do ano passado, as etiquetas de identificação de bots fornecem mais detalhes sobre as contas automatizadas. Os humanos responsáveis pela conta e a finalidade daquele perfil são alguns dos detalhes exibidos.

Segundo o Twitter, o recurso fornece uma maior transparência e confiabilidade, permitindo que o internauta identifique se uma conta é bot ou não.

Plataforma Jelly

A plataforma Jelly, um dos aplicativos para iOS mais populares da China nas últimas semanas e focado em serviços de metaverso, saiu do ar e do catálogo de plataformas digitais após várias denúncias de vazamento de dados e possíveis ataques.

Descrito como uma espécie de apartamento virtual, a ferramenta alega ter sido alvo de ataques contínuos e organizados nos últimos dias, o que obrigou a empresa a tirar a plataforma do ar para uma grande atualização.

Além disso, a empresa teria copiado peças de vestuário de celebridades e lojas sem autorização para disponibilizar aos avatares.

Google Assistente

O Google detectou e consertou com rapidez uma falha detectada na Google Assistente. O problema afetou alguns dispositivos que podiam ouvir e receber comandos do usuário, mas eram impedidos de realizar as ações.

O bug gerou uma falha de comunicação e o Google Assistente dizia sempre: Me desculpe, eu não entendi para comandos simples, falados com uma dicção correta e que normalmente funcionavam.

YouTube

O YouTube anunciou uma série de esforços que serão empreendidos para conter a desinformação na plataforma. O objetivo é interromper a desinformação antes que ela se torne viral, limitar o compartilhamento entre plataformas e o controle de conteúdos em outros idiomas que não sejam o inglês.

Grupos de combate à desinformação têm dito que o YouTube não está fazendo o suficiente para conter a disseminação dentro da plataforma.

Agora a empresa decidiu optar pela limitação do compartilhamento entre plataformas, já que pode ser uma forma de conseguir burlar as diretrizes de desinformação.

Distúrbios mentais

Um estudo realizado nos Estados Unidos concluiu que pessoas que tiveram Covid-19 eram pelo menos 35% mais propensas a terem distúrbios mentais. Entre as condições encontradas, estavam depressão, ansiedade, estresse e distúrbios do sono.

Os dados da pesquisa mostraram que 39% das pessoas que contraíram Covid-19 eram mais propensas a serem diagnosticadas com depressão. 35% eram mais propensas a terem diagnóstico de ansiedade, 38%, transtornos de estresse e 41% com distúrbios do sono, em comparação com pessoas não infectadas.

Atualização Snapchat

O Snapchat anunciou que a partir do dia 23 de fevereiro será possível alterar o nome de usuário de qualquer conta, uma demanda antiga de quem usa a rede social. Mas calma, o aplicativo informou que a mudança só poderá ocorrer uma vez por ano.

Desde seu lançamento em 2011, a impossibilidade da alteração de nome de usuário é um dos apontamentos dos usuários. Anteriormente, se alguém quisesse trocar o nome, tinha que criar uma nova conta, perdendo as pontuações, listas de amigos e até mesmo memórias do Snapchat.

Rede social de Trump

A nova rede social de Donald Trump está cada vez mais próxima do lançamento. O novo passo do projeto foi ampliar o programa de testes do aplicativo para cerca de 500 pessoas — incluindo políticos e influenciadores do campo conservador.

A Truth Social foi anunciada em outubro de 2021 pelo ex-presidente dos Estados Unidos, que prometeu uma experiência livre de censura aos usuários. Vale lembrar que ele mesmo foi banido de Facebook, Twitter e YouTube após os incidentes da invasão ao Capitólio, em 6 de janeiro do ano passado.

Radar em Rio Preto

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo testou nesta quinta-feira, 17, o radar instalado na rua Bernardino de Campos, ao lado da Catedral, no Calçadão de Rio Preto. O equipamento foi aprovado e a Secretaria de Trânsito deve iniciar a operação da lombada eletrônica a partir do dia 1º de março.

Serão multados os motoristas que passarem pelo local acima da velocidade máxima permitida, que é de 20 km/h, já que o local tem intenso movimento de pedestres. Para fazer o teste, a fiscalização passou pelo local dez vezes para avaliar a medição realizada pelo equipamento.

Fonte: Diário da Região, TecMundo, Olhar Digital