PODCAST: Golpe digitais, Facebook lê mensagens do WhatsApp e muito mais!

08 de setembro de 2021, 15h24, por Amanda Ramalho
KBOING FMPODCAST: Golpe digitais, Facebook lê mensagens do WhatsApp e muito mais!

Kboing em Alta desta quarta-feira, dia 08 de setembro!

WhatsApp

O WhatsApp vai parar de funcionar em celulares com Android Ice Cream Sandwich (4.0) a partir de 1º de novembro. O aplicativo de mensagens atualizou a página da Central de Ajuda na última semana informando que o suporte do mensageiro será compatível apenas com smartphones com o sistema operacional Android 4.1 ou posterior.

Telegram tira sarro do WhatsApp

E ainda falando em aplicativos de mensagens, a rivalidade entre o Telegram e o WhatsApp já é conhecida e por vezes gera algumas interações divertidas entre os administradores de redes sociais das plataformas.
Um anúncio do WhatsApp sobre seu novo recurso chats entre iPhone e Android, rendeu um comentário do Telegram indicando que o rival esteja ultrapassado e ainda aproveitou para lembrar aos internautas que sua plataforma implementou um backup automático de todos os chats na nuvem.

Facebook lê mensagens do WhatsApp

Um dos recursos mais importantes do WhatsApp é a privacidade, né! Com a criptografia de ponta a ponta o mensageiro diz que ninguém pode ter acesso ao conteúdo de mensagens trocadas, nem mesmo o Facebook, dona do aplicativo. Porém, uma investigação mostra que isso pode não estar acontecendo.

Jeff Bezos e cosméticos

Após deixar o cargo de CEO na Amazon e viajar ao espaço com a Blue Origin, o empresário Jeff Bezos está caminhando para outro segmento.
De acordo com o MIT Technology Review, Jeff é um dos principais financiadores de uma startup que pesquisa técnicas de rejuvenescimento do corpo humano a partir da biotecnologia.

Energia para dessalinizar água

A Arábia Saudita anunciou a construção da primeira usina de domo solar capaz de dessalinizar água. A iniciativa é uma parceria entre o governo do país com a empresa privada Solar Water — sediada em Londres — e tem como objetivo desenvolver uma nova técnica neutra em carbono, livre de produtos químicos poluentes e sem grandes quantidades de eletricidade para transformar a água do mar em água doce potável, em escala de massa e comercial.

Novidades na Apple

A Apple anunciou um evento online para o dia 14 de setembro! A empresa não confirmou nada, mas a expectativa é para a chegada do novo iPhone 13.

No convite enviado à imprensa, a marca indica que a transmissão será realizada diretamente do Apple Park, na Califórnia, às 14h no horário de Brasília e poderá ser visto no site oficial da Apple e no canal do YouTube.

Golpes Digitais

O número de ataques fraudulentos contra brasileiros chegou a 1,9 milhão no primeiro semestre de 2021, um aumento de 15,6% com relação ao mesmo período do ano passado. De acordo com o Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian, a alta foi puxada principalmente pelas ações criminosas contra pessoas de até 25 anos.

Procon-SP

O Procon-SP notificou diversas instituições financeiras solicitando explicações sobre um novo tipo de golpe do boleto. O crime virtual voltou repaginado e usa informações coletadas em megavazamentos de dados. Com essas informações, os golpistas enviam mensagens de celular e e-mails para potenciais vítimas com ofertas de acordos de renegociação de dívidas e até de pagamento de faturas de cartão de crédito, além de links para downloads e acesso a sites falsos.

Vacinação Rio Preto

A Secretaria de Saúde de Rio Preto informou que a partir desta quarta-feira, 8 de setembro, o drive-thru de vacinação da Swift será exclusivo para a aplicação da dose adicional em idosos de 90 anos ou mais que tenham recebido a segunda dose dos imunizantes há seis meses.

A expectativa é que com a alteração ocorra agilidade na vacinação dos idosos e também dos outros grupos incluídos na campanha: adolescentes de 12 a 17 anos para primeira dose e segunda dose dos demais grupos agendados ou faltosos.

OUÇAS TODOS OS PODCASTS DA KBOING FM!

Fonte: Diário da Região, G1, Olhar Digital, TecMundo, TechTudo