PODCAST: LGPD, miopia na pandemia e muito mais!

02 de agosto de 2021, 14h33, por Amanda Ramalho
Kboing FM

Kboing em Alta dessa segunda-feira, dia 2 de agosto está no ar!

Chuva em Dubai

Com a ajuda de aeronaves e despejo de produtos químicos, cientistas do Centro Nacional de Meteorologia dos Emirados Árabes Unidos estão fazendo chover no deserto. Além disso, as fortes chuvas causaram o surgimento de cachoeiras na cidade de Al Ain.

O acontecimento se deu através das as operações de semeadura de nuvens, que são parte de uma missão contínua para gerar chuvas no país do Oriente Médio, que tem uma precipitação média de apenas dez centímetros. A semeadura de nuvens é um tipo de modificação do clima que busca alterar a quantidade ou o tipo de precipitação que cai das nuvens.

Vacina nasal

Essa é uma notícia pra quem tem medo de injeção! O laboratório britânico AstraZeneca tem obtido sucesso nos testes com uma versão spray da vacina contra a Covid-19. A pesquisa está sendo realizada no Reino Unido e nos Estados Unidos.

Mas calma! O caminho para escapar da picada ainda é longo. Por enquanto os testes só foram realizados com animais, como hamsters e macacos. Mas os pesquisadores já constataram que aplicar a vacina nasal ajudou a reduzir a carga viral no grupo de controle, fazendo com que o vírus se espalhasse menos.

LGPD

A partir deste mês, quem desrespeitar a Lei Geral de Proteção de Dados poderá ser punido. A norma foi aprovada em 2018, teve sua vigência iniciada no ano passado, mas só agora, a partir de agosto, as sanções para quem violar os direitos dos titulares de dados e as obrigações para quem coleta e trata registros entram em vigor.

A LGPD lista como possíveis sanções advertência, multa (diária ou com limite de até 2% do faturamento da empresa), bloqueio dos dados pessoais objeto da violação, suspensão parcial do funcionamento do banco de dados e proibição parcial ou total do exercício da atividade relacionada ao tratamento de dados.

Miopia na pandemia

Sete em cada dez médicos entrevistados em um levantamento do Conselho Brasileiro de Oftalmologia identificaram progressão de miopia em crianças durante a pandemia.

A pesquisa entrevistou 295 médicos oftalmologistas com diversas subespecialidades, como pediatria, córnea, catarata, glaucoma e retina. Entre os que verificaram aumento dos graus de miopia, 6% apontaram o problema em 75% dos pacientes, 27% relataram a situação em 50% dos pacientes e 67% registraram o quadro em cerca de 25%.

Então pessoal, mesmo em casa, vamos redobrar os cuidados com a visão, já que os dispositivos eletrônicos podem agravar o quadro.

Sensação palpável a surdos

Em busca de abrir as portas do mercado de mídia e entretenimento para pessoas com deficiência auditiva, um grupo de jovens da Escola de Inovadores desenvolveu o projeto Feel the Music (FTM). O aplicativo usa programação de inteligência artificial para fazer vibrar o aparelho celular no ritmo dos sons que estão sendo emitidos, em tempo real, e leva uma sensação palpável a surdos.
A ideia surgiu em 2020, em um projeto que tinha o intuito de encontrar soluções inovadoras para o mercado da música.

Agora o time inscreveu o projeto na edição deste ano da Escola de Inovadores da agência Inova, curso de extensão online e gratuito do Centro Paula Souza, que ensina os participantes a transformarem ideias inovadoras em startups. O projeto deu certo e agora vai ganhar formar.

Rebeca Andrade

Sorriso no rosto e a alegria contagiante de uma boa brasileira. Rebeca Andrade foi medalha de prata no individual geral e ouro no salto, mas infelizmente não pegou pódio na final do solo nesta segunda-feira. A ginasta brasileira ficou em quinto lugar e encerrou sua participação nas Olimpíadas 2020.

Mas, vale dizer no que depender da reação dos brasileiros, principalmente na internet ela foi a grande vencedora. Parabéns Rebeca!!

Vôlei de areia

E ainda falando nas Olimpíadas, a dupla brasileira de vôlei de areia Alison e Álvaro Filho estão nas quartas de final.

Os brasileiros agora vão enfrentar Plavins e Tocs nas quartas de final. Mais cedo a dupla da Letônia venceu os brasileiros Bruno Schmidt e Evandro, eliminando os dois das Olimpíadas.

Olímpiada de Física

E tem mais um ouro para o Brasil, e desta vez é na Olimpíada de Física, com um jovem de 17 anos!
O brasileiro Caio Augusto Siqueira ganhou a medalha de ouro na Olimpíada Internacional de Física, considerada a mãe de todas as competições científicas.

Caio contou ao site Só Notícia Boa que precisou adaptar o método de estudo durante a pandemia e algumas vezes chegou a estudar 16 horas por dia, e passou a recorrer aos professores por WhatsApp. Ao todo, foram 380 estudantes de 76 países.

Vacinação em Rio Preto

Começa nesta segunda-feira, dia 2, a vacinação contra Covid-19 de pessoas com mais de 27 anos. Amanhã, dia 3, é a vez de quem tem 26; na quarta, dia 4, as pessoas com 25 anos serão inclusas na campanha. A nova fase representa uma antecipação em relação ao calendário estadual previsto, segundo o qual esse grupo seria vacinado a partir de 5 de agosto.

Esse público poderá se vacinar nas unidades básicas de saúde entre 8h e 14h e na Swift, das 8h às 16h, em atendimento interno.

OUÇA TODOS OS PODCASTS DA KBOING FM!

Fonte: Tecmundo, Techtudo, Olhar Digital, Diário da Região