PODCAST: Máscara e distanciamento para evitar varíola, Pix no Uber, IBGE e muito mais!

25 de maio de 2022, 15h14, por Amanda Ramalho
KBOING FM

Kboing em Alta, quarta-feira, dia 25 de maio!

Google

O Google anunciou uma novidade para o Chromecast em seu Twitter oficial. Após meses sem atualizações, o modelo com Google TV recebeu uma melhoria para a Google Assistente, que permite acessar a Watchlist por comandos de voz e conferir os títulos que ainda serão assistidos.

A novidade, embora positiva, não foi muito bem recebida pelos usuários e internautas nas redes sociais, já que as principais reclamações eram relacionadas à trivialidade da atualização perante a outras possíveis melhorias, como a implementação do Android 12 ou adição de perfis de usuário no Google TV.

Trocafone

A Trocafone oficializou o lançamento da recompra automática de celulares usados na cidade de São Paulo. Com o novo serviço, é possível vender um telefone que você não utiliza mais em máquinas instaladas em estabelecimentos parceiros como supermercados e shoppings.

O atendimento ao proprietário do smartphone é realizado diretamente na Shopping Machine, como o equipamento foi batizado. Chegando à máquina, o interessado deve preencher um formulário com os dados pessoais e do dispositivo que deseja vender, incluindo detalhes como o IMEI do aparelho.

UBER e o PIX

A Uber anunciou mais uma modalidade de pagamento para os clientes do serviço de viagens e passa a aceitar Pix em todo o Brasil. O objetivo da companhia é oferecer mais uma opção com os recursos de segurança oferecidos pelo próprio ecossistema. Os pagamentos serão realizados direto para a plataforma, não para o motorista.

O formato de pagamento por Pix começou a ser testado em Curitiba e Recife em novembro do ano passado, contudo, a inclusão de créditos oferece a opção de Pix desde 2020.

ANVISA

A Anvisa está pedindo reforço de medidas não farmacológicas, como distanciamento físico sempre que possível, uso de máscara e higienização frequente das mãos, em aeroportos e aeronaves, para retardar a entrada do vírus da varíola dos macacos no Brasil. Desde o início do mês, ao menos 120 ocorrências da doença foram confirmadas em 15 países.

A varíola dos macacos é, na verdade, doença original de roedores silvestres, mas isolada inicialmente em macacos.

5G

Uma pesquisa encomendada pela IDC Latin America com brasileiros detectou que a população do país acredita nos impactos positivos do 5G. Por outro lado, é baixa a parcela do público que de fato conhece o funcionamento da tecnologia.

Segundo o relatório, 84% dos brasileiros consultados acham que o 5G vai transformar totalmente a forma de acessar a internet. A maior parte da porcentagem inclui quem acredita em melhorias no streaming de vídeos, no trabalho, em games e nas compras online. Em menor escala, há menções sobre otimizações no estudo e em Realidade Virtual ou Realidade Aumentada.

Entrega por drones

O Walmart anunciou um plano de expansão de suas lojas que fazem entregas por drones nos EUA. A meta é atender 34 cidades nos estados do Arizona, Arkansas, Flórida, Texas, Virgínia e Utah. Segundo a empresa, o serviço dará acesso a 4 milhões de famílias, que poderão receber as mercadorias na comodidade do lar e em um tempo recorde após a confirmação da compra.

Uma nova vida

Estudando sozinho e vencendo a luta contra o crack, o sem-teto Valdemir Bispo de Jesus, 38 anos, passou em Letras na universidade publica da Unb – Universidade de Brasília.

Valdemir está acolhido em uma casa de passagem em Taguatinga Norte (DF), pelo Instituto Inclusão, onde o sonho de ser professor e ajudar outras pessoas só cresce.

Agora ele precisa de ajuda financeira para não perder a grande chance de mudar de vida.

IBGE 2022

O IBGE abriu um processo seletivo para contratação temporária de 133 profissionais que trabalharão no Censo 2022. As vagas são para agente censitário de administração e informática, distribuídas em 114 municípios de 14 estados.

Para se inscrever, é preciso ter ensino médio completo. O valor da remuneração é de R$ 1.700 mensal, com direito a auxílio-alimentação e auxílio-transporte. A jornada de trabalho é 40 horas semanais, sendo oito horas diárias. A contratação tem duração de até cinco meses, podendo ser prorrogada.

FATEC 2022

Estão abertas as inscrições para o vestibular do meio do ano nas Fatec do Estado de São Paulo. Na região de Rio Preto, são 600 vagas para oito cursos de graduação gratuitos. Nesta edição, depois de quase dois anos, a prova volta a ser presencial, com avaliação dos candidatos.

Segundo o diretor da Fatec de Rio Preto, Sérgio Ricardo Borges Junior, o índice de empregabilidade dos cursos da faculdade chega a 92%, ou seja, a cada dez alunos matriculados em um curso da instituição de ensino superior, nove saem empregados.

Fonte: Tecmundo, Diário da Região, Olhar digital, Agência Estado, Só Notícia Boa