PODCAST: Adenovírus e hepatite, cigarro eletrônico, conter avanço de Parkinson e mais!

26 de maio de 2022, 15h35, por Amanda Ramalho
KBOING FM

Kboing em Alta, quinta-feira, dia 26 de maio!

Curso Samsung

A Samsung anunciou que realizou uma parceria com a USP para criar cursos de capacitação tecnológica em desenvolvimento de software com ênfase no sistema operacional Windows. As inscrições estão abertas até o dia 2 de junho e os cursos são gratuitos.

A programação será financiada pela Samsung e liderada pelo Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Escola Politécnica da USP. Ao todo, serão escolhidos 30 alunos para receber o treinamento e os selecionados serão avisados sobre a seleção até o dia 13 de junho.

Hepatite aguda

Um adenovírus, família de vírus muito comum na infância, é um dos principais suspeitos de ser o causador para os casos de hepatite aguda que tem acometido crianças em diversas partes do mundo. Até o momento, a origem destes casos de hepatite é desconhecida, porém, os casos são graves e já causaram ao menos seis mortes.

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, estão investigando se 180 casos identificados em 36 estados desde outubro do ano passado representam um aumento na taxa de hepatite aguda, ou se representam um padrão preexistente que foi revelado por meio de detecção aprimorada.

Abuso no metaverso

Um caso de violência sexual no metaverso foi denunciado pela organização sem fins lucrativos SumOfUs. Conforme noticiou a BBC, o episódio em questão envolveu o avatar feminino de uma pesquisadora de 21 anos, que participava de um experimento no mundo virtual.

De acordo com a entidade, o abuso virtual aconteceu no serviço Horizon Worlds da Meta, atualmente acessível nos Estados Unidos e no Canadá.

Covid-19

Por mais que a Covid-19 já tenha feito, só no Brasil, mais de 30 milhões de vítimas desde 2020, é muito fácil encontrar pessoas que ainda não tiveram a doença. A maioria das pessoas que tiveram a doença foram com sintomas leves. Mas o que determina a gravidade da doença em uma pessoa?

Segundo um novo estudo, da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, pode ser a genética. Os pesquisadores descobriram que podem ter evoluído como uma resposta ao contato anterior com patógenos da mesma família da Covid-19.

Furacões EUA

Se a frente fria dos últimos dias deixou muita gente embaixo de vários edredons no Brasil, a temporada de furacões prevista para os EUA será acima da média e já preocupa as autoridades. Com início previsto para 1º de junho, o leste dos Estados Unidos deve sofrer consequências irreparáveis e há pouco tempo para uma preparação frente ao que vem por aí.

Estima-se uma enxurrada de tempestades tropicais. Trata-se da maior das últimas sétimas temporadas de furacões, o que deve trazer de 14 a 21 tempestades com ventos de 63 Km/h a 179 Km/h.

Cigarro eletrônico X saúde

Uma pesquisa liderada pela Escola de Enfermagem da Universidade da Califórnia em São Francisco, apontou que o uso de cigarros eletrônicos gera mais gastos com saúde do que o uso dos cigarros tradicionais.

Segundo a pesquisa, o uso desenfreado custa aos Estados Unidos cerca de US$ 15 bilhões por ano em gastos de saúde.

Queijo Frescal

Quem já ama queijo frescal vai saborear com mais gosto a partir de agora! A Universidade Federal de Minas Gerais, desenvolveu um tipo de queijo que é capaz de reduzir problemas intestinais.

O alimento é feito a partir de uma bactéria probiótica e consegue diminuir o desconforto também em pessoas com baixa tolerância à lactose.

Testado em camundongos que tinham os sintomas da doença, o queijo melhorou os sintomas e agora, a ideia é que pacientes em crise consumam o produto para aliviar os sintomas.

Conter doença de Parkinson

Pesquisadores da USP identificaram uma substância capaz de barrar o avanço da doença de Parkinson. A AG-490, constituída à base da molécula tirfostina, foi testada em camundongos e impediu 60% da morte celular. Ela inibiu um dos canais de entrada de cálcio nas células do cérebro, um dos mecanismos pelos quais a doença causa a morte de neurônios.

Vale lembrar que ainda não há cura para o Parkinson, apenas controle dos sintomas. A doença de Parkinson é caracterizada pela morte precoce ou degeneração das células da região responsável pela produção de dopamina, um neurotransmissor.

Mutirão de cirurgias

O governo do Estado de São Paulo anunciou ontem, dia 25, um mutirão para realizar 18 mil cirurgias eletivas represadas na região de Rio Preto, conforme cadastro da Central de Regulação. Para isso acontecer, haverá remuneração dobrada nos hospitais do SUS e a contratação de serviços privados.

Segundo o comunicado, o mutirão vai realizar 538 mil cirurgias em todo o estado de São Paulo. Serão feitas cirurgias de sete especialidades, como do aparelho circulatório, visão, digestiva e abdominais, osteomolecular e geniturinário, das glândulas endócrinas e em nefrologia. A data para início do mutirão não foi divulgada.

Fonte: Tecmundo, Diário da Região, Olhar Digital