Morre, aos 78 anos, Hugh Masekela, pai do jazz sul-africano

23 de janeiro de 2018, 11h02, por Alexandre Murari
Divulgação

Morreu nesta terça-feira, 23, aos 78 anos de idade, o trompetista, compositor e cantor sul-africano Hugh Masekela, mundialmente conhecido como o 'pai do jazz sul-africano'. Masekela faleceu após uma batalha de mais de dez anos contra um câncer na próstata.

→ Claudia Leitte 'briga' com fã em show: 'Larga o celular'

→ Nego do Borel xinga fã que diz que seu namoro é só pelo dinheiro

Grande nome da luta contra o apartheid, o músico se consagrou com suas composições que denunciavam as mazelas das diferenças sociais causadas pela separação dos brancos e negros na África do Sul durante a segunda metade do século passado.

→ Slayer prepara turnê para encerrar a carreira

Masekela era amigo próximo de lendas do jazz como Miles Davis, John Coltrane e Charles Mingus. Ele também tocou ao lado de astros de outros estilos, como Janis Joplin e Jimi Hendrix.

O presidente da África do Sul, Jacob Zuma, divulgou uma nota de lamento após saber da morte de Masekela."A nação chora por um de seus talentos mais renomados na pessoa do irmão Hugh Masekela. É uma perda incomensurável para a indústria da músic e para o país inteiro. A contribuição dele para a libertação nunca será esquecida. Queremos prestar nossos sentimentos para a família e para seus pares na fraternidade das artes e da cultura. Que sua alma descanse em paz".

Ele se apresentou na cerimônia de abertura da é Copa do Mundo de Futebol da FIFA 2010, no estádio Soccer City de Joanesburgo.