Jovem Guarda foi influenciada pelo Rock and Roll

13 de julho de 2011, 09h35, por Da redação, por Amanda Ramalho

A Jovem Guarda foi o mix de música, comportamento e moda que surgiu em 1950. O movimento ganhou ainda mais destaque com um programa de televisão exibido pela TV Record a partir de 1965, ao contrário do que se pensava, não havia nenhuma ligação com meios políticos.

Influenciados pelo Rock and Roll norte-americano, o movimento teve como precursora Celly Campello. Nesse embalo, realizaram assim uma variação nacional do rock, batizada no Brasil como "Iê-Iê-Iê" (expressão de 1964, quando os Beatles lançaram o filme "A Hard Day's Night", batizado aqui no país de "Os Reis do Iê-Iê-Iê").

A maioria dos participantes teve como fonte de inspiração artistas internacionais como Elvis Presley e bandas como os Beatles.

Mas quem fazia parte da Jovem Guarda?

A expressão Jovem Guarda nasceu de uma famosa frase de Vladimir Ilitch Lenin: “O futuro pertence à jovem guarda porque a velha está ultrapassada.”

No comando do programa estava: Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa que apresentavam ao público os principais artistas do momento. Na época, o movimento foi identificado para o público jovem, contudo agradou pessoas de várias idades.

Entre os artistas de maior destaque da Jovem Guarda estão: Vanusa, Eduardo Araújo, Silvinha, Ronnie Von, Paulo Sérgio, Wanderley Cardoso, Bobby di Carlo, Jerry Adriani, Golden Boys e The Fevers, entre outros.

Algumas das canções de maior sucesso são: "Quero Que Vá Tudo Pro Inferno"; "Festa de Arromba"; "Pare o Casamento"; "Garota do Roberto"; "Biquíni Amarelo"; "Meu Bem"; "Eu Daria a Minha Vida"; "O Bom"; "Roda Gigante"; "Rua Augusta"; "Namoradinha de um Amigo Meu"; "Ternura"; "O Caderninho"; "Tijolinho"; "Feche os Olhos"; "A Festa do Bolinha"; "O Bom Rapaz" e "Menina Linda".