PODCAST: Curativo via wi-fi, o que é um bom abraço e muito mais!

03 de dezembro de 2021, 15h38, por Amanda Ramalho
KBOING FM

Kboing em Alta, sexta-feira, dia 3 de dezembro!

Café para o intestino

Assim como se espreguiçar ao acordar, tomar uma xícara de café faz parte da rotina matinal de muitas pessoas. A bebida acelera os níveis de energia com apenas uma dose de cafeína e para uma parcela da população, ativa rapidamente a atividade intestinal disparando uma vontade urgente de ir ao banheiro.

Alguns estudos sugerem que não é a cafeína que acaba causando a vontade de ir ao banheiro. O café é uma bebida complexa que contém mais de mil compostos químicos, com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Por isso, descobrir e validar como eles afetam o intestino é um desafio.

Um bom abraço

Você sabe o que caracteriza um bom abraço? Segundo um estudo britânico, abraços de 5 ou 10 segundos são mais agradáveis que os de 1 segundo, além de proporcionarem maior sensação de controle aos participantes do contato.

A pesquisa também sugere que abraços cruzados são mais comuns, especialmente entre dois homens. Neles, um dos braços está cruzado sobre o ombro do parceiro, e o outro sobre sua cintura.

Curativo

Para auxiliar no tratamento de ferimentos, pesquisadores desenvolveram um curativo que envia dados de umidade do machucado por Wi-Fi e que pode ser acompanhado em tempo real. Essa tecnologia é importante porque, até então, a única forma de verificar a condição de cicatrização é removendo o curativo, o que pode atrasar o processo de reparação do tecido.

Esse não é o primeiro caso de curativo inteligente – um dispositivo criado por pesquisadores brasileiros, por exemplo, usou açafrão em sua composição. Porém, a nova técnica se destaca na forma como usa a tecnologia para manter os profissionais informados sobre um detalhe importante na recuperação de feridas.

ENEM 2021

Os participantes do Enem 2021, que deixaram de fazer o exame por motivo de doença infectocontagiosa ou por problema de logística ou de infraestrutura, previstos nos editais das versões impressa e digital, têm até hoje, dia 3, para solicitar a reaplicação. Ela deve ser feita na Página do Participante, onde também será divulgado se o pedido foi aprovado.

Bolsa Jovem

E ainda falando sobre educação, a Prefeitura de São Paulo recebe até o sábado, dia 4, as inscrições para o Bolsa Jovem, programa que oferece cinco mil vagas em cursos de qualificação profissional com auxílio de R$ 569,25. Podem participar alunos da rede municipal de ensino, com idades entre 16 e 20 anos, que estejam no ensino médio ou no Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos.

As inscrições devem ser feitas pelo Portal do Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo

Facebook Protect

O Facebook está lançando no Brasil o Facebook Protect, um projeto trará mais segurança para contas de usuários potencialmente mais vulneráveis, como defensores dos direitos humanos, jornalistas e funcionários de governo.

De acordo com o Facebook, os grupos não precisam fazer nada a menos que sejam acionados pela rede social a fazerem o cadastro. Como parte do projeto, a autenticação de dois fatores vai ser facilitada para esses usuários de modo que seja mais difícil para essas contas sofrerem invasões.

Invasão Panasonic

A fabricante de eletrônicos japonesa Panasonic declarou publicamente que seus servidores foram vítimas de um ataque cibernético que comprometeu a segurança do sistema e resultou em vazamento de dados.

A empresa informou que a invasão foi descoberta no dia 11 de novembro, com uma rede acessada ilegalmente por terceiros, confirmando que alguns dados foram acessados durante a invasão.

Até o momento, ainda não foi possível estimar quais dados foram comprometidos pelo incidente.

Lockdown para não vacinados

Para tentar conter o avanço da Covid-19, a Alemanha decidiu impor um lockdown para não vacinados. Pessoas que se recusarem a tomar o imunizante, não poderão frequentar bares, restaurantes, lojas e praticamente qualquer outro tipo de estabelecimento. As exceções são lugares essenciais, como supermercados e farmácias.

Dose adicional

E por aqui... O governo do Estado de São Paulo decidiu voltar atrás e manter a obrigatoriedade de máscaras ao ar livre como medida de prevenção ao coronavírus.

O Estado de São Paulo também anunciou a antecipação da dose de reforço. Agora, quem tomou a segunda dose há pelo menos quatro meses pode receber o reforço, que anteriormente, o intervalo era de cinco meses. As duas medidas foram tomadas por precaução devido à variante Ômicron.

Em Rio Preto, todos que receberam a segunda dose dos imunizantes Coronavac, AstraZeneca e Pfizer até o dia 3 de agosto poderão receber a dose adicional.

OUÇA TODOS OS PODCASTS DA KBOING FM!

Fonte: Olhar Digital, TecMundo, Agência Brasil, Diário da Região