PODCAST: Procon, óculos inteligentes do Facebook e muito mais!

30 de julho de 2021, 14h45, por Amanda Ramalho
Divulgação Kboing FM

Kboing em Alta, dessa sexta-feira, dia 30 de julho

Procon/SP

O número de reclamações registradas pelo Procon-SP sobre golpes aplicados por entregadores de aplicativos de comida subiu mais de 136% de janeiro a julho deste ano.

Os golpes consistem em efetuar uma cobrança superior ao valor correto ou, ainda, na filmagem ou fotografia de dados do cartão. Os clientes apenas percebem a fraude após a realização da entrega e efetivação do pagamento. Ao reclamarem com a empresa responsável, os consumidores não conseguem reaver o valor pago indevidamente.

Com a alta de casos, o Procon estuda maneiras para proibir as empresas de aplicativos de delivery de aceitarem pagamentos no ato da entrega.

Limite no Nubank

O Nubank anunciou que irá aumentar o limite do cartão de crédito de 35 milhões de clientes nos próximos 12 meses. Isso representa uma injeção de recursos de R$ 26 bilhões em crédito até julho do ano que vem. A liberação ocorrerá de forma escalonada, beneficiando dez milhões de clientes até o final de 2021, sendo três milhões já em agosto.

Óculos inteligentes

Mark Zuckerberg, confirmou em uma conferência com acionistas da empresa qual será a próxima empreitada da companhia: óculos inteligentes.

A ideia na verdade existe há alguns anos e foi citada mais de uma vez em especulações, a última datando 2020. Agora o próprio empresário confirmou que o produto não ficará apenas nas promessas e que a ideia é construir a próxima plataforma computacional.

Cinemateca Brasileira

Um incêndio de grandes proporções atingiu um galpão da Cinemateca Brasileira, localizado na Vila Leopoldina, Zona Oeste de São Paulo, no fim da tarde de ontem. Estima-se que o acervo armazenado no galpão seja de mais ou menos 2.000 filmes, mas ainda não se sabe o tamanho das perdas causadas pelo fogo.

Um incidente do tipo era considerado uma tragédia anunciada por funcionários da instituição e profissionais do setor do audiovisual. Ao todo, foram necessários quinze caminhões do Corpo de Bombeiros e mais de 50 homens para conter as chamas, que destruíram uma boa parcela do prédio.

Atualização Twitter

O Twitter está aprimorando o Espaços e vai facilitar o compartilhamento das salas de áudio ao vivo. A ideia é que os usuários possam tuitar sobre um assunto que está sendo discutido na conversa enquanto ela ocorre.

Sempre foi possível escrever novos tweets enquanto participa de uma sala. No entanto, agora tudo o que for escrito sobre o tema poderá ficar ligado ao áudio. Ou seja, se eu tuitar sobre algo que está sendo dito em uma sala, os outros usuários vão ver essa sala acompanhando o tweet.

Imposto de Renda

A Receita Federal paga nesta sexta-feira as restituições do terceiro lote do Imposto de Renda de Pessoa Física 2021. Esse será o maior lote de restituição da história em número de contribuintes.
Ao todo, 5.068.200 pessoas físicas receberão mais R$ 5 bilhões.

Serviço de Streaming

Por mais que as bolhas nas redes sociais façam parecer que todos são assinantes de algum serviço de streaming, essa não é bem a realidade brasileira. O Instituto Reclame AQUI realizou uma pesquisa sobre as plataformas no Brasil, entre os dias 21 e 23 de julho. A sondagem, com 17.118 visitantes do site, revelou que mais de 58% das pessoas não assinam nenhum streaming.

Entre o grupo de não assinantes, os motivos foram variados. A maior parte, 42,6%, não vê vantagem na assinatura dos serviços. O outro principal motivo que leva o consumidor a rejeitar tais serviços é o preço. Para 28%, assinar uma plataforma de streaming pesa no orçamento.

Estresse

De acordo com um novo estudo liderado por pesquisadores do Colégio Universitário de Londres, quando estão mais estressadas, as pessoas chegam a conclusões indesejáveis com base em evidências mais fracas do que quando estão relaxadas.

O estudo mostra que o estresse pode tornar as pessoas mais propensas a concluir que o pior cenário é verdadeiro. Por esse motivo, se estiver sob forte pressão tente relaxar antes de tomar decisões importantes.

OUÇAS TODOS OS PODCASTS DA KBOING FM

Fontes: Tecmundo, Techtudo, Olhar Digital, Diário da Região