PODCAST: Crise de fibra ótica, vacina contra varíola, cirurgia inédita faz homem voltar a andar e mais

26 de julho de 2022, 14h23, por Amanda Ramalho

Kboing em Alta, terça-feira, dia 26 de julho!

KBOING FM

Garimpo Ilegal

As gigantes da tecnologia Apple, Microsoft, Amazon e Alphabet (holding dona do Google) utilizaram ouro extraído ilegalmente de terras indígenas brasileiras, na Amazônia, em seus componentes eletrônicos. O material foi comprado de uma refinadora italiana chamada Chimet e de uma brasileira chamada Marsam.

A revelação foi feita na última segunda-feira pelo site Repórter Brasil. De acordo com a investigação do veículo, os metais de origem ilegal foram adquiridos pelas empresas de tecnologia em 2020 e 2021.

Novos golpes      

Em um novo golpe na internet, cibercriminosos estão se passando por uma operadora de telefonia móvel para distribuir o trojan Grandoreiro, capaz de roubar dados bancários das vítimas por e-mail.

O alerta foi dado pela ESET que informou que a campanha maliciosa usa faturas falsas da Vivo para fazer cobranças. A mensagem, com caráter de urgência, é enviada por e-mail inclui um arquivo em formato zip, cujo download é exigido para o pagamento da suposta dívida.

Netflix

O aplicativo da Netflix em dispositivos iPhone e iPad finalmente direciona automaticamente seus novos usuários para uma página de inscrição. Antes, novos assinantes precisavam acessar a Netflix por conta própria no navegador e fazerem suas contas antes de entrarem no app.

A mudança vem pouco tempo depois da Apple deixar aplicativos de leitura fazerem esse tipo de direcionamento para inscrição.

Crise de fibra ótica

Depois da crise dos chips, o mundo pode estar vivendo agora uma escassez geral de fibra ótica, o que pode atrasar a expansão de tecnologias como o 5G, que acabou de chegar ao Brasil. De acordo com o mais recente relatório da Cru Group, empresa especializada em análise de mercado, o preço do componente aumentou em 70% nos últimos 18 meses devido à alta procura.

Embora o 5G esteja no radar dos consumidores, a escassez de fibra ótica pode afetar diversas infraestruturas de comunicação, ao criar um gargalo que impediria projetos de expansão de serviços como armazenamento em nuvem, hospedagem de sites, servidores e data centers.

Vacina de varíola

A Comissão Europeia deu permissão para que a vacina da Bavarian Nordic contra a varíola dos macacos seja comercializada. O órgão seguiu a recomendação da Agência Europeia de Medicamentos na semana passada.

O imunizante Imvanex, da empresa de biotecnologia dinamarquesa, recebeu a aprovação um dia após a Organização Mundial de Saúde declarar emergência global e falar sobre como a doença se espalha rapidamente.

O imunizante já tem autorização da União Europeia desde 2013.

Nova carteira de identidade

Começa a ser emitida nesta terça-feira a nova carteira de identidade nacional, que deve adotar o CPF como registro geral e único para todos os brasileiros. O primeiro estado a receber o novo documento será o Rio Grande do Sul, seguido do Acre, Distrito Federal, Goiás, Minas e Paraná. Ainda não há previsão para os demais estados.

A nova versão do documento deve conter um QR Code para validação eletrônica de autenticidade, além de também servir como documento de viagem. Isso porque foi incluído no documento o MRZ, um código de padrão internacional usado em passaportes.

Coleta indevida de dados

O Ministério dos Transportes da China anunciou medidas de reforço sobre as regras que empresas de aplicativos de transporte devem tratar os dados de seus clientes. O anúncio veio após a Administração do Ciberespaço da China multar a Didi Global, dona do aplicativo 99, em US$ 1,2 bilhão por coleta indevida de dados.

A medida visa reforçar que os dados gerados por aplicativos de transporte não podem ser usados para fins comerciais. As informações devem ser mantidas em território Chinês e não podem ser transmitidas para entidades externas sem uma autorização.

Cirurgia inédita

O aposentado Waldemiro Gomes, de 69 anos, é o primeiro paciente do Distrito Federal a recuperar o movimento das pernas, após ser submetido a uma cirurgia inédita.

A operação foi realizada com a ajuda de uma nova tecnologia chamada Velys Hip Navigation, que permite aos médicos intervir de maneira mais precisa e segura. Após cinco dias do procedimento, o aposentado já deixou o hospital Santa Lúcia andando.

Mutirão da Limpeza

O Mutirão da Limpeza e da Saúde, realizado pela Secretaria de Serviços Gerais de Rio Preto, vai estar na região do Parque Estoril nesta terça-feira, 26.

O projeto remove material cujo acúmulo desordenado pode favorecer a proliferação de mosquitos Aedes aegypti e do escorpião amarelo.

Serão recolhidos colchões, móveis, eletrodomésticos, eletroeletrônicos, pneus, vasos, garrafas, etc. Os materiais poderão ser recolhidos, desde que em pequena quantidade e cujo tamanho permita ser levantado por um homem. Os materiais devem ser colocados na calçada, pois os funcionários não entram nas residências.

Para saber se o mutirão passará pelo seu bairro basta acessar o site da prefeitura : riopreto.sp.gov.br

Fonte: Tecmundo, Techtudo, Diário da Região, Olhar Digital