PODCAST: A cura do HIV, Instagram e a falta de conteúdo de amigos, aparelho avisa sobre o fim do mundo e mais!

28 de julho de 2022, 14h52, por Amanda Ramalho

Kboing em Alta, quinta-feira, dia 28 de julho!

Aparelho que detecta fim do mundo

Eficiente em detectar e comunicar instantaneamente mudanças ambientais, a internet das coisas pode ser uma ótima ferramenta para prever desastres naturais. No mês passado, um anúncio de brincadeira de um novo dispositivo imaginário – chamado Exaluminal – levou o conceito a outro nível ao anunciar a possibilidade de notificar, com até uma hora de antecedência, a possibilidade da Terra ser destruída por uma supernova - fenômeno que ocorre duas a três vezes por século em galáxias como a Via Láctea.

A boa notícia é que dispositivo não passa de uma piada. Até porque a aplicação seria totalmente inútil para quem recebesse o alarme, né!?

Golpe      

Um novo golpe aplicado por aplicativos de empréstimos está acontecendo no México. A prática consiste em divulgar na internet informações confidenciais, incluindo à divulgação de fotos pornográficas editadas com o rosto dos devedores.

O site Rest of World explicou com funciona a fraude. Após não conseguir empréstimos em bancos regulares, uma pessoa recorreu ao app SolPeso, que exigiu a apresentação de dados do telefone, inclusive sua lista de contatos. Além de transferir menos dinheiro que o contratado, o aplicativo exigiu a liquidação antecipada do empréstimo.

A pessoa recorreu a outros apps para refinanciar sua dívida inicial, porém o aplicativo IFectivo chegou a enviar, para os seus contatos (inclusive sua filha de 13 anos), a foto de uma mulher nua com seu rosto editado por Photoshop, dizendo que a cliente havia se tornado uma prostituta para pagar dívidas.

Monstro do Lago Ness

Um estudo conduzido por pesquisadores de uma Universidade na Inglaterra, traz uma nova explicação sobre à existência do famoso Monstro do Lago Ness.

As descobertas de que um plesiossauro pré-histórico poderia ter vivido em um ambiente de água doce, levaram os pesquisadores a declarar que a criatura apelidada de Nessie é plausível, tendo, inclusive, resistido à grande extinção dos dinossauros, há mais ou menos 66 milhões de anos.

O novo estudo descobriu fósseis de pequenos plesiossauros em um sistema fluvial de 100 milhões de anos e sugere que eles viviam, sim, também em água doce.

Instagram

O algoritmo do Instagram se tornou foco de diversas discussões nesta semana. A forma como a rede social está apresentando o conteúdo no feed tem deixado alguns usuários desgostosos, principalmente pelo fato de não mostrar muitas fotos dos amigos.  

Sobre as reclamações de falta de publicações de amigos no feed, o chefe do Instagram disse que adoraria poder oferecer este conteúdo aos usuários, mas isso não acontece pois as próprias pessoas estão deixando de publicar no feed para postar no Stories e que ele acredita que o Instagram vai ter cada vez mais vídeo ao longo do tempo.

Coleta de DNA

Diante do crescente número de pessoas em busca de empresas que coletam DNA para descobrirem as histórias de seus antepassados através da interpretação do material genético, um parlamentar dos Estados Unidos se preocupa com o uso que essas companhias farão sob posse desses dados pessoais.

Durante o Fórum de Segurança de Aspen, o legislador Jason Crow, ressaltou sua preocupação no uso dessas informações genéticas, que agora pertencem à empresas privadas, em uma possível confecção de armas biológicas baseadas em DNA, criadas para atingir pessoas específicas em um campo de batalha.

Cura do HIV

Médicos norte-americanos acabam de anunciar o quarto caso de cura do HIV no mundo. Desta vez trata-se de um homem que convive com o vírus desde a década de 1980.

O paciente também tinha leucemia e passou por um transplante de medula óssea de um doador resistente ao HIV e está há 17 meses em remissão.

O quarto caso de cura do HIV foi apresentado na conferência Aids 2022, em Montreal, no Canadá.

Xiaomi na Polishop

A Xiaomi fechou uma parceria com a Polishop, rede de varejo popular no Brasil, para a venda exclusiva de dispositivos da marca em suas lojas físicas. A ação começou no início de julho, com a chegada da Mi Smart Air Fryer e se estende para outros produtos da marca.

Ao total, 25 produtos do portfólio da Xiaomi poderão ser adquiridos nas lojas da Polishop, como fones de ouvido, aspiradores robô, câmeras de segurança, balança inteligente, caixas de som entre outras.

Dia Mundial de Combate às Hepatites

Nesta quinta-feira, 28 de julho, é celebrado o Dia Mundial de Combate às Hepatites. Para conscientizar sobre essas doenças virais, o Hospital de Base e a Famerp promovem uma ação de prevenção. Quem passar em frente ao hospital na tarde desta quinta-feira, das 15h às 18h, poderá fazer um teste rápido de hepatite, na avenida Brigadeiro Faria Lima.

Além dos testes rápidos os pacientes com indicação e que passarem por uma triagem poderão fazer o exame de elastografia, não invasivo e que detecta problemas no fígado.

Calor extremo no inverno

A falta de chuvas, o crescimento desordenado da cidade e a poluição são apontados como explicação para que o mês de julho deste ano seja considerado o mais quente entre os meses de julho dos últimos 15 anos.

Segundo dados da Cetesb, a temperatura média do mês de julho é de 23,4º – o mais alto desde o início da série histórica, em 2008, quando a Cetesb começou a compilar os dados sobre as condições climáticas das cidades paulistas. No período de uma década e meia, nenhum ano registrou temperatura acima de 23º em julho, sendo o valor mais aproximado registrado em 2009, com média de 22,9º graus.

Fonte: Tecmundo, Diário da Região, Olhar digital, Só Notícia boa