PODCAST: Netflix, gatos gostam de deitar na pia, detector de incêndios e mais!

25 de abril de 2022, 14h34, por Amanda Ramalho
Kboing FM

Kboing em Alta, segunda-feira, dia 25 de abril!

Sonhos lúcidos

Um fenômeno que pelo menos dois terços da população mundial já experimentaram, os sonhos lúcidos são um estado perceptível de consciência no qual a pessoa permanece ciente de que está sonhando enquanto dorme.

Para induzir esses sonhos, nos quais sabemos que estamos sonhando e até mesmo conseguimos influenciar o conteúdo das ações, os cientistas investigaram a relação existente entre a ativação do sonho lúcido com o sono de movimento rápido dos olhos. A tese é de que enzimas chamadas inibidores de acetilcolinesterase podem aumentar a frequência dos sonhos conscientes.

Atualização Google

O Google está com uma política do Programa de Desenvolvedores nova. Uma das mudanças que mais chama a atenção é a impossibilidade de que os aplicativos de terceiros realizem gravações de chamadas de áudio a partir de 11 de maio de 2022, quando as regras entram em vigor.

A norma serve para todos os aplicativos para Android disponibilizados na Play Store e indica que aplicativos que servem exclusivamente para essa função não serão mais permitidos.

Venda do Twitter

O conselho do Twitter se reuniu ontem para voltar a discutir a proposta do empresário Elon Musk para adquirir a companhia em definitivo. Segundo a Bloomberg, o negócio pode ser fechado em breve — a decisão pode acontecer ainda hoje.

Fontes afirmam que os conselheiros estão mais inclinados a aceitar a oferta de cerca de US$ 43 bilhões, feita inicialmente em 14 de abril.

Netflix

A perda de assinantes divulgada pela Netflix neste mês não deve sinalizar um alerta para o mercado de streaming em geral, mas fica a dúvida sobre quanto dessa queda está ligado a questões macro, que poderiam impactar outras empresas, e quanto tem de causas inerentes à competição e à perda de participação de mercado.

Uma parte do baque tem a ver com queda na renda, que pode ter levado o consumidor a cortar assinatura porque o custo de vida subiu e foi preciso fazer escolhas. Outra fatia da queda é atribuída à competição, com perda de participação de mercado para os serviços de streaming de Amazon e Disney.

13º salário

Os segurados do INSS começam a receber hoje o adiantamento da primeira parcela do décimo terceiro salário.

Nesta etapa, serão contemplados os trabalhadores que recebem até um salário mínimo, R$1.212,00. Para quem recebe mais do que esse valor, o abono anual será pago no mês que vem.

Detector de incêndios

Pesquisadores da Universidade Federal do Ceará em parceria com uma equipe internacional desenvolveram uma inteligência artificial capaz de identificar focos de incêndio em tempo real e, a partir disso, acelerar o acionamento de equipes de combate ao fogo.

O algoritmo computacional pode ser usado em drones e câmeras de vigilância comuns, facilitando o monitoramento de incêndios em espaços públicos ou em ambientes fechados.

Gato na pia

Para quem é dono de gato já acostumou a ver seu bichano deitado dentro da pia. Ao que tudo indica, essa ação é um verdadeiro ato universal dos gatos e costuma despertar bastante curiosidade nos seres humanos.

Em termos científicos, não existe nada concreto, mas existem algumas teorias como a de que os felinos se sentem atraídos pela curvatura da cerâmica, sentindo-se aninhados e seguros.

Outro ponto é que as pias estão em um lugar tranquilo da casa e geralmente são mais frescas, principalmente em dias quentes. Além disso, geralmente elas ficam em locais elevados dando a sensação de domínio e ponto de vista elevado.

Hepatite

Um alerta para os pais:

A Organização Mundial de Saúde confirmou, no sábado, que pelo menos uma criança morreu devido a um surto de hepatite de causa desconhecida que vem ocorrendo desde o dia 15 de abril entre crianças e bebês de alguns países da Europa e dos Estados Unidos.

Até quinta-feira, dia 21, a principal agência de saúde do mundo havia registrado 169 casos graves da doença. As crianças afetadas têm entre 1 mês e 16 anos de idade.

A organização ainda está apurando a situação e não forneceu detalhes sobre a morte. Foi confirmado que 17 dos jovens tiveram que fazer um transplante de fígado às pressas. Ainda não se sabe se houve mesmo aumento súbito de casos de hepatite ou se testes mais apurados para detecção de adenovírus passaram a identificar um resultado raro que antes não era detectado.

Óleogel

Pesquisadores da Unicamp desenvolveram o óleogel, um gel que pode substituir as gorduras trans e saturadas e ser usado na fabricação de alimentos mais saudáveis.

O produto é feito de óleos de soja, linhaça ou girassol e promete ser menos prejudicial ao coração e ao cérebro, já que reduz as chances de um AVC.

O gel de óleo vegetal é capaz de substituir gordura saturada em pães e sorvetes e reduzir riscos à saúde.

FONTE: TecMundo, Olhar Digital, Só notícia boa, Mega Curioso