PODCAST: Jogos no Tik Tok, Canabidiol para superbactérias, Cranberry e mais!

20 de maio de 2022, 15h04, por Amanda Ramalho
KBOING FM

Kboing em Alta, sexta-feira, dia 20 de maio!

Meta

A Meta anunciou o lançamento do Desafio RAP, sigla para Realidade Aumentada na Pele. O programa, que é exclusivo do Brasil, visa impulsionar iniciativas que aumentem a diversidade dentro do metaverso da empresa.

O Desafio oferecerá treinamento e premiações para projetos que aumentem a presença e melhorem a representação de pessoas pretas dentro do metaverso da Meta. Hoje, 56% da população brasileira se considera preta ou parda, porém, é bastante sub-representada em avatares e filtros no ambiente virtual.

Pesquisa Canabidiol

Pesquisadores da USP em Ribeirão Preto e da Unesp de Araraquara descobriram que o canabidiol, combinado com o antibiótico polimixina B pode ser eficaz no combate a superbactérias presentes no ambiente hospitalar.

Entre os alvos que foram atingidos com sucesso pelo medicamento estão algumas bactérias extremamente resistentes a antibióticos como infecções no sangue até pneumonias e meningite.

Imposto de Renda

Os contribuintes têm mais 11 dias para prestarem contas com o Leão. Como o prazo para a entrega da Declaração do Impostos de Renda 2022 termina no próximo dia 31 de maio, é hora de aproveitar os próximos dias para organizar os dados e evitar a correria. Até agora, mais de 12 milhões de declarações já foram entregues, o que representa um pouco mais de 65%.

Cranberry

Uma fruta que não é muito comum no Brasil, o cranberry, pode ter um papel muito importante na melhora da memória e da função cerebral, além de diminuir o chamado colesterol ruim.

De acordo com uma nova pesquisa de uma Universidade no Reino Unido, o estudo destaca o potencial neuroprotetor da fruta, principalmente entre pessoas com idades entre 50 e 80 anos. De acordo com os pesquisadores, o consumo de uma xícara de cranberry por dia pode trazer benefícios para a saúde neurológica e até mesmo prevenir doenças neurodegenerativas.

Veículos elétricos

O Senado aprovou um projeto de lei que cria uma política de incentivo tributário ao desenvolvimento de carros e veículos elétricos no Brasil. O projeto, proposto pela senadora Leila Barros e deferido pela Comissão de Ciência e Tecnologia, segue para análise da Comissão de Assuntos Econômicos.

De acordo com o texto, nos primeiros dez anos da regulamentação, as empresas do programa Rota 2030 aplicarão 1,5% dos benefícios tributários em pesquisas de instituições públicas sobre o desenvolvimento de carros elétricos.

Frio intenso

A massa de ar frio que afeta o centro-sul do país continua influenciando o clima em boa parte do Brasil. Com o deslocamento da Tempestade Subtropical Yakecan para o oceano, as temperaturas começam a subir.

O aviso de onda de frio, emitido pelo Inmet, permanece até às 23h de hoje (20), afetando as regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e o centro sul de Rondônia.

Tik Tok

TikTok está testando a integração de jogos em seu aplicativo de vídeos de curta duração. O objetivo é permitir que os jogadores façam streaming para os respectivos seguidores.

Um representante da empresa confirmou à Reuters que este teste está de fato acontecendo e que o objetivo é ter pequenos jogos de HTML-5.

Cobertura vacinal Covid-19

A Fiocruz emitiu um alerta sobre a estagnação da cobertura vacinal contra a Covid-19 no Brasil. A entidade também alertou para a desaceleração do aumento da curva de cobertura para a terceira dose entre adultos em todo o país.

O alerta foi emitido na última edição do boletim do Observatório Covid-19 da fundação, que apontou que 80% da população acima de 25 anos já está com o esquema vacinal completo. No entanto, nos grupos mais jovens, a terceira dose segue abaixo da média considerada satisfatória.

Vacinação Sarampo

Três em cada quatro crianças de Rio Preto ainda não foram tomar a dose de reforço da vacina contra o sarampo. A cobertura vacinal na cidade está bem abaixo da meta estupulada pelo Ministério da Saúde, que é de 90%.

Dados da Secretaria de Saúde de Rio Preto mostram que a adesão de crianças à campanha de vacinação contra o sarampo está em 25,5%. A campanha nacional segue até o dia 3 de junho para todas as crianças com idade de 6 meses a menores de cinco anos.

Fonte: TecMundo, Olhar Digital, Diário da Região