ONG norte-americana realiza testes em sonda movida a energia solar

11 de maio de 2015, 15h55, por Alexandre Murari
Divulgação

Uma nave espacial movida a energia solar será testada em maio deste ano. A sonda "LightSail", criada pelo projeto Flight by Light da ONG Planetary Society, tem o objetivo de funcionar sem nenhuma fonte de combustível além da energia do sol, assim como um barco a vela usa o vento para se movimentar no mar.

Do tamanho de uma torradeira, a sonda carrega quatro 'velas' cujas são feitas por uma película de poliéster que tem propriedades de isolamento e resistência térmica que permitem a captação da radiação do sol e a transformação da energia em força motora. Marcado para dia 20 de maio deste ano, o teste da LightSail não será em órbita próximo do sol, porém, se der tudo certo, novos testes passarão a ser feitos a partir do ano que vem.

Se os resultados dos testes forem positivos, a novidade poderá marcar um novo na história do desenvolvimento de projetos espaciais, aumentando a concorrência e o interesse público. Vale frisar que essa não é a primeira vez que naves movidas a energia solar são trabalhadas. Em 2010, a sonda IKAROS, da Agência de Exploração Espacial (JAXA) foi lançada aos ares, porém, a "LightSail" se destaca por ser produzida por uma ONG e com um baixo orçamento.

Fique por dentro de todas as notícias que rolam por aqui! Curta a nossa página no Facebook!