PODCAST: Alta nas vendas, despacho gratuito de bagagem em votação, app espiões e mais!

18 de maio de 2022, 15h30, por Amanda Ramalho

Clique e ouça o podcast desta quarta!

KBOING FM

Kboing em Alta, quarta-feira, dia 18 de maio.

Carros elétricos

Os carros elétricos fabricados na China ocupam a segunda posição na lista dos mais vendidos na Europa.

Segundo uma pesquisa divulgada pelo InsideEVs, os modelos produzidos no país representaram 15% dos BEVs que circulam no Velho Mundo, ficando apenas atrás da Alemanha.

Em um período de três anos (2019 a 2022), a porcentagem de elétricos chineses na Europa pulou de 0,5% para 14,7%. Enquanto isso, os modelos alemães subiram de 17,3% para 19,7%.

WhatsApp Premium

O WhatsApp segue trabalhando no desenvolvimento de seu plano de assinatura, que finalmente ganhou um nome: WhatsApp Premium. Além do nome, foram divulgadas mais uma série de recursos que estarão presentes no novo serviço do mensageiro da Meta.

Entre as novidades estão o suporte para até 10 dispositivos e endereços personalizados para conversas com clientes. Agora, ao invés do número de telefone depois do “wa.me”, agora as empresas poderão inserir o nome do estabelecimento, o que deve facilitar a divulgação dos contatos da empresa.

Não me pertube

Entre janeiro de 2020 e abril de 2022, foram registradas cerca de 3 milhões de solicitações de bloqueios de ligações indesejadas sobre a oferta de crédito consignado. A medida proíbe que as empresas e instituições financeiras entrem em contato com os números cadastrados.

Netflix

A má fase da Netflix ainda não passou e continua gerando consequências nos bastidores. Desta vez, a empresa passou por uma nova rodada de demissões, com 150 funcionários sendo dispensados.

Segundo o site Deadline, que obteve confirmação com a própria marca, a maior parte dos colaboradores afetados pela medida trabalhava nos Estados Unidos. Eles estariam distribuídos entre setores de criação, mas há também executivos em cargos mais elevados, inclusive responsáveis por conteúdos originais.

Aplicativo espião

Uma pesquisa divulgada pela desenvolvedora segurança Kaspersky afirma que um em cada quatro brasileiros já foi ou está sofrendo um monitoramento abusivo por meio da tecnologia. De acordo com os pesquisadores, a instalação de um app espião no celular tem sido a forma mais comum de perseguição digital.

O estudo "Stalking online em relacionamentos" revela que esse tipo de programa, muitas vezes baixado da internet com riscos de malware, é geralmente instalado no aparelho da vítima que o stalker quer seguir, sem que ela saiba sequer do que se trata.

Despacho gratuito de bagagem

O Senado deu por 53 votos a 16, ao despacho gratuito de bagagem na aviação comercial. A votação representa uma derrota do governo e das companhias aéreas, que nas últimas semanas fizeram um esforço junto a senadores para tentar derrubar a previsão de gratuidade aprovada pelos deputados no final de abril.

O tema é discutido na medida provisória conhecida como MP do Voo Simples. Uma vez que o texto da proposta foi alterado pelo Senado em outros pontos, a medida precisará voltar para a Câmara dos Deputados.

Queda no poder de compra

Cerca de 90% das profissões brasileiras registraram uma queda no poder de compra entre março de 2021 e o mesmo mês deste ano. O vilão: a inflação, que superou a casa dos 11,7% no período, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo.

Motoristas de ônibus e faxineiros foram as ocupações que mais perderam poder de compra entre março de 2021 e 2022, de acordo com o levantamento.

Impulsionadas pelas necessidades geradas pela pandemia, médicos clínicos e profissionais de tecnologia da informação estão entre as poucas carreiras no Brasil que tiveram um reajuste salarial que superou a pressão inflacionária, com uma alta de 16% na remuneração mensal para os profissionais da saúde.

Aumento das vendas no varejo

Com a queda nos termômetros lojistas de Rio Preto estão animados com as vendas de artigos de inverno neste ano. A expectativa é vender até 20% a mais do que em 2021, ano em que as vendas já foram positivas, mas não atingiram todo o potencial.

Os lojistas agora têm investido até 50% a mais em diversos itens para enfrentar as baixas temperaturas, como jaquetas, blusas e calças de moletom, além dos produtos de cama, mesa e banho.

Projeto contra abusos

Duas escolas estaduais de Rio Preto foram escolhidas para participar de um projeto piloto, elaborado pelo Instituto Paulista de Magistrados, para capacitar os professores e educadores para identificar situações de abuso sexual infantil.

Intitulado Projeto Eu Tenho Voz Na Rede, o curso on-line foi anunciado nesta semana, em razão do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, lembrado nesta quarta-feira, 18.

Fonte: Olhar Digital, Tecmundo, Diário da Região