PODCAST: Netflix e Marília Mendonça, refrigerante de garrafa de vidro e mais!

14 de fevereiro de 2022, 14h32, por Amanda Ramalho
KBOING FM

Kboing em Alta, segunda-feira, dia 14 de fevereiro!

Neuralink acusada de maus tratos

Neuralink, empresa fundada por Elon Musk e focada no setor de implantes cerebrais, será denunciada formalmente nos Estados Unidos por maus tratos a animais. As acusações estariam ligadas aos macacos utilizados para testes da tecnologia da empresa: a maioria deles teria morrido após os experimentos.

Segundo o site Business Insider, o Departamento de Agricultura americana deve receber uma reclamação formal nesta semana do Comitê de Médicos para Medicina Responsável, um grupo voltado para direitos dos animais e utilização de espécies em testes clínicos.

Recentemente, a Neuralink avisou que pretende começar a testar chips cerebrais em humanos ainda em 2022.

Combate de doenças

Um estudo publicado na Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical indica que o Brasil precisa avançar no combate a doenças crônicas não transmissíveis, como cânceres, diabetes e patologias cardiovasculares.

Pesquisadores analisaram dados de 1990 a 2019 e concluíram que foi um período de avanços e retrocessos. Diminuíram as dietas pobres em frutas e vegetais, e o tabagismo, importante fator de risco, caiu pela metade; ao mesmo tempo, aumentaram o uso abusivo de álcool e o consumo excessivo de carne vermelha.

Índices metabólicos relevantes, como Índice de Massa Corpórea, hiperglicemia e disfunção renal, também pioraram nas últimas décadas.

Videogames

Para os amantes dos videogames... tem novidade na área. A TecToy uma das marcas de grande sucesso nas décadas de 80 e 90, quando trabalhou em parceria com a SEGA está com novidades: o videogame Legends Core!

O hardware foi desenvolvido no Brasil em parceria com a ATGames e tem foco nos jogos retrô, mas sem abrir mão de algumas modernidades como saída HDMI, conexão Bluetooth e USB, além de recursos de streaming e conectividade, tudo com garantia e assistência técnica local.

Brasil e aplicativos!

O Brasil está em quarto lugar na lista de países que mais baixaram aplicativos em 2021.

Segundo o relatório State of Mobile 2022, os brasileiros fizeram o download de cerca de dez bilhões de apps no ano passado. O estudo mostra que as extensões para dispositivos móveis estão crescendo de forma exponencial no mundo inteiro, independente do segmento — como entretenimento, comunicação ou economia, por exemplo.

Novo planeta

Foram encontradas evidências da existência de um planeta até então desconhecido em torno de Proxima Centauri. Essa é a estrela mais próxima de nós, depois do Sol.

A descoberta foi feita desde o Observatório Europeu do Sul, no Chile. Com apenas um quarto da massa da Terra, o planeta é também um dos mais leves já descobertos até hoje.

O novo planeta foi batizado de Proxima d, em referência à estrela que orbita, na constelação de Centauro. Pela sua proximidade de pouco mais de 4 anos-luz, nossa vizinha é propícia para fazer investigações sobre outros objetos celestes do universo.

Refrigerante de garrafa

Você sabia que refrigerante na garrafa de vidro é diferente?

A garrafa de vidro fornece mais gás – e o gás acentua o aroma e sabor do refrigerante.

Já o plástico, o plástico pode liberar substâncias que alteram o sabor original do refri, enquanto o vidro interage bem menos com o líquido. PET é a sigla para politereftalato de etileno, um material feito de polímeros – e são justamente eles que “contaminam” a bebida. Além disso, o plástico é mais permeável que o vidro, então parte do gás escapa pela parede da garrafa.

O vidro, mais rígido, aguenta uma pressão mais alta no momento do envase, e por isso preserva mais ácido carbônico até o momento da abertura. Já as embalagens de plástico e alumínio podem deformar essas condições.

Macacos envelheceram

Em 2017, o furacão Maria deixou mais de 4,6 mil mortos em Porto Rico. Estima-se que um terço das mortes ocorreu depois que a tempestade deixou o país, devido à interrupção de serviços de saúde. Mas os danos posteriores também atingiram outros moradores da região: os macacos rhesus.

O furacão acelerou o processo de envelhecimento dos animais, aumentando sua idade biológica em uma média de dois anos – que seriam equivalentes a sete ou oito anos para um ser humano.

Segundo os pesquisadores, se pudermos entender como esses animais se tornaram mais resilientes, é possível encontrar maneiras de minimizar impactos negativos de longo prazo na saúde de humanos após eventos extremos.

Apple

A Apple anunciou nesta semana que fará ajustes nos rastreadores portáteis AirTags e na rede de localização Find My. A iniciativa surgiu após diversas reclamações de usuários sobre falta de privacidade e perseguições com a ajuda do dispositivo. As mudanças devem acontecer em uma próxima atualização de software, que ainda não tem data para ocorrer.

Com a atualização, durante a fase de instalação, o usuário será notificado que os AirTags são vinculados ao perfil de Apple e que perseguição é crime.

Marília Mendonça e Netflix

E a Rainha da Sofrência, Marília Mendonça, ganhará mais uma homenagem, e dessa vez produzida pela Netflix. A notícia foi confirmada pelo empresário de Marília, Wander Oliveira, e chegará nos próximos meses.

O contrato já havia sido assinado pela cantora antes do falecimento. O empresário comentou que a Amazon e a Globoplay também chegaram a procurar Marília, mas ela preferiu fazer uma série documental sobre sua vida e carreira com a Netflix.

A série terá nove capítulos e mostrará a história de Marília desde a infância pobre até o estrelato mundial, incluindo o recorde em uma de suas lives no YouTube, no auge da pandemia.

OUÇA TODOS OS PODCASTS DA KBOING FM!

Fonte: TecMundo, Olhar Digital, Techtudo, Só Notícia Boa, Super Interessante