PODCAST: Reajuste nos remédios, desistência faculdades, medicamento para COVID e mais!

01 de abril de 2022, 14h31, por Amanda Ramalho
KBOING FM

Kboing em Alta, sexta-feira, dia 1 de abril!

Aumento de remédios

O aumento no preço dos medicamentos de 10,89%  – que já havia sido antecipado pelo Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos – foi autorizado pelo governo federal, nesta sexta-feira, dia 1º de abril, em publicação no Diário Oficial da União.

A resolução que torna oficial o reajuste foi assinada por Romilson de Almeida Volotão, secretário-executivo da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos, a CMED, que é o órgão interministerial responsável pela regulação econômica do mercado de medicamentos no Brasil.

Carros elétricos

O Governo de São Paulo anunciou um novo programa para promover a produção de carros movidos a energia limpa (híbridos ou 100% elétricos). Serão oferecidos até R$ 500 milhões em créditos do ICMS às montadoras que investirem nos veículos sustentáveis.

A iniciativa faz parte do programa Pró-Veículo Verde, cujo objetivo é atrair R$ 20 bilhões em investimentos no setor ao longo dos próximos três anos. O modelo apresentado ainda prevê a amortização de custos para a adaptação das linhas de produção já instaladas e a construção de novas fábricas.

Ataque Sebrae

O Sebrae confirmou que foi alvo de um ataque cibernético. O serviço que atende pequenas empresas estava indisponível desde a última terça-feira.

Ao tentar acessar o site oficial do órgão, os usuários encontravam apenas a mensagem padrão "Não é possível acessar esse site".

Os representantes da entidade explicaram que as circunstâncias do ataque estão em investigação para identificar possíveis danos e para responsabilizar os infratores.

Saúde mental

Um estudo realizado nos Estados Unidos mostrou que a saúde mental dos adolescentes em idade de ensino médio passou por um desgaste durante a pandemia da Covid-19.

De acordo com a pesquisa houve aumentos significativos dos estudantes sentimentos de tristeza, desesperança, ideação suicida e até mesmo tentativa de suicídio.

Telegram e Signal

O Telegram e Signal ganharam o prazo de 30 dias para realizar mudanças no funcionamento e nas políticas de privacidade para atuar em território brasileiro. A decisão é do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro e da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro.

A principal mudança é que as duas empresas precisam disponibilizar um serviço de atendimento ágil e eficaz para atender ao público nacional. Além disso, ambos terão que disponibilizar a sua política de privacidade com uma versão em português, para que o público ao menos tenha como saber exatamente como ocorre o tratamento de dados pessoais nas plataformas.

Crianças X abusos

Um em cada três crianças e adolescentes portadores de deficiência motora, sensorial ou cognitiva já sofreu algum tipo de violência, seja ela física, psicológica ou sexual. O dado faz parte de um estudo global divulgado recentemente.

A pesquisa concluiu que, em todo o mundo, 31,7% das crianças e adolescentes de 0 a 18 anos foram vítimas de violência. O trabalho aponta que o risco de uma criança ou adolescente com deficiência ser vítima de uma agressão é duas vezes maior em comparação àquelas que não possuem deficiência.

Remédio de Covid no SUS

Os pacientes adultos hospitalizados que precisam de oxigênio por máscara ou de cateter nasal por consequência da Covid-19 podem ser tratados com o medicamento chamado baricitinibe. Esse é o primeiro para o tratamento da doença incorporado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e com registro no Brasil, com indicação para artrite reumatoide ativa moderada a grave e dermatite atópica moderada a grave.

O medicamento já havia sido aprovado pela Anvisa como tratamento para casos graves e teve recomendação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde.

Campanha de Vacinação

A Secretaria Municipal de Saúde prepara para segunda-feira, dia 4 de abril, uma operação para vacinação contra coronavírus, gripe e sarampo em Rio Preto. Os focos desta campanha são reduzir a quantidade de faltosos e elevar o índice de cobertura vacinal, principalmente entre as pessoas com mais de 60 anos.

A segunda-feira foi escolhida pela Prefeitura porque nesta data começa a vacinação contra gripe para pessoas com mais de 60 anos e para trabalhadores da saúde. Também nesta data será iniciada a aplicação da quarta dose para idosos que tiverem tomado a terceira há mais quatro meses.

Desistência de Faculdades

As faculdades de Rio Preto tiveram o maior número de matrículas trancadas na história em 2020. Em média, um em cada dez estudantes abandonou o curso no ano em que a pandemia teve início.

Dificuldades financeiras, menor número de bolsas do Financiamento Estudantil  concedidas na história de Rio Preto e descontentamento dos alunos com o modelo de aulas remotas oferecidas pelas instituições de ensino superior são apontados como os principais fatores para o maior número de desistências.

Fonte: Diário da Região, TecMundo, Olhar Digital, CNN, Notícias ao Minuto