PODCAST: Fortnite fora da China, games na Netflix, confusão no iFood e mais

03 de novembro de 2021, 16h01, por Amanda Ramalho
Kboing FM

Kboing em Alta, quarta-feira, dia 3 de novembro!

Netflix

A Netflix anunciou chegada oficial dos games ao aplicativo do serviço, inclusive em território brasileiro. A novidade pode ser encontrada no aplicativo a partir de hoje em dispositivos Android, posteriormente chegando também ao iOS.

Por enquanto, serão apenas cinco jogos liberados, sendo dois deles já existentes no mercado e baseados no fenômeno Stranger Things. Os demais são títulos de basquete, cartas e bilhar.

Facebook

A Meta, holding que agora controla o Facebook, anunciou que irá desativar o sistema de reconhecimento facial da rede social. A mudança representará uma das maiores no uso do reconhecimento facial na história da tecnologia.

Segundo a empresa, mais de um terço dos usuários ativos diários do Facebook utilizam a configuração de reconhecimento facial. Com isso, os algoritmos de reconhecimento de pessoas em fotos e vídeos, além da ferramenta de identificação tradicional, serão desligados.

Tratamento contra depressão

Pesquisadores da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, afirmam que descobriram um tratamento inovador contra a depressão. A ideia é tratar os pacientes com ímãs que têm a função de estimular o cérebro.

Segundo os cientistas, cerca de 80% dos voluntários tiveram remissão da depressão após o procedimento. A técnica é uma versão modificada da estimulação magnética transcraniana que funciona levando altas doses de pulsos magnéticos ao cérebro do paciente.

Fortnite e Yahoo

Menos de um mês após o LinkedIn anunciar o encerramento das suas atividades na China, a Epic Games confirmou a descontinuação do jogo Fortnite no mercado chinês, quase ao mesmo tempo em que o Yahoo também divulgava sua saída.

No caso dos games, os títulos passam por um complicado processo de aprovação antes do lançamento, enfrentando uma forte censura. O Fortinite permanece na China até o dia 15 de novembro, enquanto o Yahoo encerrou as atividades no dia 1º de novembro.

Atividades espaciais

Final do ano chegando e com ele os espetáculos do espaço.

Novembro promete três noites com chuva de meteoros com várias estrelas cadentes no céu. Vênus, Júpiter e Saturno também poderão ser vistos à oeste num show a parte durante todo este mês.

Os meteoros de touro terão pico na próxima sexta-feira, dia 5 de novembro. No dia 19 de novembro teremos um eclipse lunar parcial.

Astrônomo brasileiro

O brasileiro Rubens de Azevedo, um dos mais importantes astrônomos que o Brasil já teve, virou nome de um asteroide.

A União Brasileira da Astronomia anunciou que o asteroide 84342, descoberto pelo brasileiro em 2002, acaba de ser nomeado oficialmente como Rubensdeazevedo.

Confusão do iFood

Segundo o site TecMundo, o iFood confirmou que a mudança de nomes de restaurantes não foi fruto de um ataque hacker. A ação foi realizada por um funcionário com privilégios para trocar o nome dos restaurantes.

De acordo com o iFood, os dados de clientes e entregadores não foram comprometidos durante o ataque realizado pelo funcionário e o aplicativo já opera normalmente.

O ataque realizado contra o iFood ocorreu na noite de domingo. Durante algumas horas, diversos restaurantes tiveram seus nomes alterados para ataques políticos e mensagens apoiando o atual presidente.

Smartphones X Crianças

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Mobile Time e Opinion Box sobre o uso de smartphones por crianças, houve um aumento significativo de crianças com um celular próprio, ocasionado pelo isolamento social e o ensino à distância no período da pandemia de covid-19.

Em famílias cujos pais possuem smartphones, 49% das crianças de 0 a 12 anos possuem um aparelho próprio. O aumento foi maior em crianças da faixa etária entre 7 e 9 anos, onde a proporção cresceu de 52% para 59% no intervalo de um ano, seguido do grupo de 10 a 12 anos que subiu de 76% para 79%.

Obras na BR-153

A Triunfo Transbrasiliana, concessionária do trecho paulista da BR-153, vai dar início as obras de duplicação em 51 quilômetros entre Icém e Rio Preto. As obras estão estimadas em R$ 455 milhões.

A empresa solicitou a Licença de Instalação da empreitada, após autorização da Justiça Federal para que a Triunfo faça a duplicação mediante reajuste nos pedágios em Onda Verde e José Bonifácio. Outro trecho de 33 quilômetros da BR, entre Promissão e Getulina, também serão duplicados.

Fonte: Diário da Região, TecMundo, Olhar Digital