PODCAST: Antibióticos sintéticos, xingar aumenta a confiança, LinkedIn e mais!

31 de março de 2022, 17h24, por Amanda Ramalho

Kboing em Alta, quinta-feira, dia 31 de março!

Google IA

O Google anunciou em seu blog, que está usando recursos de Inteligência Artificial para reduzir resultados inesperados e ofensivos em seu Buscador. O objetivo dessas melhorias é aumentar a segurança, de forma a impedir que um usuário seja exposto a resultados inesperados, explícitos ou potencialmente ofensivos.

Os avanços tecnológicos reduziram, só no ano passado, a exposição a esse tipo de resultado em 30%. Os conteúdos explícitos se relacionam geralmente a questões de etnia, orientação sexual e gênero – temas que têm um impacto muito maior para mulheres, sobretudo mulheres negras.

Ataque TRF

O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (São Paulo e Mato Grosso do Sul) sofreu um ataque cibernético ontem (30) que deixou indisponível os serviços prestados pelo órgão. Apesar do caso, o órgão salientou que não houve comprometimento dos dados armazenados.

O assunto repercutiu nas redes sociais, onde várias pessoas falaram sobre a situação e as dificuldades por causa da indisponibilidade dos serviços do Tribunal. Apesar da identificação, por enquanto ainda não se sabe a origem e nem a motivação do ataque.

Tesla e Vale

A montadora norte-americana Tesla fechou um acordo com a Vale, a gigante brasileira de mineração. A aliança envolve o fornecimento de níquel que é extraído no Canadá e deve ser usado para a fabricação de baterias para carros elétricos.

Detalhes do contrato não foram revelados e ambas as partes não comentaram a matéria original — apenas a Vale citou que pretende expandir os negócios no setor de carros elétricos, o que já é uma boa pista.

Bruce Willis

O ator Bruce Willis, de 67 anos, anunciou que vai dar uma pausa em sua carreira. Isso porque Bruce foi diagnosticado com afasia, distúrbio motivado por lesão no cérebro e que afeta diretamente a capacidade de fala do paciente.

A gente fica aqui na torcida para que ele se recupere e quem sabe nos presenteie com mais um filme!

Falar palavrão

Pesquisadores de uma universidade no Reino Unido descobriram que xingar deixar uma pessoa mais corajosa, aumenta a confiança, a força física e os níveis de comportamento de risco de uma pessoa. O estudo foi envolveu dois experimentos: um com 56 participantes e outro com 118 pessoas

O objetivo era identificar o mecanismo psicológico pelo qual o xingamento pode ser benéfico para a realização de tarefas físicas. Por exemplo, durante os experimentos, a equipe descobriu que os participantes eram capazes de realizar uma flexão de cadeira por mais tempo depois de repetir um palavrão.

O ator de xingar também influencia várias situações relacionadas a um comportamento de maior desinibição durante o experimento, como o aumento da autoconfiança. Por outro lado, os pesquisadores indicam que é preciso uma investigação mais aprofundada sobre isso.

Antibióticos sintéticos

Um grupo de cientistas britânicos conseguiu um avanço importante nas pesquisas com os chamados antibióticos sintéticos. Essa nova classe de medicamentos são uma fonte de esperança no combate às superbactérias, altamente resistentes aos antibióticos tradicionais.

A versão sintetizada da molécula teixobactina teve sua eficácia e segurança potencializadas, além de permitir maior escala e menor custo.

A expectativa é que no futuro, pacientes possam ser tratados com apenas uma dose diária de antibiótico sintético para tratar infecções por superbactérias que causam risco de morte.

LinkedIn

Após dar explicações ao Procon-SP sobre a retirada de uma vaga de emprego para negros e indígenas da plataforma, o LinkedIn anunciou uma mudança em sua política interna para vagas afirmativas, isto é, quando é especificado para quais características é a vaga.

A rede social vai passar a aceitar a divulgação de anúncios de emprego que demonstram preferência por certas características, como idade, gênero, raça ou etnia, por exemplo.

João Doria

O governador de São Paulo, João Doria, surpreendeu aliados e auxiliares na manhã desta quinta-feira, 31, ao comunicar que desistiu de concorrer à Presidência pelo PSDB e não vai mais deixar o cargo hoje, como estava previsto. O tucano cancelou agendas externas e manteve evento com prefeitos no Palácio dos Bandeirantes às 16h, quando deve fazer o anúncio oficial.

Surpreendido, o vice governador Rodrigo Garcia, que era apresentado por Doria como CEO do governo e assumiria o cargo, pediu demissão da Secretaria de Governo.

Terrenos sujos

O número de multas por terrenos sujos em Rio Preto triplicou neste ano em comparação com o ano passado. A média diária subiu de 2,4 para 6,4 autuações por dia. A Secretaria de Serviços Gerais aumentou no verão a fiscalização para coibir mato alto e entulhos nos locais, forma inclusive de evitar a formação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue.

As multas por falta de manutenção de terreno partem de R$602,40 e podem chegar a R$ 6.244,00, o equivalente a 100 Unidades Fiscais do Município.