PODCAST: mulheres nas olimpíadas, visualização única no WhatsApp e mais!

04 de agosto de 2021, 15h29, por Amanda Ramalho
Kboing FM

Kboing em Alta: 4 de agosto de 2021.

Mulheres nas Olimpíadas

A quarta-feira nas Olimpíadas de Tóquio começou com mais uma medalha de ouro para o Brasil, a quarta nos Jogos, desta vez com Ana Marcela Cunha na maratona aquática feminina de 10 km. Dona de 11 pódios em Campeonatos Mundiais, a baiana de 29 anos se manteve no bloco da frente em todas as voltas.

E tem mais um detalhe: o ouro de Ana Marcela levou as mulheres brasileiras a quebrarem um recorde de medalhas em uma edição dos Jogos. As atletas do país já somam oito pódios em Tóquio.

Vale dizer que o salto no ranking não é apenas em quantidade, mas em qualidade, já que são três medalhas de ouro. Além da nadadora Ana Marcela, a ginasta Rebeca Andrade ficou no lugar mais alto do pódio no salto, assim como as velejadoras Martine e Kahena.

Vôlei de praia

E ainda falando em Olimpíadas, infelizmente teve eliminação histórica no vôlei de praia. Alison e Álvaro perderam para os jogadores da Letônia, por 2 sets a 0 e se despediram dos Jogos de Tóquio.

Desde que a modalidade entrou nos Jogos, em 1996, o vôlei brasileiro conquistou 13 medalhas nas areias, sendo três ouros.

Dormir muito

Você sabia que dormir por várias horas não garante benefícios, mas que dormir o suficiente é fundamental para a saúde, física e mental? Além disso, há uma crença de que oito horas de sono leva a melhorias no trabalho e nos resultados econômicos.

Recentemente, pesquisadores demonstraram que quantidade nem sempre implica em qualidade. O estudo, realizado com pessoas de baixa renda na Índia, verificou que as horas extras na cama não apresentam, por si só, grandes vantagens.

Uma última intervenção proposta pelos pesquisadores consistiu em sugerir que os voluntários tirassem uma soneca por meia hora durante o dia, no meio do expediente e essa ação proporcionou pequenas melhoras na produtividade, função cognitiva e bem-estar psicológico dos voluntários. Contudo, apesar dos ganhos, a experiência também acarretou em perdas financeiras devido ao tempo perdido no trabalho.

Agosto Aleitamento Materno

A semana do aleitamento materno e o mês do Agosto Dourado refletem a importância dessa prática na rotina das recentes mães, tendo em vista os inúmeros benefícios para a saúde dos bebês em longo prazo.
Agosto é um mês de conscientização de uma ação tão linda e importante. O aleitamento materno é responsável por reduzir em 13% a mortalidade até os cinco anos, além de prevenir quadros de diarreia e infecções respiratórias, diminuir o risco de alergias e contribuir com a saúde metabólica na prevenção futura de doenças crônicas.

Desde 1981, o Ministério da Saúde coordena estratégias para proteger e promover a amamentação no país. O Brasil possui 222 bancos de leite humano e 219 postos de coleta.

FIES

Começa hoje e vai até sexta-feira (6) o prazo para que os pré-selecionados para o Fies complementem sua inscrição para o segundo semestre de 2021.

A relação dos candidatos pré-selecionados foi divulgada ontem em chamada única. O resultado está disponível na página do Fies.

Vale dizer que a seleção assegura apenas a expectativa de direito à vaga. A contratação do financiamento está sujeita às demais regras e procedimentos do contrato.

Imagens WhatsApp

Depois de algum tempo disponível para apenas alguns usuários, o WhatsApp finalmente disponibilizou o recurso que permite o envio de imagens de visualização única entre usuários da plataforma.
O novo recurso permite o envio de fotos e vídeos que podem ser visualizadas apenas uma vez, depois da primeira visualização, ela some, o que pode ser positivo não só do ponto de vista da privacidade, mas também do aproveitamento do armazenamento dos smartphones.

Vacina contra o câncer

Ao longo dos anos, avanços significativos na pesquisa do câncer levou a humanidade para a próxima etapa na terapia do câncer: vacinas. Porém, o uso direto dessas vacinas nos indivíduos muitas vezes não produziu os efeitos desejados.

Uma das razões para esta falha é a falta de distribuição direcionada às células tumorais. Agora, os cientistas estão concentrando seus esforços em encontrar veículos apropriados para a entrega de vacinas contra o câncer.

Pesquisadores estão esperançosos de que o avanço desse estudo encoraje outros estudiosos a abordar as deficiências dos veículos de entrega de câncer disponíveis, realizando um sistema de entrega de vacina eficaz direcionado ao tumor.

Probióticos para intolerantes

Engenheiros de alimentos da Universidade Federal do Ceará e da Universidade Federal do Maranhão anunciaram a criação do primeiro probiótico para intolerantes a lactose e veganos, produzido com néctar de frutas como açaí, cacau, caju entre outras.
O alimento vai permitir que pessoas com restrições alimentares tenham um alimento funcional que serve como alternativa às bebidas lácteas.

Aplicativos de transportes

Com a alta no valor dos combustíveis, os motoristas de aplicativos de transporte, como Uber e 99, passaram a calcular os custos por quilômetro rodado antes de aceitar as viagens. Dessa forma, os usuários do serviço sofrem sucessivos cancelamento de pedidos e espera que chegam a uma hora e meia.

Pelo aplicativo 99, os motoristas já são avisados sobre qual o destino de viagem solicitado pelo usuário assim que aceitam o pedido.

No caso do Uber, o motorista só fica sabendo do destino da viagem quando chega para pegar o passageiro. Assim que aceitam o pedido, os condutores questionam por meio de mensagem para onde o passageiro vai. Quando não compensa, eles dão uma desculpa e cancelam.

O diretor do Procon Rio Preto, Jean Dornellas, afirma que as empresas Uber e 99 podem ser multadas, com base no Código de Defesa do Consumidor por submeterem os usuários a sucessivos cancelamentos e longo tempo de espera por viagem, o que seriam falhas graves na prestação de serviço.

OUÇA TODOS OS PODCASTS DA KBOING FM!

Fontes: Tecmundo, Techtudo, Olhar Digital, Diário da Região