Infância e comunicação musical: associação importante no processo de aprendizagem

22 de novembro de 2018, 13h23, por Vanessa Vezenfati
Divulgação

Hoje comemoramos o Dia do músico! E nesta data é bom se lembrar da importância que ele tem em nossas vidas e principalmente na vida das crianças. Já parou para pensar?

A criança deve fazer música brincando, sendo essa a sua maneira de relação e descobrimento do mundo a sua volta.

Nesse período, a criança percebe os sons, aprende o gestual de uma canção, toca um instrumento, traduz movimentos rítmicos por meio do corpo, pesquisa, constrói e descobre novos sons e instrumentos. É na ludicidade do ateliê de música que a criança se relaciona com os sons manifestando e expressando sua afetividade.

Nas aulas de música são necessários vários materiais lúdicos e criativos que as tornem muito mais interessantes. Não basta apenas tocar a canção e cantar, mas atrelar estas situações com recursos visuais como bichos de pelúcia, fantoches, tecidos, brinquedos de madeira, bolas, bexigas e materiais recicláveis, com a finalidade de facilitar a sensibilidade e a criatividade pela aprendizagem.

O educador musical deve estar aberto na busca de novas metodologias que viabilizem as vivências na linguagem da música. Esse olhar de reflexão do professor sobre a sua experiência musical diária é ainda o melhor método para que suas aulas não se tornem cansativas e sem significado para a criança.

Dessa forma, a educação musical é uma proposta importante que justifica ser aplicada durante a fase da infância em que ocorre maior desenvolvimento psicológico, emocional e cognitivo. A música tem papel transformador no desenvolvimento infantil, integrada com as outras áreas do conhecimento.

Fonte: Gustavo Andrade Carluccio - Rede Marista de Colégios

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