PODCAST: Netflix e SpaceX, tratamento de córnea e muito mais!

05 de agosto de 2021, 15h26, por Amanda Ramalho

Kboing em Alta, quinta-feira, dia 5 de agosto.

Kboing FM

Brasil nas Olimpíadas

O Brasil igualou em Tóquio 2021 o seu melhor desempenho em Olimpíadas com 19 medalhas garantidas.
Na madrugada desta quinta o Brasil conquistou sua 16ª medalha nos Jogos, com a prata de Pedro Barros no skate park. Além das medalhas já entregues, o Brasil já garantiu pelo menos outras três em competições que ainda estão em andamento: ouro ou prata no futebol masculino; ouro ou prata no boxe feminino até 66kg (com Beatriz Ferreira); e ouro ou prata no boxe masculino até 75kg (com Hebert Conceição).

Atletas não podem filmar

Segundo o Comitê Olímpico Internacional, com o intuito de proteger os direitos das emissoras, o compartilhamento de vídeos das Olimpíadas de Tóquio nas redes sociais não é permitido nem mesmo para atletas.

Para se ter uma ideia, a velocista jamaicana e medalhista de ouro Elaine Thompson foi bloqueada brevemente no Instagram ontem depois de postar vídeos de suas corridas vitoriosas de 100 e 200 metros para seus 310 mil seguidores, violando os direitos de transmissão dos Jogos.

Plataforma contra desmatamento

Uma nova plataforma de Inteligência Artificial foi lançada ontem para facilitar as ações de prevenção e combate ao desmatamento na floresta amazônica. A ferramenta PrevisIA, desenvolvida pela Microsoft, pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia e pelo Fundo Vale, antecipa informações de regiões suscetíveis a desmatamento e incêndios.

O algoritmo analisa dados de topografia, cobertura do solo e estradas legais e ilegais em imagens de satélite, para encontrar riscos de derrubada de árvores ou queimadas e informar órgãos públicos para realizarem ações de prevenção e de combate. Os alertas gerados pela plataforma também são abertos ao público em um painel de controle da iniciativa.

Netflix e SpaceX

A Netflix anunciou o novo documentário que vai registrar a primeira missão totalmente civil da SpaceX, companhia espacial de Elon Musk. A missão está programada para meados de setembro, e o programa promete oferecer cobertura do evento quase em tempo real.

A ideia da Netflix é documentar em cinco episódios todo o processo de treinamento desses astronautas até os três dias que ficarão em órbita. Os dois primeiros episódios estarão disponíveis em 6 de setembro, com mais dois na semana seguinte, dia 13. A Netflix diz que se a SpaceX manter a data de lançamento do foguete para o dia 15 do mesmo mês, o quinto episódio estreará no final do mês, como uma espécie de longa-metragem dando detalhes da missão.

Frete Amazon Prime

A partir de agora assinantes da Amazon Prime recebem gratuidade em fretes com entregas em 1 dia. Inicialmente, o benefício será oferecido para clientes de 50 cidades dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Distrito Federal.

Até então, a entrega em um dia contava com valor mínimo de R$ 12,90. A isenção de taxa será oferecida para produtos vendidos pela gigante do varejo e por itens de parceiros que utilizam a logística da Amazon — não há valor mínimo para tornar a compra elegível.

Facebook de novo visual

O Facebook está transformando o layout de sua página de configurações no celular para um novo design. Agora, os recursos aparecem de maneira menos confusa e as configurações individuais não têm descrições, ou seja, você verá mais na página de uma vez só.

Além disso, a empresa mudou a organização das próprias configurações. Sendo assim, foi reduzido o número de categorias para configurações e as renomeou, possibilitando ver as seis categorias: Conta, Preferências, Público e Visibilidade, Permissões, Suas Informações e Normas e Legais da Comunidade Políticas.

Atividade física Brasil

Uma pesquisa com 29 países realizada pela Ipsos mostra que o Brasil tem a adesão mais baixa à prática de atividades físicas, três horas por semana, em média, metade da média global que é de seis horas por semana. Falta de tempo e dinheiro são os motivos mais alegados. Alemanha e Holanda têm o maior tempo gasto com exercícios entre os países pesquisados.

Em média, os brasileiros se exercitam apenas 3 horas por semana e 31% dos brasileiros entrevistados disseram que não dedicam nenhum tempo ao condicionamento físico.

Tratamento de córnea

Pesquisadores da Universidade de Oregon, no Estados Unidos, publicaram os resultados de um estudo que promete revolucionar o tratamento da distrofia de Fuchs, disfunção hereditária que afeta as células da córnea e pode levar a graves problemas na visão. Até então, o único tratamento para a doença é o transplante de córnea.

O recente experimento indica que uma técnica usando o material genético de bactérias pode prevenir o distúrbio e ampliar as possibilidades para outras anomalias. Os cientistas examinaram a segurança do tratamento e determinaram que os tecidos circundantes não foram afetados pela terapia genética.

Pelé

É comum ver grandes empresas anunciarem a oferta pública inicial, que tem a sigla em inglês IPO, para abrir capital nas bolsas de valores. Mas Pelé, o rei do futebol brasileiro, anunciou nesta que vai integrar o projeto Human IPO.

A plataforma funciona como uma bolsa de valores, mas o foco são as pessoas e não empresas, como funciona o processo tradicional.

Além disso, a operação feita por Edson Arantes do Nascimento não envolve a troca de ações: Pelé vai vender o tempo dele aos fãs.

O projeto vai angariar fundos para a organização sem fins lucrativos, a The Pelé Foundation. A instituição trabalha em conjunto com ONGs de todo o mundo, com projetos para acabar com a pobreza e também apoiar crianças por meio da educação.

OUÇA TODOS OS PODCASTS DA KBOING FM!

Fontes: Tecmundo, Techtudo, Olhar Digital, CNN