PODCAST: INSS atendimento presencial, inscrição do FIES, dinheiro esquecido e mais!

14 de março de 2022, 14h47, por Amanda Ramalho
KBOING FM

Kboing em Alta, segunda-feira, 14 de março!

Dinheiro Esquecido

A partir desta segunda-feira, o Banco Central libera mais um lote de pagamentos de dinheiro esquecido e quem têm direito a receber a partir de hoje são os brasileiros que nasceram entre 1968 e 1983, e as empresas abertas neste período.

Para isso, basta entrar no site valoresareceber.bcb.gov.br  na data e na hora indicadas na consulta inicial ao sistema.

INSS presencial

O INSS retoma nesta segunda-feira, 14, o serviço de agendamento presencial nas agências de todo o país. A modalidade, que permite marcar um horário para ser atendido, foi suspensa em função da pandemia de Covid-19.

O agendamento pode ser feito pelo site, pelo aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135. Nos casos em que o cidadão não tem acesso à internet ou ao telefone, o agendamento pode ser feito diretamente nas agências.

As agências também vão retomar o atendimento presencial para retirar dúvidas dos usuários, sem a necessidade de prévio agendamento.

Venda de tablets

O lançamento do Android 12L, destinado aos dispositivos de telas maiores, dobráveis e Chromebooks, está deixando o Google bem animado. A empolgação com o sistema operacional é tanta que a companhia já prevê as vendas de tablets superando a comercialização de notebooks em um futuro próximo.

De acordo com o cofundador do Android, Rich Miner, o crescimento da quantidade de tablets vendidos começou a ser notado no segundo semestre de 2019 e acabou ganhando maior impulsão com a pandemia do coronavírus.

Preso por fazer Pix

Um idoso de 67 anos foi preso na semana passada em Fortaleza, depois de enviar uma série de recados para a ex-namorada, de 56 anos, utilizando o aplicativo de pagamentos instantâneos do Banco Central.

De acordo com o portal Uol, o homem passou a perseguir e ameaçar a ex há cerca de quatro meses. Com bloqueio telefônico e das redes sociais da ex, que já possui uma medida protetiva contra ele registrada na Delegacia de Defesa da Mulher, o insistente decidiu usar o campo de comentários do Pix para expressar o seu inconformismo contra o fim da relação.

Bruxismo na pandemia

Um estudo brasileiro apontou que sintomas de bruxismo iniciaram ou pioraram para grande parte da população durante a pandemia de covid-19. O aumento está relacionado aos maiores níveis de estresse e nervosismo experimentados durante o período.

O bruxismo consiste no hábito de apertar ou ranger os dentes, frequentemente como resposta a ansiedade e tensão. Entre os participantes do estudo, 76% relataram início ou piora desses sintomas no mês anterior à pesquisa e todos afirmaram ter sentido nervosismo e estresse no período de isolamento.

O questionário on-line aplicado entre maio e agosto de 2020 apontou que 85% dos respondentes relataram apertamento diurno, 57% ranger dos dentes e 71% disseram ter ambos os principais sintomas do bruxismo.

Kombi elétrica

A Volkswagen apresentou oficialmente a nova kombi elétrica. Bem moderna e reestilizada da primeira kombi criada nos anos 40.

A versão definitiva da Kombi elétrica faz sua estreia global 50 anos após a marca alemã ter apresentado a primeira versão elétrica da van, um VW T2 com tração traseira e 85 km de alcance que fez sua estreia na Feira de Hannover, na Alemanha.

Ela será lançada no mercado europeu em meados de julho, quando todos os dados sobre versões, preços e opcionais serão revelados. No ano que vem ela chega aos Estados Unidos e posteriormente ao Brasil, tanto na versão de passageiros como de carga.

Experiência de compra

Uma pesquisa conduzida pela PwC indicou a importância de fornecer uma boa experiência aos consumidores, principalmente os brasileiros.

De acordo com uma pesquisa intitulada "Experiência é tudo: Entenda o que realmente importa para seu cliente", 47% dos consumidores brasileiros deixariam de comprar de uma marca, mesmo que seja uma que eles gostem, em caso de experiência ruim.

Apesar das prioridades da decisão de compra dos clientes continuarem a ser preço e qualidade, experiências positivas vêm crescendo em influência em quase todas as indústrias.

Doença de Parkinson

Pesquisadores de Londres tentam desvendar problemas de saúde que podem ser precursores ou os primeiros sinais de alerta da doença de Parkinson.

Para isso, os cientistas analisaram os históricos de saúde de mais de 1 milhão de pessoas que viviam no leste de Londres entre 1990 e 2018. Os dados incluíram 1055 pessoas que desenvolveram Parkinson dentro do período analisado.

Os resultados mostraram que os sinais típicos da doença, como tremores e perda de memória, já podiam ser vistos em pacientes entre cinco a dez anos antes do diagnóstico acontecer. Mas, aliado a esses sintomas, dois outros foram encontrados como sinais de alerta confiáveis da doença: epilepsia e perda de audição.

FIES

As inscrições para o primeiro processo seletivo de 2022 do Fies serão reabertas. Com o período ampliado, os estudantes terão até às 23h59 de amanhã, dia 15 para se inscrever. A data do resultado da chamada regular, que seria divulgada no dia 15, também mudou e será publicada no dia 18 de março, no portal Acesso Único.

Para concorrer, o candidato precisa ter feito o Enem a partir de 2010 e ter obtido nota igual ou superior a 450 pontos. Outra exigência para inscrição é não ter zerado a redação.

Fonte: TecMundo, Agência Brasil, Olhar Digital