artistas

PODCAST: Demissões na Netflix, Golpes do Pix, tatuagem que monitora pressão e mais!

24 de junho de 2022, 15h08, por Amanda Ramalho

Kboing em Alta, sexta-feira, dia 24 de junho!

KBOING FM

Netflix

Na tentativa de aliviar os custos, a gigante do streaming demitiu mais de 300 funcionários na última quinta-feira. As demissões acontecem pouco tempo após a empresa cortar cerca de 150 empregados em maio.

Em abril, a Netflix revelou ter perdido 200 mil assinantes apenas no primeiro trimestre de 2022, gerando uma queda brusca nas ações de quase 40%. Além da pandemia da COVID-19, a empresa também culpa a ascensão de serviços concorrentes, como Disney+, HBO Max entre outros.

Demissões

Na onda de demissões em massa nos últimos meses, chegou a vez da Shopee e do iFood. Ambas as empresas, que são bem populares no Brasil, realizaram vários cortes.

A Shopee demitiu cerca de 50 funcionários brasileiros na última segunda-feira, segundo a plataforma Layoffs.

No caso do iFood, a empresa demitiu pelo menos 20 pessoas, segundo o Estadão. Na plataforma, o número apontado é de 60 trabalhadores.

Tatuagem pressão

Foi criada uma solução confortável e precisa para medições contínuas da pressão arterial em ambientes não clínicos. Desenvolvida por pesquisadores da Universidade do Texas, trata-se de uma tatuagem eletrônica de grafeno, que pode permanecer no pulso por horas.

Monitorar continuamente a pressão arterial é um procedimento essencial para a compreensão de várias condições de saúde, principalmente doenças cardiovasculares. Essa medida fornece subsídios para diagnóstico médico e também permite que as plataformas de monitoramento consigam estabelecer uma correlação da doença com o comportamento e hábitos do paciente.

Investimentos Nubank

O Nubank anunciou mais uma opção de investimento em renda fixa aos clientes do banco: os CDBs prefixados. Até então, a companhia só oferecia os CDBs pós-fixados, disponibilizados aos investidores em outubro do ano passado — ambas as opções rendem mais que a poupança.

De acordo com a empresa, as opções de investimento em CDBs prefixados estão em testes e foram disponibilizadas apenas a um grupo seleto de clientes do banco. Porém, a novidade continuará sendo lançada gradualmente.

Losartana

A Anvisa determinou a interdição e recolhimento de lotes de medicamentos de vários fabricantes que contenham o princípio ativo losartana – um conhecido anti-hipertensivo muito usado no Brasil. As restrições ocorrem devido à presença da impureza azido em concentrações superiores aos limites de segurança aceitáveis.

De acordo com a Anvisa, os pacientes que fazem uso da losartana devem continuar utilizando o seu medicamento, ainda que estejam usando um dos lotes afetados. Isso porque a hipertensão e a insuficiência cardíaca são doenças que exigem um acompanhamento constante, ou seja, qualquer alteração no tratamento só deve ser feita com conhecimento do médico.

Golpe do Pix

A empresa de cibersegurança PSafe revelou um aumento de mais de 350% no número de tentativas do chamado golpe do Pix nos meses de abril e maio, quando comparados com o bimestre fevereiro/março deste ano.

Ao todo, foram mais de 424 mil bloqueios de golpes com a temática Pix no País em abril/maio registrados pela empresa, contra pouco mais de 92 mil detecções no bimestre anterior.

Tribunal Eleitoral

Em mais uma ação para combater a desinformação sobre as eleições nas redes sociais, o Tribunal Superior Eleitoral usou o Kwai para mostrar como é uma urna eletrônica por dentro. As gravações, divulgadas na plataforma de vídeos curtos trazem o equipamento sendo desmontado.

Apresentados pelo coordenador de Tecnologia Eleitoral do órgão, Rafael Azevedo, os vídeos explicam, em linguagem simples, tudo sobre o dispositivo que começou a ser utilizado no país na década de 90.

Internet no Brasil

O número de domicílios no Brasil com acesso à internet saltou 9% entre 2019 e 2021. É o que revela a pesquisa anual TIC Domicílios, divulgada esta semana pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil. No total, 59,4 milhões de residências já são atendidas, o que responde por uma fatia de 82%.

Realizada desde 2005, o levantamento fornece dados importantes sobre o uso, acesso e hábitos dos brasileiros quando o assunto são as Tecnologias da Informação e Comunicação.

General Motors

A General Motors fechou uma parceria com uma startup israelense para implantar um sistema de inteligência artificial no processo de inspeção de veículos. Fundada em 2016 e empresa fabrica sistemas de diagnóstico de veículos que usam sensores e Inteligência Artificial para identificar peças danificadas ou problemas de manutenção.

A GM planeja autorizar o uso da tecnologia de inteligência artificial em todas as concessionárias dos Estados Unidos.

Fonte: Tecmundo, Olhar Digital

Comentários