PODCAST: Morte de Arnaldo Jabor, Bill Gates sobre pandemia, TikTok e mais!

15 de fevereiro de 2022, 15h57, por Amanda Ramalho
KBOING FM

Kboing em Alta, terça-feira, dia 15 de fevereiro!

Shopee

A plataforma de comércio eletrônico Shopee confirmou a importância do Brasil para os negócios da empresa, reforçando como o público local adotou a plataforma e vendedores que estão no mesmo país que o consumidor.

Segundo dados oficiais da Shopee, a quantidade de vendedores locais registrados no serviço subiu 600% em 2021, comparado com o ano anterior. Além disso, mais de 85% das vendas da empresa no Brasil são de lojas nacionais, e esse número segue em crescimento acelerado.

Projetores

A fabricante sul-coreana LG apresentou dois novos projetores 4K que prometem oferecer uma experiência de cinema em casa, com conforto e qualidade de imagem.

Os modelos são o HU715Q e o HU710P, que apresentam várias semelhanças entre si: como resolução Ultra HD, bem compactos e de fácil instalação.

Eles contam com tecnologias que fazem ajustes de acordo com a iluminação, trazem conteúdo HDR de acordo com cada quadro da imagem e replicam as mesmas condições de aspecto, luz e cores.

Ainda sem valores definidos, eles serão lançados no primeiro trimestre deste ano na América do Norte, Europa e Ásia.

Inter e Nubank

Os bancos Inter e Nubank estão sendo acusados de bloquear transferências via Pix e cartão de crédito para a Binance, segundo relatos de clientes que não conseguiram comprar criptomoedas.

De acordo com as queixas postadas em plataformas como Twitter e Reclame Aqui, o problema ocorre na hora de enviar o dinheiro da compra de bitcoins e outros criptoativos para a corretora. Ao usar conta registrada em um dos bancos digitais mencionados, os correntistas não conseguiam finalizar a operação.

o Nubank esclareceu que a ação é parte de um mecanismo de prevenção de fraudes nas compras com cartão de crédito. Já o Banco Inter afirmou que não podia revelar os motivos da ação por questões de sigilo bancário

TikTok

Vídeos ao vivo de sexo simulado são a nova tendência do TikTok. E eles têm sido recomendados pelo algoritmo da plataforma até mesmo para usuários que não demonstram interesse nesse tipo de conteúdo.

Os vídeos geralmente incluem uma mulher jovem e vestida, filmada dos ombros para cima. Deitada em uma cama, ela simula a relação sexual com um parceiro inexistente, ao mesmo tempo que conversa com os seguidores.

Embora os vídeos ao vivo simulando sexo no TikTok estejam sendo recomendados pela própria plataforma, esse tipo de conteúdo é proibido pela rede social. De acordo com a rede, os vídeos em questão foram retirados da plataforma com base nas diretrizes de conteúdo do site, que proíbem produções com teor sexual.

Arnaldo Jabor

O cineasta e jornalista brasileiro Arnaldo Jabor morreu na madrugada desta terça-feira (15) aos 81 anos após dois meses internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. O diretor estava em observação desde o dia 17 de dezembro após sofrer AVC.

Colunista em um telejornal da Rede Globo, Jabor dirigiu sete longas, além de dois curtas e dois documentários.

Foi cronista e comentarista político no Jornal Nacional, Jornal Hoje, Fantástico e Bom Dia Brasil. Já na literatura, publicou oito livros de crônicas, sendo dois best-sellers: Amor é prosa (2004), e Pornopolítica (2006).

Facebook

O Facebook está investindo em ampliar a presença de conteúdo jornalístico verificado no feed dos usuários após as recentes polêmicas da plataforma com Fake News. Uma dessas iniciativas foi lançada na França e conta com um feed que é, literalmente, de notícias.

Chamado de Facebook News, o feed especial conta apenas com conteúdos jornalísticos de veículos verificados. Por enquanto, apenas uma parte dos usuários do país europeu contam com a função, mas segundo a empresa, até maio isso deve estar disponível para todos.

Bill Gates

O fundador da Microsoft, Bill Gates escreveu um livro, com lançamento previsto para maio deste ano, sobre como prever novas pandemias. Com o título bastante direto Como Prevenir a Próxima Pandemia, o livro tem lançamento mundial previsto para 3 de maio.

No livro, Bill conta sobre as pesquisas das vacinas da Moderna e AstraZeneca contra a Covid-19, das quais foi financiador e também narra histórias sobre conversas que teve com representantes da Organização Mundial da Saúde.

Segundo ele, uma eventual pandemia futura deve ser bem pior que a da Covid-19, por isso, é necessário que os governos adotem medidas para diminuir os riscos de novas epidemias.

Concurso grávidas

A Prefeitura de Rio Preto sofreu nova derrota na Justiça ao apresentar recurso para tentar reformar decisão liminar do juiz Eduardo Garcia Albuquerque, da 1ª Vara da Fazenda, que determinava a contratação imediata de gestantes aprovadas em concurso para cargos de professora celetista pela Secretaria Municipal de Educação.

Albuquerque classificou como “arbitrária” a decisão da Prefeitura em não contratar nove mulheres aprovadas no concurso, simplesmente por estarem grávidas.

Vacina faltosos

Depois de ir ao shopping, rodoviária e favela, a Secretaria de Saúde de Rio Preto começou ontem, dia 14, uma nova estratégia para tentar imunizar as 136 mil pessoas da cidade que não foram tomar a segunda e a terceira dose das vacinas contra a Covid-19. A estratégia agora é a vacinação dos faltosos no trabalho através de postos volantes de imunização.

Nesta semana, funcionários da saúde estão indo até os distritos industriais da cidade atrás das pessoas com doses atrasadas. Além da vacinação, também estão sendo oferecidos exames de saúde, como de hepatites e HIVs. Nesta terça-feira, 15, a imunização será no Parque Industrial Campo Verde.

OUÇA TODOS OS PODCASTS DA KBOING FM!

Fonte: TecMundo, Olhar Digital, Diário da Região