Morre Andy Hummel, fundador do Big Star

20 de julho de 2010, 10h17, por Da redação, por Tatiana Pires

Andy Hummel, baixista do grupo de power pop dos anos 70 Big Star, morreu aos 59 anos, nesta segunda-feira, dia 19. O músico sofria de câncer há dois anos. A informação foi divulgada por Ken Stringfellow, atual baixista do grupo através de seu Twitter.

“Outra triste perda para os fãs do Big Star, Andy Hummel morre depois de uma longa doença", escreveu Stringfellow. Há quatro meses, no dia 17 de março, a banda perdeu outro integrante: o vocalista, guitarrista e principal compositor da banda, Alex Chilton, que sofreu uma parada cardíaca também aos 59 anos.

O Big Star foi formado em 1971 por Alex Chilton ao lado do guitarrista e também compositor Chris Bell, que saiu do grupo em 1972 e morreu em um acidente de carro em 1978, aos 27 anos. A formação da banda contava ainda com o baterista Jody Stephens, o único integrante da formação original ainda vivo.

A discografia do Big Star conta com três álbuns de estúdio com a formação original. Em 2009 foi lançada a caixa comemorativa "Keep An Eye On The Sky". Ainda este ano, deve ser lançado o documentário "Nothing Can Hurt Me", que conta a trajetória da banda.