PODCAST: Instagram bugado, Airbnb, cibercriminosos candidatam-se a vagas de trablho e mais!

29 de junho de 2022, 15h12, por Amanda Ramalho

Kboing em Alta, quarta-feira, dia 29 de junho!

Tempestade Solar

O novo ciclo solar que começou em 2019 é considerado bem mais intenso do que o anterior, com um número maior de fenômenos ocorrendo no sol.

Entre os dias 25 e 26 de junho, a Terra foi atingida por uma tempestade solar. O acontecimento foi classificado como G1 na escala da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica.

Uma tempestade da classe G1 não afeta a saúde humana na superfície da Terra, mas pode causar uma interrupção nas flutuações da rede elétrica e nas operações de satélite.

Deepfakes para se candidatar a vagas

Cibercriminosos estão usando dados pessoais roubados e deepfakes para se candidatar a vagas de tecnologia em regime de trabalho remoto.

Segundo o FBI, a maior parte dos cargos, permitiria possibilidade de acessar informações corporativas confidenciais, após serem contratados, mesmo em caso das vagas remotas e home office.

No ano passado, a instituição já havia alertado que os deepfakes estão sofisticados e se aproveitando de todas as oportunidades.

Bug do Instagram

O Instagram está apresentando problemas para usuários no Brasil desde a noite de ontem, dia 28. Segundo relatos nas redes sociais, as falhas vão desde problemas no feed até a dificuldade de visualização e postagem de Stories. Apesar dos problemas terem iniciado ontem, ainda hoje a rede social apresentava instabilidades. Segundo o TecMundo, até o momento, o Instagram não comentou oficialmente sobre o assunto.

Parque da Ciência

No último final de semana o Butantan realizou um evento para comemorar a reinauguração do Parque da Ciência, em uma área verde com 725 mil metros quadrados e mais de 20 atrações ambientais, educativas e de lazer para todas as idades.

O evento também marcou a reabertura do Instituto Butantan ao público, após ficar fechado por dois anos por conta da pandemia. Por enquanto, o público já tem acesso ao Museu Biológico, ao Macacário, ao Serpentário, ao Horto Oswaldo Cruz e à Praça Vital Brasil.

Cabo USB-C

A Anatel disponibilizou uma consulta pública sobre a proposta que sugere a padronização de carregadores de celular. A consulta propõe que todos os carregadores de smartphones vendidos nos Brasil utilizem a entrada USB-C.

Recentemente, o parlamento europeu apresentou um projeto para a padronização da interface de carregamento por cabo USB Tipo C em diferentes dispositivos. A nova consulta pública brasileira é baseada na decisão da Europa e de outros países.

Cerveja e as bactérias intestinais

Você sabia que tomar pelo menos uma cerveja por dia pode fazer com que os homens tenham uma melhor diversidade de bactérias intestinais? Segundo um estudo feito pela Universidade de Nova Lisboa, de Portugal, o efeito é o mesmo até se a bebida não for alcoólica.

A teoria criada é que os polifenóis, compostos orgânicos vistos em frutas e plantas, da cerveja e os microrganismos resultantes do processo de fermentação do líquido são excelentes para o intestino. No entanto, é importante ressaltar que nem sempre uma maior diversidade das bactérias intestinais é algo positivo.

Airbnb

Uma medida do Airbnb que começou como segurança contra a pandemia de covid vai se tornar uma regra permanente. A plataforma está banindo de maneira definitiva em todos os países a realização de festas em casas, apartamentos e todo tipo de propriedade disponível para alugar.

A medida deve ter agradado a maioria dos proprietários, já que festas podem trazer todo tipo de dano às propriedades e incomodam os vizinhos.

A penalização é a suspensão da conta ou até o banimento completo da plataforma.

Mark Zuckerberg

Durante uma entrevista ao programa Mad Money, Mark Zuckerberg garantiu que até 2030, o metaverso terá mais de um milhão de usuários e que as compras de conteúdos digitais no universo podem gerar centenas de bilhões de dólares para a Meta.

Apesar da propriedade com que afirmou, o apresentador comentou que isso pode ser complicado já que apesar de não exigir um hardware específico é preciso ter um fone de ouvido VR ou um óculos AR para participar da experiência imersiva.  

Multas de Trânsito

O número de multas de trânsito aplicadas por agentes superou a quantidade de infrações registradas pelos equipamentos eletrônicos neste ano, em Rio Preto. Foram mais de 38 mil multas aplicadas por policiais militares e guardas municipais nos cinco primeiros meses de 2022.

 O cenário é inédito já que de acordo com relatórios produzidos pela Secretaria de Trânsito desde 2017, nos últimos cinco anos, a tecnologia sempre se sobrepôs à ação humana na fiscalização das normas previstas no Código de Trânsito Brasileiro.

Fonte: Tecmundo, Olhar Digital, Diário da Região,