PODCAST: ProUni 2022, autismo e microbiota do intestino, jogadores de videogame e mais

01 de agosto de 2022, 15h15, por Amanda Ramalho

Kboing em Alta, segunda-feira, dia 1º de agosto

KBOING FM

ProUni 2022

Estão abertas a partir desta segunda-feira, dia 1° de agosto, as inscrições para a 2ª edição de 2022 do Prouni, Programa Universidade para Todos. Os interessados terão até 23h59 do dia 4 de agosto de 2022 para manifestar interesse pela bolsa.

Pela primeira vez, alunos que cursaram o ensino médio em colégios particulares, sem bolsas de estudos, poderão participar do programa. No entanto, a classificação final continuará priorizando professores da rede pública e estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escola pública.

Autismo e alimentação   

Cientistas descobriram recentemente que a composição biológica do intestino pode contribuir para alguns dos sintomas mais característicos do transtorno do autismo.

O estudo foi realizado por pesquisadores da Universidade de Roma e da Universidade da Calábria com camundongos que receberam transplante de microbiota fecal apresentaram comportamentos autistas em comparação com os indivíduos do grupo controle.

O intuito da pesquisa é entender se a microbiota intestinal pode de fato desempenhar um papel nos comportamentos sociais e verificar como os tratamentos de autismo poderão incluir dieta e saúde intestinal.

Google Maps

Que tal conhecer alguns dos principais atrativos turísticos do mundo pelo Google Maps? Para ajudar ainda mais os viajantes, a empresa lançou um novo recurso com vistas aéreas bem detalhadas.

A nova ferramenta oferece vistas aéreas de vários pontos turísticos do mundo, como o Big Ben, a Estátua da Liberdade e a Torre Eiffel. Para experimentar o recurso, basta abrir o Maps e digitar o ponto turístico que deseja conhecer na barra de pesquisa. A visualização imersiva aparecerá na parte inferior da tela.

Tremores no Brasil

Dois tremores de terra foram sentidos no litoral do Rio Grande do Norte neste no último domingo, de acordo com Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. .

O primeiro evento, de magnitude 2.4 na escala Richter, foi registrado às 0h34 efoi sentido por moradores das regiões de Maxaranguape e Maracajaú. Por volta das 19h05, um segundo tremor de magnitude 3. foi registrado pelas estações nas mesmas regiões.

Aleitamento Materno

Nesta segunda-feira, dia 1° de agosto, é comemorado o Dia Mundial do Aleitamento Materno. A fase é fundamental para a saúde da criança e da mãe, contudo, ainda é cheia de dúvidas.

De acordo com resultados preliminares do Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil do Ministério da Saúde, os índices de aleitamento materno estão aumentando no Brasil. Segundo dados, mais da metade (53%) das crianças brasileiras continuam sendo amamentadas no primeiro ano de vida. Entre as menores de seis meses, o índice de amamentação exclusiva é de 45,7%. Já nas menores de quatro meses, de 60%.

Privação de sono

Você sabia que uma pessoa que passa pela privação de sono tende a sofrer diversos efeitos negativos em seu corpo? Como resultado, observa-se uma queda considerável nos índices de produtividade, memória e desempenho. Além disso, várias medidas de saúde passam a ser comprometidas.

Existe um senso comum de que o sono perdido durante a semana pode ser recuperado com um tempo adicional no final de semana, mas essa não é uma prática que funciona de verdade. Afinal, os danos causados pela falta de repouso correto ao longo dos dias deixam marcas gradativamente.

Jovens e videogames

Um estudo recente constatou que jovens que jogam videogame frequentemente demonstram habilidades aprimoradas para tomada de decisão e têm um melhor funcionamento em regiões-chave do cérebro quando comparados a não jogadores.

Os resultados sugerem que os videogames podem ser um aliado para aprendizagem e utilizados como treino para a tomada de decisão perceptiva – etapa em que as informações são processadas para guiar a escolha.

Antiviral da varíola dos macacos

O Brasil receberá em um primeiro momento uma quantidade pequena do antiviral tecovirimat para o tratamento da varíola dos macacos.

Serão apenas 50 medicamentos doados pela Organização Pan-Americana de Saúde, que serão destinados exclusivamente a pacientes hospitalizados e em estado grave.

O Brasil já registrou 1.369 casos da doença, com o registro de um óbito, em Minas Gerais. Foi a primeira morte pela doença fora do continente africano.

Folclore de Olímpia

A 58ª edição do Festival do Folclore de Olímpia será realizada de 6 a 14 de agosto, depois de dois anos sem atividades presenciais.

O evento é gratuito e vai contar com a participação de grupos de todo o Brasil, que farão apresentações, atividades, seminários, danças e oficinas em diferentes locais. Além de prestigiar as atividades presencialmente, o público também pode acompanhar o festival pela internet, com transmissão ao vivo nos canais oficiais.

Fonte: Tecmundo, Diário da Região, Olhar Digital,