Orkut perde comunidade de músicas

16 de março de 2009, 11h40, por Da redação, por Tatiana Pires

Com 921 mil usuários, a comunidade musical “Discografias” encerra atividades no Orkut. O anúncio foi feito pelos responsáveis pela comunidade na noite de domingo, dia 15. O encerramento das atividades desse grupo engloba outras comunidades relacionadas: “Trilhas Sonoras de Filmes”, “Trilhas Sonoras de Novelas” e “Índice Geral” - todas eram gerenciadas pelo grupo de anônimos “Moderação Discografias”.

Criado em novembro de 2005, a comunidade atingia mais de 1 milhão de usuários, já que para acessar seu fórum não é preciso se inscrever. Os internautas solicitam e oferecem links para arquivos de músicas que podem ser baixados na web.

No texto em que anuncia o encerramento das atividades, o grupo “Moderação Discografias” afirma que a decisão foi motivada pelas “ameaças” sofridas por parte da APCM (Associação Antipirataria Cinema e Música) e outros órgãos de defesa dos direitos autorais.

"Informamos a todos os membros da comunidade 'Discografias' que encerramos as atividades devido às ameaças que estamos sofrendo da APCM [Associação Antipirataria Cinema e Música] e outros órgãos de defesa dos direitos autorais", diz uma a publicada no Orkut, que não informa que tipo de ameaça estaria sendo feita.

”Nosso trabalho foi árduo para manter as comunidades organizadas, sem auferir nenhum tipo de vantagem financeira com elas, somente com o intuito de contribuir de alguma forma para a cultura e entretenimento. Não é com o fechamento desta comunidade e outras equivalentes que as gravadoras irão aumentar seus lucros. Muitos artistas perderão seus meios de divulgação. Milhares de membros terão que procurar outras atividades no Orkut que não seja o download de músicas e afins. O número de sites e blogs de conteúdo similar, mais programas como eMule, limewire, de torrents e outros P2P, cresce em progressão geométrica. Perdem eles, perdemos todos, mas enfim, tudo em nome do dinheiro das grandes corporações. Nada em nome da cultura”, continua o comunicado.