PODCAST: alta dos combustíveis, variante Delta e muito mais!

24 de agosto de 2021, 15h01, por Amanda Ramalho

Redução na conta de energia

O Ministério de Minas e Energia publicou uma portaria que estabelece as diretrizes para que o setor industrial apresente ofertas de Redução Voluntária de Demanda de Energia Elétrica. O objetivo é atender ao Sistema Interligado Nacional, em meio à crise hídrica que afeta os reservatórios das usinas hidrelétricas.

O programa, de caráter excepcional e temporário, terá duração até 30 de abril de 2022.

O programa de redução voluntária é voltado apenas a grandes consumidores e prevê o pagamento de compensação financeira a empresas que se disponham a reduzir o consumo por períodos de quatro e de sete horas por dia.

Choque estático

Além do aumento das queimadas e da maior incidência de problemas respiratórios, outro fenômeno bem comum nesta época de tempo seco é tomar choque ao simplesmente tocar em outra pessoa ou em objetos feitos com materiais condutores de eletricidade, como maçanetas e corrimãos de metal.

Essa descarga elétrica ao tocar em algo que não esteja conectado à rede elétrica é chamada de choque estático. Ainda que a descarga possa chegar a até 3 mil volts, o choque não oferece risco ao organismo, apenas desconforto.

Uma maneira de minimizar o desconforto é tocar no objeto com a palma da mão e não com os dedos, andar descalço na terra, além de optar por roupas de algodão, usar umidificadores em ambientes fechados e hidratantes na pele.

Instagram

A função "arrastar para cima" do Instagram está com os dias contados. O The Verge afirma que a rede social decretou, por meio de uma notificação, o fim do recurso para 30 de agosto. Depois disso, o substituirá por uma figurinha dedicada à inserção de links de redirecionamento.

Em um comunicado oficial, o Instagram confirmou a alteração, afirmando que a partir de 30 de agosto, pessoas que já têm acesso ao link de deslizar para cima passarão a utilizar a ferramenta figurinha de link.

Facebook

E ainda falando de redes sociais... O Facebook está testando o acréscimo de chamadas de voz e vídeo ao seu aplicativo. Segundo o site Bloomberg, os recursos fazem parte do aplicativo Messenger, que a rede social criou a partir de seu grande aplicativo principal em 2011 e foi oficialmente removido em 2014.

As chamadas de voz e vídeo são dois dos vários recursos do Messenger que o Facebook introduziu em seus outros produtos, como: câmeras de vídeo e fones de ouvido de realidade virtual.

Xiaomi

A Xiaomi vai aposentar a marca Mi – uma das principais linhas de smartphones da fabricante. De acordo com a empresa, aparelhos como o Mi 11 serão chamados apenas de Xiaomi. A decisão busca fortalecer o nome da empresa no mercado Global.

A mudança pode levar algum tempo para entrar em vigor em todas as regiões em que atua. Além disso, a empresa confirmou que manterá a marca Redmi, sua linha de produtos intermediários.

Imposto de renda

A Receita Federal abriu hoje, dia 24, a consulta ao quarto lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2021, que também inclui restituições de exercícios anteriores. O crédito será feito no dia 31 de agosto para mais de 3 milhões de contribuintes. Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet.

Motoristas

A alta de combustíveis no Brasil e a falta de reajuste de tarifas está levando os motoristas por aplicativo a desistirem da profissão. Segundo os representantes dos motoristas, não há aumento da remuneração paga aos motoristas desde 2015.

Na época, o litro da gasolina custava, em média, R$ 3, de acordo com dados da Agência Nacional de Petróleo. Atualmente, o combustível pode ser encontrado por valores acima de R$ 7 no Brasil. Apenas em 2021, a alta acumulada já chega a 51%.

25% dos profissionais da capital paulista já deixaram de trabalhar para plataformas. No começo do ano passado 120 mil motoristas estavam cadastrados na prefeitura. Em agosto deste ano, o número baixou para 90 mil.

Tragédia do Turvo

Há 61 anos, no dia 24 de agosto de 1960, a fanfarra da Escola de Comércio Dom Pedro 2º de São José do Rio Preto sofria o maior acidente em número de mortes em rodovias do estado de São Paulo, segundo a Secretaria de Segurança Pública.

Com idades entre 14 e 28 anos, 59 estudantes que integravam a fanfarra morreram após o ônibus em que estavam cair dentro das águas do rio Turvo, em Guapiaçu. Os estudantes estavam indo para festa de aniversário de Barretos porque tinham vencido um concurso.

Mais de seis décadas após o acidente, as lembranças permanecem vivas na memória dos moradores e até mesmo dos que vieram anos depois.

Variante Delta

E uma notícia alarmante. A variante Delta já chegou a Rio Preto. É o que aponta a Rede Corona-ÔmicaBR da qual fazem parte a Famerp e o Ibilce, ambos de Rio Preto, e também o Instituto de Biotecnologia da Unesp de Botucatu e a Faculdade de Zootecnia e Engenheria de Alimentos da Usp de Pirassununga.

A chegada da variante ao município se deu antes do que havia previsto o secretário de Saúde, o médico Aldenis Borim, que estimava a chegada para meados de setembro. De 184 genomas das amostras analisadas pelo grupo, quatro são de Delta. A análise dos cientistas também apontou que a variante Gama, originária de Manaus, continua a ser a mais prevalente na região.

OUÇA TODOS OS PODCASTS DA KBOING FM!

Fonte: Agência Brasil, TecMundo, TechTudo, G1.