Músicas que pedem mais conscientização política

27 de outubro de 2018, 09h34, por Amanda Ramalho

Em tempos em que há muitas discussões sobre política, corrupções, promessas, acusações, fake News e a disputa de qual político é menos pior do que o outro, fizemos uma playlist bem reflexiva.

Nesta lista existem artistas de diversas época, incluindo os mais recentes, que usaram e usam os versos das canções para expressar seus pensamentos a respeito do futuro do país.

Lançada em 1967, por Caetano Veloso, a música "Alegria, Alegria", fala sobre a ironia, a rebeldia, o anarquismo, cidadãos oprimidos, abuso do poder, violência e más condições educacionais. Bem atual, não é mesmo?!

"Pra não dizer que falei das flores", popularmente conhecida na voz de Geraldo Vandré, a canção é datada de 1968. Em seus trecho é possível sentir a dor de uma época difícil e incômoda pela qual o Brasil passou.

Em 1973, com seu estilo irreverente e sem papas na língua, na época da ditadura, Raul Seixas cantava "Mosca Na Sopa", uma forte referência para mostrar que o povo incomodava e que não poderia ser eliminado, pois sempre existirá aqueles que se levantam contra regimes opressores.

No mesmo ano que Raul, Chico Buarque modificava os versos de Cale-se, para "Cálice". A oração de Jesus à Deus no Jardim Getsêmane ("Pai, afasta de mim este cálice. Pai, afasta de mim esse cálice de vinho tinto de sangue") era uma nota explorada diretamente para criticar o governo que desejava silenciar o povo através do seu regime opressor.

Em 2001, Gabriel O Pensador lançou "Até Quando". O single aborda o conformismo da população diante dos vários problemas da sociedade. O intuito da canção é fazer as pessoas refletirem sobre suas condições e despertar a vontade de mudar, para melhor, é claro.