Lady Gaga e Tony Bennett: a parceria de sucesso e o novo disco do astro, diagnosticado com mal de Alzheimer

03 de fevereiro de 2021, 17h23, por Nicole Demartini

Em 8 de fevereiro de 2015, Lady Gaga e Tony Bennett subiam o palco do 58º Grammy para receber o prêmio de "Best Traditional Pop Vocal Album". Cheek to Cheek, nome do disco dos dois astros, foi um símbolo da harmonia entre o talento de duas gerações diferentes. Um sucesso.

Os dois haviam se conhecido em 2011 na Fundação Robin Hood, Nova York. Pouco tempo depois, uma versão de "The Lady Is a Tramp" vinha ao mundo na voz de ambos, que planejaram e fizeram acontecer um álbum de jazz somado a uma turnê internacional.

 A dupla presenteou o mundo da música. Os fãs de jazz e traditional pop standarts surpreenderam-se com Lady Gaga, enquanto os fãs de glam-rock e techno-pop apaixonaram-se por Bennett.

Para você que gostaria de ter presenciado essa dupla em uma das apresentações pelo mundo, aqui vai um pedacinho da grandiosidade do álbum Cheek to Cheek:


 

Ao periódico La Presse, Bennett disse sobre Gaga, multiartista:

Eu não entendo ela fazendo música contemporânea! Quando ela interpreta grandes padrões, o faz com tanta emoção... Ela vai surpreender as pessoas com a qualidade de sua voz ao fazer músicas de qualidade. Cantamos o álbum em dueto, mas também cantamos faixas separadamente. Existem também algumas canções originais, incluindo uma que ela escreveu chamada Paradise. Com este álbum, acho que ela ficará mais alta do que Elvis Presley! É claro que gravamos o álbum em Nova York. Como diz a música, "se você abrir um nicho na cidade de Nova York, você vai chegar em qualquer lugar."

Com mais de 70 anos de carreira, Tony Bennet foi diagnosticado em 2016 com mal de Alzheimer. Em uma matéria da AARP, o cantor disse que é a vida é uma dádiva e que é grato à esposa e à família pelo apoio. Dois anos após o lançamento e a turnê de Cheek to Cheek, Bennet e Lady Gaga se encontraram para a gravação de mais um EP. Segundo a matéria, o cantor já não estava comunicativo como antes e Gaga, por sua vez, o elogiava, agradecia e relembrava os bons momentos das viagens que fizeram juntos. 

Ver um astro do jazz vivenciar o avanço da doença e poder gravar mais canções ao seu lado, tendo em vista tudo que já viveram - inclusive o recebimento de um Grammy - é comovente. Gaga se refere a ele como “um mentor incrível, amigo e figura paterna”.

O novo projeto terá entre seus temas a superação e a importância da música nesse processo. O lançamento está previsto para o segundo trimeste deste ano.

Lady Gaga e Tony Bennett para H&M de Noël. Foto: Soraya Zaman