PODCAST: Benefícios dos carros elétricos, dopamina e o Parkison, usuários de cannabis e mais

10 de junho de 2022, 15h11, por Amanda Ramalho
KBOING FM

Kboing em Alta, sexta-feira, dia 10 de junho!

USP entre as melhores universidades

O Brasil tem 35 universidades entre as melhores instituições de ensino superior do mundo, conforme o ranking QS World University Ranking, divulgado nesta semana. Na edição anterior do levantamento, um dos principais na análise internacional de ensino superior, eram 27 instituições brasileiras. A melhor colocada é a Universidade de São Paulo, a USP, em 115º lugar, seis posições acima do que obteve em 2021.

Impressão 3D

Um grupo de cientistas da Universidade de Harvard, conseguiu imprimir em 3D uma parte funcional de um coração humano. O feito foi alcançado depois de uma série de tentativas e só foi confirmado depois que a parte impressa foi testada e funcionou.

A parte do coração impressa em 3D foi um microfilamento com capacidade de contração. Na parte do órgão feita com auxílio da impressora, foi possível imitar o comportamento dos componentes biológicos presentes em um órgão natural.

Twitter

O Twitter anunciou uma reformulação na sua ferramenta de denunciar tweets. A principal mudança permite ao usuário denunciante incluir um contexto à sua reclamação, escrevendo um texto de até 280 caracteres como complemento. A novidade já está disponível para a maior parte dos mercados no iOS, Android e no site da rede social.

A mudança tem o objetivo de tornar mais fácil a denúncia, pelas pessoas, de conteúdos potencialmente nocivos ou indesejados no Twitter.

Motorista de carros elétricos

Uma pesquisa da DS Automobiles constatou que motoristas de carros elétricos e híbridos se sentem menos estressados ao volante do que aqueles que guiam veículos a combustão ou diesel.

Em uma pesquisa feita com 2 mil motoristas no Reino Unido, mais de 78% dos entrevistados afirmou ter sofrido estresse ao dirigir. Porém, 38% dos proprietários de veículos elétricos ou híbridos afirmaram que seu carro atual os deixa menos estressados do que modelos a gasolina.

Carros elétricos

E ainda falando em carros elétricos...

A empresa americana Aptera vai lançar um carro movido a energia solar e divulgou que já recebeu mais de 22 mil encomendas do produto. A empresa adotou um sistema de reservas do veículo para garantir a produção.

Criada em 2006 com o intuito de desenvolver um automóvel de três rodas, a marca migrou para o mercado de elétricos e anunciou, em 2020, o novo projeto. A intenção é que as baterias sejam carregadas pela luz do sol.

Cannabis

Um estudo de uma Universidade nos Estados Unidos apontou que pessoas que usam cannabis regularmente estão mais propensas a ter problemas em seus relacionamentos amorosos. Segundo o estudo, os usuários da planta têm mais dificuldade de encarar questões que podem levar a brigas com seus parceiros.

A pesquisa contou com 232 usuários regulares de cannabis e seus respectivos parceiros. Durante as entrevistas, os voluntários foram convidados a passar 10 minutos discutindo sobre um grande conflito do relacionamento.

Os pesquisadores descobriram que os usuários eram mais propensos a evitar desentendimentos em seus relacionamentos ou reagir negativamente quando eles eram inevitáveis.

Dopamina e Parkinson

Você sabia que a dopamina pode ajudar a atrasar a progressão de doenças como o Parkinson?

Segundo um estudo americano, a dopamina, conhecida como o hormônio da felicidade, é produzida naturalmente pelo cérebro quando a pessoa faz exercícios físicos. Ou seja, é um tratamento natural, barato e que tem resultados rápidos.

A pesquisa foi feita em cobaias se exercitando em esteiras durante trinta dias mostrou que a concentração da dopamina cresceu em 40%.

Leite materno e Covid

Uma paciente com doença genética rara foi curada da covid com leite materno, num método nada convencional utilizado por pesquisadores da Unicamp.

Durante uma semana, a mulher foi orientada a ingerir a cada três horas 30 mililitros de leite materno doado por outra mãe saudável, que já tinha sido vacinada contra a doença.

Após esse período, o resultado do teste de RT-PCR – que há mais de 120 dias vinha indicando a presença do RNA viral na paciente – finalmente deu negativo.

Origem do Covid-19

A Organização Mundial da Saúde recomendou uma investigação aprofundada sobre a hipótese da covid-19 ter tido origem em um acidente de laboratório, um ano depois de ter considerado a possibilidade extremamente improvável.

A posição indica possível revisão da avaliação inicial da agência da ONU sobre as origens da pandemia e ocorre depois de críticos terem acusado a OMS de descartar, com rapidez, ou subestimado a teoria de que o vírus pode ter tido origem no Instituto de Virologia de Wuhan, cidade do centro da China onde os primeiros casos da doença foram diagnosticados, no fim de 2019.

Fonte: Tecmundo, Diário da Região, Olhar digital, Só Notícia Boa