PODCAST: PIS esquecido, memórias aliviam dores, palavras mais buscadas e mais!

06 de abril de 2022, 14h22, por Amanda Ramalho
KBOING FM

Kboing em Alta, quarta-feira, dia 6 de abril!

Nostalgia alivia dores

Você sabia que as boas memórias da infância podem ser a solução para aliviar algumas dores?

Segundo uma pesquisa com ressonância magnética o sentimento de nostalgia pode ser significativo para reduzir a percepção da dor e de acordo com pesquisadores, em vez de apelar direto para o analgésico, relembrar essas sensações pode ser um alívio.

Esse sentimento pode vir de um filme que você adorava, uma música que tocava na rádio a caminho da escola, uma sobremesa de vó, uma foto resgatada de aniversários em família, entre tantos outros momentos. A explicação está na nostalgia, que é o sentimento de saudade do passado, sensação é capaz de reduzir a percepção da dor para algumas pessoas.

Veto da Lei Paulo Gustavo

O presidente Jair Bolsonaro vetou na última terça-feira a Lei Paulo Gustavo, que repassaria mais de R$3 bilhões para ações emergenciais no setor cultural em todo o país.

Segundo a decisão do governo, a proposição legislativa "enfraqueceria as regras de controle, eficiência, gestão e transparência", o que poderia furar o teto de gastos.

Atualização WhatsApp

O recurso de criar enquetes nas conversas em grupos do WhatsApp, que está atualmente em desenvolvimento na versão do mensageiro para iOS, teve novos detalhes revelados. Por enquanto a novidade está sendo liberada para testadores e eles poderão adicionar pelo menos 12 opções de respostas para quem criar a enquete.

As enquetes do WhatsApp são exclusivas para os participantes do programa de testes do mensageiro no iPhone e ainda não há previsão de quando chegará ao público geral.

Nova variante HIV

Um estudo recente publicado na revista Science descreve uma nova variante do HIV descoberta na Holanda. Na realidade, ela circula desde meados dos anos 90, mas as repercussões só foram melhor estabelecidas nesse estudo. Chamada de VB é um subtipo da variante mais prevalente na Europa e nas Américas, que é o HIV tipo B.

A grande diferença é que, no momento do diagnóstico, a carga viral dos pacientes com a VB foi de 3,5 e 5,5x mais alta se comparada a outros casos de HIV do tipo B, porém de subtipos diferentes do VB.

Pis esquecido

Desde a última quinta-feira (31), R$ 208 milhões do abono salarial de anos anteriores já estão disponíveis para serem sacados, com solicitação feita pela internet. De acordo com o Ministério do Trabalho e Previdência, cerca de 320 mil trabalhadores deixaram ou esqueceram de realizar o saque do PIS/Pasep entre julho de 2019 e junho de 2020.

Agora, elas têm uma nova chance. O prazo diz respeito aos valores esquecidos e começaria em fevereiro, mas o governo adiou para o final do mês de março.

Buscas de palavras

De acordo com a pesquisa do Comitê Gestor da internet houve um aumento do uso da rede para várias atividades durante a pandemia causada pela Covid-19 e entre elas, a busca por serviços de saúde e as transações financeiras foram as duas mais populares entre os internautas no Brasil.

O estudo "Painel TIC Covid-19 – 4ª edição" revelou que 77% dos entrevistados relataram ter buscado mais informações sobre consultas, procedimentos e outros serviços de saúde. Sendo que, as medidas de restrição, distanciamento social e a preocupação com o combate à pandemia contribuíram para o cenário.

Fim de uma unidade da Toyota

A Toyota anunciou ontem, dia 5, que vai encerrar as atividades de sua fábrica na cidade de São Bernardo do Campo, na região metropolitana de São Paulo, até o fim de 2023. O fechamento é um marco histórico para a montadora japonesa, já que a unidade foi a primeira construída fora do Japão.

Segundo a Toyota, a produção da fábrica de São Bernardo do Campo será transferida para outras unidades, também no estado de São Paulo. A mudança será gradual e tem previsão para ser iniciada em novembro de 2022 e concluída em novembro de 2023.

Risco de câncer

Um grupo de investigadores encontrou uma forte associação entre os sucos de fruta e o risco de câncer, sobretudo de mama, próstata, cólon e reto.

O estudo publicado em uma revista científica do Reino Unido, envolveu a participação de pouco mais de 101 mil pessoas, com uma média de idades de 42 anos. O estado de saúde dos participantes foi acompanhado durante praticamente uma década. Os voluntários responderam ainda a um inquérito online sobre o consumo de 3300 tipos de alimentos e bebidas e verificaram que o aumento do risco de câncer estava significativamente associado ao consumo de sucos 100% de fruta sem adição de açúcar. Por outro lado, não encontraram quaisquer ligações entre a ingestão de refrigerantes com adoçantes e o risco de desenvolvimento de doenças oncológicas.

Os investigadores pedem que não sejam retiradas conclusões precipitadas e reforçam a necessidade de mais estudos.

Passaporte em Rio Preto

A dificuldade para agendar o pedido de passaporte pela Polícia Federal em Rio Preto tem feito rio-pretenses apelarem para os postos em Araçatuba e Jales para agilizar o processo. Além da lentidão para obter o passaporte justamente no momento em que o turismo internacional voltou com tudo, a polícia federal fechou o posto de emissão de passaporte que ficava no Plaza Avenida Shopping devido ao fim do contrato de locação do espaço.

Por enquanto, a emissão está sendo feita dentro da Delegacia da Polícia Federal, no Jardim Alto Alegre, próximo ao Tiro de Guerra, à margem da BR-153. A situação deve permanecer assim até que seja instalado um posto na nova delegacia da Polícia Federal que está sendo construída perto do Aeroporto de Rio Preto.

Fonte: Diário da Região, TecMundo, Olhar Digital, Notícias ao Minuto