Nos EUA, cientistas criam cérebro em laboratório

22 de agosto de 2015, 11h12, por Marayná Freitas

Cientistas da Universidade Estadual de Ohio, nos EUA, apresentaram nesta semana um projeto no qual 'criaram' um cérebro em laboratório, que é do tamanho de uma borracha. Ele foi desenvolvido a partir de células-tronco retiradas da pele de um adulto.

O cérebro possui organelas identificáveis, como o princípio do nervo óptico, o hemisfério cerebral e a dobra cefálica, o mesmo que um cérebro embrionário humano de cinco semanas possui. Apesar disso, nenhum dos estudantes conseguiram introduzir um sistema circulatório na 'invenção', que levou quatro anos para ser concluída.

Divulgação/Universidade Estadual de OhioNa imagem, detalhe da dobra cefálica (cephalic flexure), da vesícula óptica (optic stalk) e do hemisfério cerebral (cerebral hemisphere)

O motivo pelo qual os cientistas decidiram produzir um cérebro em laboratório deve-se ao fato de que o cérebro de ratos de laboratório nem sempre é um modelo ideal para testar problemas humanos, diferentemente do pequeno cérebro artificial. O intuito da pesquisa é testar as doenças neurológicas e drogas experimentais.

Rene Arand, professor de química da Universidade explica: "Ele não apenas parece com o cérebro em desenvolvimento, mas seus tipos diversos de células expressam quase todos os genes como um cérebro. Por um longo tempo temos lutado para resolver problemas complexos de doenças cerebrais, que causam dor e sofrimento tremendos. O poder desse modelo cerebral é promissor para a saúde humana porque ele nos dá opções melhores e mais relevantes para desenvolver terapias que [testes em] roedores."

Apesar do aspecto e características semelhantes a de um cérebro embrionário, a criação não 'pensa': essa atividade só ocorre após a 24ª e a 28ª semana de gestação.

Fonte: Super Interessante

Fique por dentro de todas as notícias que rolam por aqui! Curta a nossa página no Facebook!