PODCAST: Compras na Black Friday, bateria com casca de caranguejo, preço do querosene e mais!

30 de setembro de 2022, 15h05, por Amanda Ramalho

Kboing em Alta, sexta-feira, dia 30 de setembro!

KBOING FM

Falta de professores

Uma pesquisa divulgada na última quinta-feira, 29, pelo Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo mostra que até 2040 o Brasil poderá ter uma carência de 235 mil professores de educação básica.

Campanha de Vacinação

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação termina nesta sexta-feira, 30. O objetivo é reforçar as coberturas vacinais contra a pólio e outras doenças que podem ser prevenidas, além de evitar a reintrodução de vírus que já foram eliminados do país.

Imposto de Renda 2022

A Receita Federal paga hoje, dia 30, as restituições do quinto e último lote do Imposto de Renda Pessoa Física 2022. O lote também contemplará restituições de anos anteriores.

Brasileiros Black Friday

A maioria dos brasileiros pretende comprar na Black Friday deste ano, segundo pesquisa do Google e do Instituto Especialista em Pesquisa de Mercado e Opinião Pública. Hoje, o percentual é 71%, um crescimento de 16 pontos percentuais em relação ao ano passado.

Investimentos Nubank

O Nubank anunciou a ampliação das ofertas de fundos de renda fixa com uma novidade para os investidores, o fundo Nu Reserva Planejada. A novidade possui estratégia de renda fixa, mas foca na alocação de títulos de crédito privado emitidos por diferentes empresas.

Guerra na Ucrânia

O governo da Ucrânia considera muito alta a probabilidade da Rússia atacar seu país com armas nucleares. A avaliação, sombria e completada pelo usual pedido de mais ajuda militar do Ocidente contra a invasão de Vladimir Putin, foi feita pela Direção Principal de Inteligência do Ministério da Defesa.

Contas falsas

Foi identificada e desativada uma extensa rede de contas falsas no Facebook, que espalhava propaganda russa sobre a invasão à Ucrânia em toda a Europa Ocidental.

De acordo com a Meta, foram criados mais de 60 sites falsos que se faziam passar por meios de comunicação legítimos, como o The Guardian.

Baterias de caranguejo

Uma pesquisa divulgada no início deste mês, liderada por cientistas de uma Universidade nos Estados Unidos, pode ajudar a resolver uma questão ambiental: o que fazer com as baterias nem sempre sustentáveis? A resposta, segundos os cientistas, é um conjunto de pilhas feito de cascas de caranguejo.

Preços do querosene

Os preços do querosene de aviação terão redução de 0,84% nos valores de venda para as distribuidoras a partir do próximo sábado, dia 1º. A informação foi divulgada nesta semana pela Petrobras. Esta é a terceira queda seguida nos preços do combustível.

Fonte: Agência Brasil, Tecmundo, Olhar Digital