artistas

PODCAST: Fim do uso de máscaras, cochilo pode indicar Alzheimer e mais

18 de março de 2022, 20h42, por Amanda Ramalho
KBOING FM

Kboing em Alta, sexta-feira, 18 de março de 2022!

Estalar os dedos

Muitas pessoas acreditam que o hábito de estalar os dedos pode ocasionar problemas nos ossos e articulações. No entanto, ortopedistas revelam que essa situação não é uma realidade.

Vários estudos testaram se este hábito tinha efeitos nefastos para a saúde das articulações, como se provocasse artrite. Mas isso também não é real. Os cientistas sabem que o estalar das articulações torna-as mais soltas, podendo causar um bem-estar imediato a quem o faz.

Fim das máscaras

O governador do estado de São Paulo, João Doria anunciou ontem, dia 17, através do Twitter, o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras até em locais fechados, como lojas e supermercados.

O momento tão aguardado depois de 2 anos chega ao fim graças ao avanço da vacinação e da queda no número de internações e óbitos.

Agora, em lojas e supermercados você pode entrar sem máscaras, se quiser. A proteção segue obrigatória em unidades de saúde, hospitais e transporte público como ônibus, trens e metrô.

Android 13

O Google liberou a segunda prévia do Android 13, com algumas das novidades programadas para estrear na próxima geração do sistema operacional. O pacote disponibilizado para os desenvolvedores adiciona, por exemplo, melhorias no sistema de notificações do celular.

Pensando em ajudar o usuário a se concentrar nos alertas importantes, a versão traz uma nova permissão de execução para notificações. Com a mudança, os apps vão precisar pedir autorização para enviá-las, permitindo gerenciar melhor quais delas você deseja receber.

Reclamações consumidor

A Secretaria Nacional do Consumidor, órgão do Ministério da Justiça, divulgou os números finais do levantamento Consumidor em Números 2021. Foram 1.823.797 atendimentos no Brasil em 2021, o que representa uma média de 150 mil/mês. Já os atendimentos virtuais, feitos pela plataforma Consumidor.gov.br, totalizaram 1.434.101 reclamações finalizadas.

O boletim anual é uma compilação dos dados do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (Sindec), que é utilizado por todos os Procons do País, exceto o do estado de São Paulo.

Nubank

O Nubank decidiu ampliar o público elegível para ter acesso à conta PJ de sua plataforma, que agora passa a aceitar a adesão de empresas com dois ou mais sócios.

Lançada em 2019, a conta PJ do Nubank só estava disponível, até então, para as empresas de sócio único, também chamadas de empresas unipessoais. Com a novidade, as firmas que têm múltiplos sócios já podem utilizar o serviço, que guarda algumas semelhanças com a conta digital para pessoas físicas.

Alimentação saudável

Segundo uma nova pesquisa realizada por cientistas noruegueses, a substituição de carnes vermelhas e processadas, bebidas açucaradas e grãos refinados por uma alimentação rica em grãos integrais, legumes, carnes magras, frutas e nozes aumenta a expectativa de vida em até 13 anos.

A alimentação inadequada resulta em diversos problemas de saúde ao redor do mundo e está associada a fatores de risco que causam aproximadamente 11 milhões de óbitos por ano. Cientistas indicam que quanto mais cedo for alterada a dieta, melhor será a perspectiva de mais anos de vida.

Doença de Alzheimer

Você sabia que os famosos e comuns cochilos, principalmente por longos períodos, pode ser um indício da presença da doença de Alzheimer em estágio inicial. De acordo com um estudo publicado pelo periódico "Alzheimer's and Dementia", a descoberta discorda de estudos anteriores que falavam sobre o benefício deste hábito para a saúde, melhora no humor, estado de alerta e desempenho em tarefas mentais, por exemplo.

Segundo a pesquisa, isso pode ser um sinal de envelhecimento acelerado. A principal vantagem é que, se você não costumava tirar sonecas e percebe que está começando a ficar mais sonolento durante o dia, pode ser um sinal de declínio da saúde cognitiva.

Medicina

Um jovem autista foi aprovado em primeiro lugar em Medicina na Universidade Federal de Jataí, Goiás.

Elizeu Augusto de Freitas Junior, de 19 anos, tem Transtorno de Espectro Autista e mora no município de Candeias do Jamari, Rondônia. Com muita força de vontade, o jovem estudava oito horas por dia em casa e em plataformas online, em um curso de redação. Foi o que também resultou no seu ótimo desempenho no qual obteve 840 pontos.

Planos de saúde idosos

O medo do coronavírus e o acelerado processo de envelhecimento da população fez crescer o número de idosos com planos de saúde em Rio Preto durante a pandemia. A adesão do grupo que já paga as mais altas mensalidades ao contratar o serviço cresceu 7,8% nos últimos quatro anos, de acordo com dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar.

O aumento de beneficiários idosos também puxou o crescimento total de clientes com planos de saúde, em Rio Preto. De 200.667 beneficiários, em 2018, a cidade passou a ter 211.886. Um aumento de 5,6%.

Fonte: Diário da Região, TecMundo, Olhar Digital

Comentários