Nova música do Nirvana, "Drowned in the Sun", é criada por inteligência artificial

05 de abril de 2021, 14h49, por Amanda Ramalho
Reprodução Instagram Courtney Love

Hoje, dia 5 de abril, é uma data triste para os fãs do Nirvana: a morte do vocalista Kurt Cobain - que faleceu em 1994 aos 27 anos.

Os fãs nunca deixaram de perguntar que tipo de música Kurt estaria compondo se ainda estivesse vivo e o  projeto "Lost Tapes of the 27 Club" decidiu presentear o público com uma surpresa.

A plataforma usa um sistema de inteligência artificial, semelhante ao Magenta AI do Google, para compor canções nos estilos de músicos que morreram aos 27 anos, como por exemplo, como Jimi Hendrix, Jim Morrison e Amy Winehouse.

O programa analisou 30 faixas do Nirvana e estudou cada mudança de acordes, harmonias, riffs de guitarra, solos, padrões de bateria, letras e vocais, chegando em uma conclusão: o single "Drowned in the Sun".

Clique no player abaixo e ouça:

Os vocais, segundo a "Rolling Stone", são de Eric Hogan, que faz parte de uma banda tributo ao Nirvana, o restante é tudo inteligência artificial.

"Para mostrar ao mundo o que foi perdido para esta crise de saúde mental, usamos a inteligência artificial para criar o álbum que o clube dos 27 nunca teve a chance de gravar. Através deste disco, estamos encorajando mais músicos a obter o apoio à saúde mental que eles precisam, para que possam continuar fazendo a música que todos amamos. Porque nem a inteligência artificial conseguirá substituir o que é real", diz a página do projeto.

Fique por dentro de tudo o que rola no mundo da música. Curta a nossa página no Facebook!

Ouvir músicas do Nirvana