PODCAST: Feed cronológico no Instagram, chuvas fortes, fake News no Twitter e mais

06 de janeiro de 2022, 15h12, por Amanda Ramalho
KBOING FM

Kboing em alta, quinta-feira, dia 6 de janeiro!

Facebook

O Facebook eliminou a moderação de conteúdo político semanas antes da invasão do Capitólio dos Estados Unidos, no dia 6 de janeiro de 2021. Um levantamento realizado pelo The Washington Post apontou que 650 mil postagens questionando a vitória de Joe Biden inundaram a rede social entre os dias de eleição e posse do presidente dos EUA.

O relatório foi realizado a partir da análise de milhões de postagens diárias, documentos internos da Meta e entrevistas com ex-funcionários. A investigação conclui que o Facebook teve um papel importante para os confrontos que resultaram na morte de cinco pessoas, ao permitir uma onda crescente de desinformação.

Huawei

A Huawei revelou que a receita da empresa deve diminuir quase 30% em relação às arrecadações de 2021. Infelizmente, o novo ano também não deve ser tão fácil para a companhia chinesa, ainda mais após a proibição comercial sancionada nos Estados Unidos.

A companhia prevê que a receita de 2021 alcance mais US$ 99 bilhões e, caso a previsão seja confirmada, os números devem representar uma queda de 28,9% em relação ao faturamento arrecadado no último ano.

Twitter

Ontem a hashtag TwitterApoiaFakeNews estava entre os assuntos mais comentados do Twitter no Brasil.

A presença do termo em publicações na rede social foi a forma encontrada pelos usuários para chamar a atenção em relação à ausência de uma ferramenta contra a propagação de desinformação na versão nacional da plataforma.

Já utilizada nos Estados Unidos, Austrália e Coreia do Sul, a função estreou em agosto do ano passado, com foco inicial em denunciar publicações que tenham informações falsas relacionadas à pandemia do novo coronavírus

Feed cronológico

O Instagram começou os testes para o retorno do feed cronológico ao aplicativo, disponível para Android e iPhone.

Segundo o executivo da rede social, os usuários do Instagram poderão escolher entre três opções de feed: baseado em classificações feitas por algoritmos, cronológico e "Favoritos" — recurso inédito que permite visualizar apenas publicações de perfis selecionados. A novidade deve chegar a todas as contas no primeiro semestre de 2022.

Detergente biodegradável

Um detergente biodegradável para lavar louças, que não prejudica o meio ambiente, foi criado por duas estudantes de um colégio em Santa Catarina.

Vitória Chiaratti e Gabriella Costa Pereira começaram a pesquisa em 2019, quando estavam na 1.ª série do Ensino Médio, durante as aulas de Iniciação Científica.

Durante os estudos, elas chegaram à conclusão de que o detergente comum, possui fosfatos em excesso, o que impede a circulação de oxigênio na água e é danoso ao meio ambiente. Por isso, pesquisaram uma fórmula eficiente e conseguiram chegar a dois produtos: um detergente em barra e uma embalagem, ambos biodegradáveis.

Crianças com asma

Cerca de 2 milhões de casos de asma em crianças podem ser causados ​​por um poluente atmosférico relacionado ao tráfego de veículos, que é um problema principalmente nas grandes cidades de todo o planeta.

Um novo estudo conduzido pela universidade de George Washington, descobriu que o dióxido de nitrogênio coloca as crianças em risco de desenvolver asma.

Vacinação infantil contra Covid

O Ministério da Saúde incluiu ontem, dia 5, crianças de 5 a 11 anos no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19.

Vale lembrar que a imunização das crianças com a vacina da Pfizer já havia sido autorizada em 16 de dezembro pela Anvisa.

A data de início da aplicação das doses ainda não foi anunciada. Segundo o ministério, o primeiro lote de vacinas pediátricas deve chegar ao país no próximo dia 13. A distribuição aos estados começará a ser feita no dia seguinte, se o cronograma for cumprido.

IBGE 2022

O IBGE prorrogou até o dia 21 de janeiro as inscrições do processo seletivo para o Censo Demográfico de 2022.

Em Rio Preto são ofertadas 489 vagas temporárias, sendo 444 vagas para recenseador e 45 para agente censitário. As inscrições podem ser feitas pela internet e as provas serão realizadas no dia 10 de abril.

Chuva forte em Rio Preto

A Defesa Civil de Rio Preto disparou um alerta sobre chuvas intensas que podem acontecer nos próximos quatro dias na região de Rio Preto. A previsão é de tempestade de até 100 milímetros. Por isso, é preciso redobrar a atenção já que o excesso de água no pavimento aumenta o risco de instabilidade de solo.

Segundo levantamento meteorológico da Defesa Civil, a previsão é de fortes chuvas em curto espaço de tempo, o que pode resultar em pontos de alagamentos.

OUÇA TODOS OS PODCASTS DA KBOING FM!

Fonte: Olhar Digital, TecMundo, TechTudo, Diário da Região, Só Notícia Boa