PODCAST: Explicações Uber e 99, Superlua de 2022, exclusão TikTok e muito mais

01 de julho de 2022, 15h21, por Amanda Ramalho

Kboing em Alta, sexta-feira, dia 01 de julho!

Parceria iFood e Polícia Militar

A Polícia Militar do Rio de Janeiro e o serviço de delivery de refeições iFood devem anunciar em breve uma parceria para coibir uma onda de crimes que vêm sendo cometidos por bandidos disfarçados de entregadores. Segundo o jornal Extra, uma reunião teria sido marcada para a semana que vem, para traçar estratégias de combate a esse tipo de assalto, que ocorre também em outras cidades.

Uma das ações, seria a instalação de algum dispositivo de segurança nas motos, como foi feito pela Uber.

Shopee TV

A Shopee fará sua estreia na televisão brasileira na próxima semana através da série Todas as Garotas em Mim, da Record. O E-commerce aparecerá cinco vezes na história entre os dias 4 e 11 de julho para mostrar seu aplicativo e intensificar a campanha 7.7 Aniversário Shopee.

Dentro da trama, as compras online ficarão por conta da protagonista Mirela, interpretada pela atriz Mharessa. A personagem principal é digital influencer e será convidada para divulgar a campanha Dia Shopee de julho.

Atualização do WhatsApp

O WhatsApp começou a testar um novo limite de tempo de apagar mensagens para todos os usuários de um chat. Com a mudança, é possível deletar conteúdos enviados depois de até 2 dias e 12 horas.

O novo limite que está sendo testado marca um grande avanço em relação à janela de tempo praticada pelo WhatsApp. Atualmente, o aplicativo permite apagar mensagens enviados em até uma hora, oito minutos e 16 segundos.

Cancelamento de app

Os cancelamentos de viagens têm se tornado um problema recorrente para usuários dos aplicativos de transporte em várias cidades, como mostram os diversos relatos nas redes sociais nos últimos meses. De olho nas reclamações, a Secretaria Nacional do Consumidor pediu explicações sobre a prática às plataformas Uber e 99.

Em nota divulgada, o órgão vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública informou que está em busca de esclarecimentos relacionados às políticas de cancelamento de corridas das companhias. Também foi solicitado um maior detalhamento a respeito do funcionamento dos canais de reclamação disponibilizados pelos apps.

TikTok

O TikTok divulgou o Relatório de aplicação das Diretrizes da Comunidade do primeiro trimestre de 2022. Segundo dados do relatório, entre janeiro e março, mais de 20 milhões de contas foram removidas da plataforma por suspeita de pertencerem a menores de 13 anos. No último trimestre de 2021, esse número ultrapassou 15 milhões.

A rede social ainda deletou cerca de 20,8 milhões de contas falsas do aplicativo no último trimestre.

SuperLua

Depois da Superlua de Morango o fenômeno volta a se repetir com a lua cheia de julho. Tradicionalmente, a lua cheia desse mês é conhecida como Lua dos Cervos, mas possui ainda outras denominações como Lua do Trovão.

As definições de superlua podem variar bastante, já que o tamanho em que o satélite parece maior visto aqui da terra é relativo. No entanto, os observatórios consideram que a Lua dos Cervos será a terceira Superlua de 2022, sendo a maior delas.

Visitas no Instagram

Nos últimos dias, rumores de que o Instagram exibiria o histórico de visitas do seu perfil tomaram conta da internet. Um suposto print em inglês mostrando como funcionaria o recurso repercutiu nas redes sociais.

Na foto, um usuário recebe uma notificação com a mensagem "fulano visitou seu perfil". Apesar do susto coletivo, a notícia de que a rede social mostrará quem visitou o seu perfil é falsa.

Regra dos refrigeradores

A partir de hoje todos os refrigeradores que chegarem ao comércio brasileiro, fabricados nacionalmente ou importados, devem exibir a nova Etiqueta de Conservação de Energia Elétrica do Inmetro. A nova etiqueta traz três subclasses, indicando diferença de consumo de até 30% entre os produtos mais eficientes. Além disso, introduz um QR Code que, no primeiro momento, vai remeter o consumidor ao status do registro do refrigerador.

Transporte de carga

As empresas de transporte de carga da região de Rio Preto vivem um momento de pressão, com aumento acumulado neste ano de 37% no preço do óleo diesel e mais o aumento da tabela do frete divulgado nesta semana pela Agência Nacional dos Transportes Terrestres que varia entre 7% e 10%. Quem trabalha no setor de logística não tem outra alternativa a não ser repassar o valor diretamente para os clientes. Se antes a ferramenta era a negociação, agora, passou a ser o gatilho nos contratos, o que têm impacto direto no custo do transporte e no preço final dos produtos.

Fonte: Olhar Digital, TecMundo, Diário da Região, Agência Brasil