PODCAST: Google Banco Digital, por que o homem não foi mais a lua e muito mais!

05 de outubro de 2021, 15h14, por Amanda Ramalho
KBOING FM

Kboing em Alta, terça-feira, dia 5 de outubro!

Google banco

O Google desistiu de lançar o Plex, que ofereceria serviços bancários para seus usuários. Segundo notícia veiculada pelo The Wall Street, a saída de um executivo que supervisionava a proposta, bem como uma série de prazos supostamente perdidos, teriam contribuído para o fim dos planos.

Ligações telefônicas

O apagão do WhatsApp que aconteceu na tarde de ontem, dia 4, fez dobrar a procura por ligações telefônicas no país, em meio a uma necessidade crescente por formas de comunicação. Além disso, os clientes perceberam problemas como queda de ligação ou piora na qualidade da voz dos participantes das conversas.

Apagão das redes sociais

E por falar no apagão das redes sociais, que rolou ontem com Facebook, Instagram e WhatsApp, pode ter sido ocasionado por uma falha nos servidores do serviço e por isso aparecia o erro 5XX Server Error.

Na tarde de ontem, o Facebook usou o Twitter – uma das poucas redes que se mantiveram no ar – para avisar aos usuários que estavam cientes e que estavam fazendo o possível para restaurar o serviço – o que levou mais de 5 horas para acontecer e fez com que Mark perdesse mais de 6 bilhões de dólares.

Serviços afetados

Uma interrupção de quase seis horas não apenas bloqueou 3,5 bilhões de pessoas do Facebook e de vários outros aplicativos também afetou a indústria de jogos que dependiam dos serviços.

O exemplo mais óbvio é o Oculus, de propriedade também de Mark Zuckerberg, que exige para utilização desde outubro de 2020 aos novos usuários que tenham uma conta na rede social. Foram relatadas várias exclusões de contas da plataforma, algo que elimina todas as compras feitas pelo headset de realidade virtual aumentada.

YouTube

O YouTube lançou um novo recurso que permite a transição da exibição de vídeos do celular para navegadores em computadores. Caso o usuário feche o aplicativo para Android ou iOS durante a reprodução de um conteúdo, uma miniatura da produção aparecerá no canto inferior direito da interface na página inicial do serviço em PCs com a mensagem continue assistindo.

Homem na Lua

Em 20 de julho de 1969, após 14 anos da União Soviética e os Estados Unidos disputando o espaço na Corrida Espacial, a NASA colocou um ponto final ao aterrissar com segurança a Apollo 11 na Lua, carregando os astronautas Neil Armstrong e Buzz Aldrin. Mas... por que o homem nunca mais voltou para a lua?

A Corrida Espacial sempre foi sobre domínio e controle, do mundo e da tecnologia, e era só isso que os EUA visavam.

Falha do Google

O Google investiu US$ 1 milhão em um novo projeto da Linux Foundation para reforçar a segurança de projetos críticos de código aberto. No lugar de procurar e recompensar por bugs, o investimento da empresa é para resolver possíveis problemas de segurança antes que se tornem falhas no sistema.

Sesc SP

O Sesc de São Paulo irá reabrir seus teatros ao público a partir do próximo dia 15 de outubro. As unidades Consolação, Pompeia, Pinheiros, Vila Mariana, Guarulhos, Santos, Rio Preto e Jundiaí retomarão a realização de espetáculos em seus teatros com capacidade reduzida para até 30% do total de público, seguindo os protocolos de segurança contra a covid-19.

Para participar das atrações, o público deverá usar máscaras cobrindo nariz e boca. Também passa a ser obrigatória a apresentação do comprovante de vacinação, físico ou digital, contendo, pelo menos, a primeira dose da vacinação contra o coronavírus e um documento com foto. Os comprovantes digitais válidos são os disponibilizados pelas plataformas PoupaTempo, ConectSUS ou e-saúdeSP.

Cientistas de Rio Preto

42 pesquisadores de Rio Preto e região foram reconhecidos como os melhores da América Latina pelo AD Scientific Index 2021, ranking que reúne os 10 mil cientistas mais influentes da região.

Os profissionais integram o corpo docente e de pesquisa de duas universidades da cidade. Uma delas é a Faculdade de Medicina de Rio Preto (Famerp), que ficou em 82º lugar entre as 453 universidades listadas, com 15 cientistas citados.

O Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (Ibilce) também teve 27 cientistas listados. A faculdade é um campus da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp), que ficou em 2º lugar na lista, com 572 cientistas.

OUÇA TODOS OS PODCASTS DA KBOING FM!