Lâmpada que dura 100 anos coloca espanhol em risco

03 de março de 2015, 15h06, por Amanda Ramalho

O espanhol Benito Muros faz parte de um movimento chamado Sem Obsolescência Programada (SOP), que procura desenvolver produtos que não caduquem, porém isso pode o prejudicar.

Uma lâmpada fluorescente dura cerca de 10 mil horas. Ao todo são mais de 416 dias de uso direto, pouco mais de um ano. Mas Benito disse que criou algo maior e que consegue durar por 100 anos.

Divulgação

A Obsolescência Programada tem uma teoria de que fabricantes desenvolvem produtos de curta durabilidade para obrigar os consumidores a adquirir novos produtos de forma acelerada e sem uma necessidade real.

"Deixaram de fabricar, porque duravam demais. Hoje, por exemplo, temos uma lâmpada que está acesa a 111 anos em um parque de bombeiros de Livermore [California]. Foi então que surgiu a ideia de criar, junto com outros engenheiros, uma linha de iluminação que dure toda a vida", disse ele à publicação ressaltando que a ideia é desenvolver um novo conceito empresarial.

Além de terem mais tempo de vida, as lâmpadas, desenvolvidas com a Oep Electrics, gastam 70% menos energia que as fluorescentes, não queima ao ser acesa e apagada várias vezes seguidas e garante dez mil comutações diárias.

Muros disse que a descoberta também gerou ameaças e que ele apresentou um recado policia na qual seria destruído. "senhor Muros, você não pode colocar seus sistemas de iluminação no mercado. Você e sua família serão aniquilados".